quinta-feira, 7 de julho de 2011

Lar Vida

No dia 25/06, depois que deixamos Lipe no ponto de encontro da colônia de férias, fomos, eu e Samir, levar no Lar Vida as doações que recebemos no aniversário de Leti .

A instituição cuida apenas de crianças, adolescentese adultos com deficiência, e abriga atualmente, segundo Nanci, simpática senhora que nos atendeu, um total de 130 pessoas: entre bebês e adultos de até seus 30 anos, que chegaram crianças e acabaram ficando por lá.

Fui me preparando para uma realidade cruel, que era como haviam descrito a situação do lugar, mas não pudemos conhecer todas as suas instalações, porque estava no horário do almoço, e a ala das crianças, que dizem ser a mais crítica, estava indisponível para visitas.

Tivemos acesso apenas à area mais externa, onde estavam alguns adolescentes, que, prontamente, vieram ao nosso encontro, ajudar a descarregar o carro e trocar um minuto de prosa.

Ficavam todos o tempo inteiro no nosso lado, nos acompanhando, mostrando tudo, pegando a minha mão, me abraçando, numa situação de carência explícita. É tão triste... Por que por mais que a insituição se esforce - e eles têm uma estrutura legal, um espaço amplo, com parque, piscina, cavalos... - para dar um suporte terapêutico e de subsistência para aquelas pessoas, é difícil substituir o sentimento de família; o amor de pai, mãe, irmão; a sensação de proteção que temos ao lado de quem amamos.

Fiquei aquele dia inteiro meio introspectiva, pensando em como devemos valorizar a família que temos...


Resultado das doações:

- 53 pacotes de leite de 200g
- 30 latas de leite grande (1kg e 800g)
- 38 latas de leite ninho de 400g
- 20 latas de leite itambé de 400g
- 4 latas de leite elegê de 400g
- 1 lata de NAN 1
- 1 lata de Alfare
- 3 latas de ninho crescimento +1
- 1 lata de ninho crescimento +3
- 1 lata de ninho crescimento +5
- 16 latas de mucilon de 400g
- 42 pacotes de mucilon de 230g
- 6 pacotes de mucilon de 600g
- 1 lata de neston 3 cereais de 400g
- 3 pacotes de neston 3 cereais de 240g
- 5 latas de farinha láctea 400g
- 5 pacotes de farinha láctea 230g
- 3 pacotes de farinha láctea 200g
- 1 caixa de arrozina de 200g
- 6 caixas de mingau de milho/arroz de 200g
- 3 caixas de aveia de 250g
- 1 caixa de cremogem de 500g
- 1 caixa de cremogem de 200g

As fraldas, como vieram em diferentes apresentações (pacotes com quantidades variadas), contabilizei por unidades:

- bebê P - 48 unidades
- bebê M- 68 unidades
- bebê G - 508 unidades
- bebê XG - 1.534 unidades
- bebê XXG - 104 unidades
- geriátrica P - 10 unidades
- geriátrica M- 258 unidades
- geriátrica G- 55 unidades

quase a mala não fechava

ainda foi coisa no colo


4 comentários:

Mariana - viciados em colo disse...

vc é uma linda!
minha sogra tem uma relação próxima com o lar vida e eu nunca teria coragem de enfrentar esta realidade, que não é mais dura graças à iniciativa e ao esforço das diretoras. sofro só em saber...
beijoca

Unknown disse...

Janaina
Que gesto lindo!!! E quanta coisa vcs conseguiram arrecadar, que bom.
Li os posts sobre o aniversário da Leti e fiquei emocionada em várias partes.
PAssa no blog que tem selinho pra vcs. Beijos mil

Dany disse...

lindo Jana!

Perla Machado disse...

Que gesto Lindo !!! você tem que ter muito psicologico para descer na ala das crianças...eu como mãe, e acompanhando o Lar Vida em especial uma criança de cinco anos linda linda chamado João, estou decepcionada...JOão era gordo, lindo nutrido, e hoje esta prestes a morrer se ninguem fazer nada, como Ariel morreu a poucos dias...ele esta desnutrido, perdeu muito mais muito peso...ali onde ficam as crianças "graves" parace um campo de concentração...faltam profissionais técnicos, enfermeiras, médica pediatra, fonoaudiologa e mais cuidadoras... estou tao mal mas tao mal que nao consigo dormir de ter visto João do jeito que esta...ele falava e até deixou de falar pela fraqueza.. ele necessita de muito amor, de comida, alimentação adequada a cada 3 horas, inclusao social, e não de uma cirurgia gastro para alimentarem ele mais facil, mais rapido como fizeram com Ariel que logo após a cirurgia veio a falecer.. Se puder, ajude João..eu nao moro em Salvador, sou de SP, mas por tudo que é mais sagrado nessa vida, ajudem esse menino antes que seja tarde demais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...