quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Enfeite do Meu Ser

Peço licença para hoje mudar o foco dos posts do blog, e falar um pouco sobre a pessoa que me fez ter motivos para escrever aqui: meu marido, pai dos meus filhos tão especiais.

Há milhões de coisas que eu poderia falar a seu respeito, mas gostaria de, no momento, centrar-me no seu aspecto profissional.

No dia primeiro de dezembro, Samir recebeu na Câmara de Vereadores de Serrinha, um dos municípios onde trabalha, uma Moção de Aplausos.

Saí daqui de Salvador à 15 horas, num ônibus comercial (desses que param em cada esquina para pegar passageiros), já que o meu medo não permite que eu dirija em estradas, para poder acompanhá-lo na solenidade.

Até então, pensava que seria como tinha sido anteriormente em dois outros municípios, onde fora agraciado com Título de Cidadania da Municipalidade.

E, no frigir dos ovos, a ideia era, de fato, a mesma: homenageá-lo pelo compromisso e competência com que rotineiramente desempenha sua função.

Mas dessa vez teve um quê especial.

Antes da entrega da placa, representativa da homenagem, várias pessoas utilizaram-se do microfone para falar sobre meu maridinho: vereadores, prefeito, advogados, defensores etc.

Todos falavam do seu compromisso, da sua competência, da forma cordial com que trata as pessoas, da celeridade que imprimiu ao Juizado, da efetivação da justiça que restou assegurada naquele Juizado, após a sua chegada. 

Embora nada do que tenham falado fosse novidade para mim, me senti extremamente lisonjeada de perceber que as pessoas com que ele trabalha no dia a dia têm uma noção exata do que o trabalho representa na sua vida.

Ele, que todas as segundas feiras acorda às 4:30 da manhã, para ter certeza de que às 7:30hs já terá percorrido quase 200 km, para sentar-se a uma mesa de audiências, e que encontra em seu trabalho, além do meio de sobrevivência, um instrumento de efetivação de justiça e de construção de novas amizades, é sem dúvida merecedor de todos os sinceros elogios que recebeu naquela noite e da honrosa homenagem, que normalmente é concedida apenas àqueles que apresentam algum destaque na cidade.

E eu, como sua esposa, que quase não cabia em mim de tanto orgulho, não poderia deixar de registrar a imensa admiração que tenho por esse profissional-humano maravilhoso que é o pai dos meus filhos.

Que grande exemplo eles terão!




segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NOVIDADES

Nunca passei tanto tempo sem postar no blog.

Estava agoniada para atualizá-lo, tenho tantas novidades... Mas esses dias foram realmente muito corridos.

Estou de férias, fiz uma viagem para Gramado, logo depois outra para João Pessoa, e, na volta, a infeliz surpresa: a babá me deixou na mão! Sem dar a menor explicação, simplesmente sumiu.

O pior é que voltei da segunda viagem cheia de planos: terminar as compras de natal, separar fotos para revelar, montar fotolivros, arrumar coisas em casa (que só arrumo de férias em férias), ajudar uma grande amiga no batizado do seu filhote, postar no blog...

Fiquei meio desnorteada com a notícia. Mas, no fundo, até acho que foi melhor assim, ela já não era a pessoa que eu tinha contratado para cuidar da minha filhota.

Consegui um tempinho agora, com a casa em silêncio, para contar algumas novidades.

Sem dúvida, a maior de todas é a transformação da minha pequena numa Leti Tagarela.

Sim, é verdade!

Como eu tinha anunciado ao contar um pouco sobre Gramado, Leti deu uma guinada na sua forma de comunicação.

No mês passado, fiz um curso de comunicação alternativa, promovido pela fonoaudióloga da AACD de São Paulo, Adriana Peres, porque estava pensando em tentar uma metodologia diferente com minha pequerrucha, para estimular sua maneira de se comunicar.

Fiquei impressionada com as possibilidades que se abrem para as pessoas com dificuldade de oralização, com o uso da comunicação alternativa, e resolvi arriscar.

Até então, Leti chamava papai, Tati (da escola), Kis e Udi (babás), arriscava um "Pipe", completava umas musiquinhas, falava uma ou outra coisa, mas nada muito funcional.

Coincidentemente, no primeiro dia do curso, 20/11/10 (há exatamente um mês), numa festa de aniversário, ela pediu água. Explicadinho, letra por letra. Linda! E bebeu o copo cheinho. Estava, realmente, com sede! Não dá para explicar a felicidade que senti neste dia. Minha filha, pela primeira vez, estava conseguindo expressar o que queria, de maneira espontânea e articulada.

