terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Encontro com a Fé

No dia 23 de setembro, Lipe recebeu seu segundo sacramento, a Primeira Comunhão.
 
Desde que ele começou a estudar nesta escola, que é religiosa, já sabia que na 4a. série faria a Primeira Eucaristia. E isso era algo que não se encontrava passível de negociação.
 
A rigidez no trato da matéria, para quem não sabe, tem um motivo. Eu, apesar de ter estudado todo o ensino fundamental e médio em escola religiosa, por opção, não fiz a primeira eucaristia. Opção que minha mãe me deu e eu, pela comodidade (e imaturidade) de não querer ir para a escola estudar aos sábados, acolhi.
 
E me arrependi.
 
Me arrependi um pouco depois, quando soube que não poderia ser crismada e, assim, escolher como madrinha minha tão amada tia Sônia, que é como uma segunda mãe para mim.
 
Me arrependi muitos anos depois, ao fazer um movimento de retorno à igreja (desde a saída da escola), numa tentativa resgate da prática cristã, quando me deparei com a certeza de ter uma filha especial.
 
Engraçado como é comum essa tentativa de resgate da fé em momentos de grandes mudanças em nossas vidas... 
 
Naquele momento, senti não ter dado continuidade à prática cristã que a escola fomentava, e não poder participar dos momentos de comunhão da missa, que me fazia tão bem.
 
Sei que poderia ter feito a Primeira Eucaristia depois, numa paróquia, caso isso fosse prioridade para mim. Mas têm coisas que, quando não acontecem no tempo certo, ficam difíceis de acontecer depois (como dirigir e andar de bicicleta)... E isso, provavelmente, não deve acontecer mais...
 
Para evitar um arrependimento posterior do meu filhote (que já não aprendeu a andar de bicicleta no tempo certo), fui impositiva quanto à primeira comunhão. E ele não ficou contrariado com isso. Do jeito que é acomodado, certamente, teria optado por não fazer para não ter que ir à escola aos sábados, mas nunca reclamou para ir, nem para estudar a bíblia, nem para fazer suas atividades... Seu processo de catequese foi muito tranquilo e proveitoso!
 
E a prova disso, e que acalentou meu coração, foi sua iniciativa no dia seguinte à primeira comunhão, de me pedir para levá-lo à escola (ele vai de transporte escolar e chega em cima da hora da aula) porque ele queria assistir à missa das crianças celebrada pelo padre Léo, antes da hora da aula, na capela.
 
Confesso que estava exausta, com a noite mal dormida, mas não podia lhe dizer não. Fomos os 3 juntos à escola: eu, ele e Mateus. E fomos brindados com um início de dia - e de semana - mais leve. (detalhe: Mateus roubou a cena, rindo para todos e participando, com seu bebezês, da celebração da missa).
 
Na sexta, novamente me pediu para levá-lo. Desta vez, fomos só nós dois. E a missa foi ainda mais bonita, com um convite do padre para que as crianças pudessem participar da interpretação do evangelho do dia. Ao final, a professora que foi sua catequista, ressaltou a felicidade de ver tantas crianças que haviam feito a primeira comunhão participando, espontaneamente, da missa.
 
Me vi tomada pela sensação de ter feito a coisa certa.
 
Para completar, dei-lhe de presente uma bíblia para jovens, e retomamos um hábito que tínhamos no apê antigo (e que acabou quando terminamos a leitura da bíblia para as crianças), de lermos juntos antes de dormir.
 
Estes momentos têm sido muito gostosos e, além de lermos a bíblia e refletirmos sobre a leitura do dia, temos aproveitado para conversar sobre amenidades que, às vezes, não temos oportunidade de compartilhar durante o dia.
 
Espero que esse seu espontâneo encontro com a fé seja permanente e procurarei ser um agente fomentador desta vivência cristã, que só nos faz bem.
 
 
 

3 comentários:

newtonrodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
newtonrodrigues disse...

Muito lindo e verdadeiro seu relato Jana, e veio em boa hora, pois estamos tendo dificuldades de dialogar com João Pedro sobre este assunto, e ele, por comodidade, também não quer realizar a catequese, porém também fomos aqui impositivos e sem negociação. Agora após ler seu relato tenho certeza que estamos no caminho certo, mesmo não abrindo para discussão, o que me aflige bastante.

Parabéns

Vaneska disse...

Achei lindo a sua confissão;
Achei lindo a iniciativa de Lipe e como ele está amadurecendo lindamente;
Achei lindo Lipe ter essa mãe dedicada e cheia de amor e devoção pelos filhos;
Achei lindo ter uma amiga-mãe tão dedicada que é um grande exemplo;
Achei lindo e pronto! hahahahaha
Beijos muitos,
Van.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...