segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NOVIDADES

Nunca passei tanto tempo sem postar no blog.

Estava agoniada para atualizá-lo, tenho tantas novidades... Mas esses dias foram realmente muito corridos.

Estou de férias, fiz uma viagem para Gramado, logo depois outra para João Pessoa, e, na volta, a infeliz surpresa: a babá me deixou na mão! Sem dar a menor explicação, simplesmente sumiu.

O pior é que voltei da segunda viagem cheia de planos: terminar as compras de natal, separar fotos para revelar, montar fotolivros, arrumar coisas em casa (que só arrumo de férias em férias), ajudar uma grande amiga no batizado do seu filhote, postar no blog...

Fiquei meio desnorteada com a notícia. Mas, no fundo, até acho que foi melhor assim, ela já não era a pessoa que eu tinha contratado para cuidar da minha filhota.

Consegui um tempinho agora, com a casa em silêncio, para contar algumas novidades.

Sem dúvida, a maior de todas é a transformação da minha pequena numa Leti Tagarela.

Sim, é verdade!

Como eu tinha anunciado ao contar um pouco sobre Gramado, Leti deu uma guinada na sua forma de comunicação.

No mês passado, fiz um curso de comunicação alternativa, promovido pela fonoaudióloga da AACD de São Paulo, Adriana Peres, porque estava pensando em tentar uma metodologia diferente com minha pequerrucha, para estimular sua maneira de se comunicar.

Fiquei impressionada com as possibilidades que se abrem para as pessoas com dificuldade de oralização, com o uso da comunicação alternativa, e resolvi arriscar.

Até então, Leti chamava papai, Tati (da escola), Kis e Udi (babás), arriscava um "Pipe", completava umas musiquinhas, falava uma ou outra coisa, mas nada muito funcional.

Coincidentemente, no primeiro dia do curso, 20/11/10 (há exatamente um mês), numa festa de aniversário, ela pediu água. Explicadinho, letra por letra. Linda! E bebeu o copo cheinho. Estava, realmente, com sede! Não dá para explicar a felicidade que senti neste dia. Minha filha, pela primeira vez, estava conseguindo expressar o que queria, de maneira espontânea e articulada.

Comecei a fazer uma avaliação com uma nova fono, para iniciar o trabalho de comunicação alternativa. Mas, em virtude dos problemas de saúde que teve, acabamos adiando o início da terapia em si para janeiro, para conseguir manter a continuidade.

E eis que, neste intervalo, Leti resolveu desabrochar, como uma linda flor.

Em Gramado, percebeu o que conseguia se expressando através da palavra e resolveu dar uma incrementada no vocabulário. Com certeza, os verbetes voltados à gastronomia foram os seus favoritos. Lá começou a pedir coate (chocolate), cookie, pipoca, cuco (suco), além da água e do gagau, que já havia aprendido. E, a cada vez que pedia, todo mundo se derretia e atendia a seus pedidos, favorecendo o sobrepeso que veio como um presente das viagens.

Em João Pessoa, agregou o bo-o (bolo), o eal (cereal), a bida (comida) e a pinha (sopinha).

Além disso, passou a repetir mais facilmente palavras que falamos, e a nominar mais pessoas da família: babãe (finalmente!), bobó, bobô, titia, titio, Pepeu.

Também ampliou o repertório musical, as onomatopeias, e os nomes de alguns bichos, como macaco, pato, papo (sapo), poquinho (porquinho).

Em relação às músicas, várias vezes, canta um trechinho que sabe, para que completemos, sem que a iniciativa parta de nós.

Ela está linda! Ainda mais linda!

Como é bom perceber que ela está se comunicando de maneira funcional, que entende o que falamos, que dá resposta adequada a nossos comandos, e que consegue, do seu jeito, nos dizer o que quer, ainda que não tenhamos perguntado.

Papai Noel não poderia ter me dado um presente de natal melhor .

8 comentários:

Unknown disse...

Ai Jana, que liiinnnddaaa!!! Realmente não poderia haver presente melhor pra vocês neste Natal!! Que delícia!!! Quantas novidades maravilhosas!!! Amiga, fico tão feliz por vocês,por Leti, pois sei das milhares de coisas que vocês fazem diariamente para estimulá-la!! E o melhor dos estímulos sem dúvida é o amor que vocês transmitem pra ela a cada dia!! Que bom Jana!!!!

Um beijo querida!! Você fez falta no trabalho!!

Ivana

Gabriela disse...

Leti tá fofa demais mesmo, principalmente quando fala direitinho "MACAQUINHO", uma graça.
Ontem foi muito engraçado, ela chegou aqui e perguntei:
- Leti, quem sou eu?
Ela responde:
- Sou eu
(uma verdadeira papagaia)
Insisti e perguntei:
- Quem sou eu?
- Titia
Linda!!! Amo muito infinito.
As férias fizeram muito bem a nossa pequena, que está com um vocabulário muito amplo: Papai Oel, Natal, lobo mau, imita o macaco (a úú), ama "coate" (chocolate), canta diversas músicas, etc.
Assim dá mais vontade ainda de apertá-la e enchê-la de beijos!!!

Luciana disse...

Amiga,
Estou muito feliz por vcs. Posso imaginar como todos devem estar babando por aí.
Nossa pequena ainda nos trará muitas surpresas.
Que Deus proteja sempre sua linda família!
Já "tô" chegando aí.
Deixa estar que vou providenciar uns "coates" para nossa princesa!

bjs

samira disse...

PEPEU!!! ELA FALOU PEPEU MUUUUUUUUUUUITO LINDO!!!!!!! Fiquei tão emocionada!!!! Linda, com tantas novidades!

Mariana - viciados em colo disse...

Quando vi o título do post corri para ver o que era, pq eu sabia que seria algo animador relacionado a Leti! Estou realmente feliz pela Leti e por vc! Parabéns para as duas! Você tem razão: presente melhor não há! Feliz Natal!
Beijoca

Sheila Ferraz Chastinet disse...

Que maravilha, parabéns!!
Pedi tanto a Papai Noel este presente no meu Natal(meu filhe tem 3 anos e ainda não fala),mas n foi desta vez!Virá em breve se Deus quiser!
Chegou a usar alguma ferramenta do curso com sua filha?

Janaína Mascarenhas disse...

Não fiz nada específico com Leti, não, Sheila. A gente acaba assimilando algumas coisas da terapia, na maneira de se comunicar, de brincar, mas nada específico da comunicação alternativa. Acho que chegou o tempo dela.

Erika disse...

O coração da gente enche de alegria a cada palavra que ela consegue dizer,é maravilhoso e emocionante.
Uma vez eu perguntei a ela:
- Leti quer sopinha?
Ela prontamente gritou
- dÁ SOPINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
MUITO LINDA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...