Comecei a fazer uma avaliação com uma nova fono, para iniciar o trabalho de comunicação alternativa. Mas, em virtude dos problemas de saúde que teve, acabamos adiando o início da terapia em si para janeiro, para conseguir manter a continuidade.

E eis que, neste intervalo, Leti resolveu desabrochar, como uma linda flor.

Em Gramado, percebeu o que conseguia se expressando através da palavra e resolveu dar uma incrementada no vocabulário. Com certeza, os verbetes voltados à gastronomia foram os seus favoritos. Lá começou a pedir coate (chocolate), cookie, pipoca, cuco (suco), além da água e do gagau, que já havia aprendido. E, a cada vez que pedia, todo mundo se derretia e atendia a seus pedidos, favorecendo o sobrepeso que veio como um presente das viagens.

Em João Pessoa, agregou o bo-o (bolo), o eal (cereal), a bida (comida) e a pinha (sopinha).

Além disso, passou a repetir mais facilmente palavras que falamos, e a nominar mais pessoas da família: babãe (finalmente!), bobó, bobô, titia, titio, Pepeu.

Também ampliou o repertório musical, as onomatopeias, e os nomes de alguns bichos, como macaco, pato, papo (sapo), poquinho (porquinho).

Em relação às músicas, várias vezes, canta um trechinho que sabe, para que completemos, sem que a iniciativa parta de nós.

Ela está linda! Ainda mais linda!

Como é bom perceber que ela está se comunicando de maneira funcional, que entende o que falamos, que dá resposta adequada a nossos comandos, e que consegue, do seu jeito, nos dizer o que quer, ainda que não tenhamos perguntado.

Papai Noel não poderia ter me dado um presente de natal melhor .

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FÉRIAS EM GRAMADO

Leti está 100% recuperada.

Lipe teve uma recaída e precisou prolongar o uso do antibiótico por mais 4 dias.

Eu tive uma conjuntivite, mas já estou bem.

E, nesse meio termo, viemos curtir o Natal Luz em Gramado.

Viemos quase em uma excursão: 13 pessoas, contando os dois pinguinhos, Leti e Biel.

Leti transborda felicidade! Depois de ficar uma semana praticamente sem sorrir, na época em que estava doentinha, agora esbanja sorrisos para quem quiser ver. Acho que é por nos ter por perto o tempo inteiro.

Voltou a ensaiar uns passinhos, está falante como um papagaio e curtindo todos os passeios.

Fiquei emocionada ontem, ao perceber seu interesse pelo espetáculo a Fábrica de Natal: ela olhava atentamente, vibrava, apaludia...

Lipe também está adorando, apesar de, vez por outra, dar uns ataques de rabugices (faz parte). Andou de Ferrari, desceu na tiroleza do Alpen Park três vezes, se deliciou com a massa da Cantina Pastaciutta, curtiu o Museu de Cera, do Automóvel, o Mundo a Vapor...

Estou realizada com a felicidade dos meus filhos.

Depois conto mais novidades, agora tenho que acordar a turma para nos prepararmos para irmos ao Nativitaten.


Aldeia do Papai Noel

Aldeia do Papai Noel

Avenida florida de Gramado

Gramado Zoo

Museu do Automóvel

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Amigo Secreto

Ontem Lipe recebeu seu presentinho do amigo secreto Sobrinhos Virtuais, promovido por Renata. E quem lhe tirou foi Nana, filha da própria Renata. Adorei!!!! Elas mandaram um cartãozinho muito delicado e um presentinho que Lipe, esportista nato, curtiu muito: uma cesta de basquete com uma bola.
Obrigada, Nana!





Leti já havia recebido seu presente de Lívia, e também curtiu bastante a lanterninha em forma de cachorro que ganhou (ela vive abrindo a boca dele para ver a luz). Obrigada, Lívia!



Já enviamos nossos presentinhos. Mas, no ápice da minha inexperiência, acabei cometendo uma gafe terrível: comprei no próprio site vinculado ao site do Amigo Secreto, e sequer pedi para enrolar para presente, nem enviei um cartão. Quando percebi, tá tinha concluído as compras. Arrasada!!!

Mas ficou a lição. No próximo ano (vai haver outro no próximo ano, não é, Rê?), darei um toque bem pessoal a nossos presentinhos.

Obrigada, Lívia e Nana! Desejamos um natal muito feliz e recheado de presentinhos. Beijo grande.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...