domingo, 22 de janeiro de 2012

Evolução, dieta e tal e coisa

Desde que escrevi o último post, sobre Lipe, já vinha idealizando o seguinte, que contaria as novidades de fim de ano da minha princesa.

É impressionante, mas em todo final de ano Leti desponta com uma aceleração em seu processo de desenvolvimento que deixa toda a família extasiada de felicidade.

Neste não foi diferente!

E neste, em particular, acho que alguns fatores favoreceram esta guinada. Primeiro, a mudança para a casa da minha mãe; segundo, o início do trabalho com uma fono nova.

A mudança a deixou mais grudada em mim, já que dormimos todos os dias juntinhas, e estreitou os laços com os meus pais. A mudança para uma casa, com escadas, desníveis entre cômodos e obstáculos, favoreceu seu desenvolvimento motor.

E essa evolução é notória (é claro que conta com o respaldo da excelente fisiotrerapeuta que a acompanha). Ela passa alguns obstáculos sem se segurar, supera os desníveis, sobe em sofás (emocionante! ela não fazia isso ainda...), e o melhor, sobe uma escadinha de 4 degraus, apoiando-se com as duas mãos no mesmo corrimão, sozinha. Pode parecer pouco, mas, para fim, foi uma evolução extremamente significativa!

O início do trabalho com a nova fono, há um mês, também foi um marco relevante. Não que o trabalho seja mágico e já apresente grandes resultados (embora eu acredite piamente que estes serão obtidos em breve). Mas o efeito em mim da mudança foi sensivelmente importante. E acho, sem falsa modéstia, que os resultados que obtivemos neste curto espaço de tempo, decorreram da minha conscientização sobre a necessidade da consistência nas abordagens com a minha pequena.

Ela já come sua banana de garfo (não o usava até então), pega água sozinha no bebedouro da casa da vovó, liga o liquidificador para fazer sua vitamina, ajuda a tirar a sua roupa antes do banho, tira meias e sapatos sozinha, fala frases com mais de cinco palavras, começa a ter noção de sequência de fatos (temos usado muito com a ela a expressão 'primeiro isso, depois aquilo', e ela compreende e espera), reconhece vogais e números de 1 a 10, reconhece cerca de 10 cores, pega melhor o lápis para desenhar, começa a fazer tranferência de líquidos em copos, começa a se interessar por quebra cabeças, escolhe, decididamente, que livros quer ver e que dvd quer assistir, diz (no contexto adequado) quando quer dormir, quando é colocada numa situação de escolher entre duas coisas, faz sua opção conscientemente...

Continua na estereotipia salivar que mencionei anteriormente, e parece que piora a cada dia. Em compensação, diminuiu as outras.

Continua ecolálica, mas tem conseguido aproveitar o que ouve, principamente em músicas, para favorecer sua comunicação.

Temos trabalhado sua motricidade fina com umas atividades com velcro que a fono preparou. Agora ela pediu para trabalharmos atividades artísticas com adesivos, pedindo-a que os cole em um espaço delimitado. Sugeriu também trabalharmos os livrinhos que ela gosta, associando as informações extraídas deles a outras extraídas de revistas, e fazendo colagens.

Ela tem orientado também a forma de alimentá-la, de modo a conter sua ansiedade e suas estereotipias.

Tão engraçado como ela assimila as coisas rápido. Temos colocado a comida aos poucos em seu prato, porque assim ela não consegue encher a colher. No segundo dia, ao perceber o prato esvaziando, ela já reivindicou: - a panela (porque sabia que o restante estava lá).

Ela está muito mais falante, andante, perspicaz, amorosa, e esperta!

Seu vocabulário está super extenso, incluindo substantivos, verbos e alguns conectivos.

Começamos a usar o penico, como uma preparação para o desfralde. Todos os dias, sua rotina inclui: alimentação principal (café, almoço e janta), penico e banho. A ideia era familiarizá-la com seus excrementos, já que a sensação que eu tinha era que ela não sabia o que era, e não percebia, seu xixi e seu cocô. Optei por não tentar o desfralde imediatamente, pelo fato de estarmos passando por uma fase de transição, fora do seu habitat. Mas acho que o exercício tem valido à pena. Antes, quando ela olhava para sua fralda de cocô, dizia que era chocolate (imagina o perigo!). Hoje, quando acaba sua refeição, já diz que quer fazer xixi. Nem sempre faz, é verdade. Precisa coincidir com a hora em que esteja com vontade. Mas, quando está, sempre deixa seu "bônus" no peniquinho.

Tem respondido bem às limitações da dieta. Estamos fazendo há quase dois meses e não tem sido sacrifício nenhum para ela. Ainda não estou vendo resultados, mas, de antemão, já sabia que os resultados não seriam imediatos, e que precisaríamos de alguns meses para percebê-los. Estabeleci um prazo de 6 meses e vou segui-lo à risca.

Ontem foi parar na emergência, porque vinha tendo um episódio de febre por dia, há uma semana, sem qualquer causa aparente que justificasse. Coletamos sangue, urina e fizemos raio X. O exame de sangue indicou uma infecção, mas nem o exame clínico, nem os demais, permitiram esclarecer de onde ela vinha. A médica prescreveu um antibiótico (clavulin) e pediu para observarmos. Se continuasse com febre depois de 48h da introdução do antibiótico, orientou que procurássemos um infectologista. Hoje já não teve febre. Graças a Deus!

Bem, era isso que eu queria compartilhar.

Um comentário:

aprendendoasermae disse...

Jana primeiro quero dizer que tenho muito orgulho da mãe que vcé com seus filhos (principalmente com Leti)cada post seu revela sua dedicação e amor que faz vc uma mãe especial.
Estou feliz pela evolução de Leticia e com estimulos adequados tudo vai tomando o seu lugar.
Quero tambem te desejar um otimo e tranquilo parto e que Mateus venha com muita saúde.
Grande beijo para familia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...