quinta-feira, 18 de abril de 2013

Alternativas para Brincar com Prazer

Como eu havia dito aqui, a pedagoga que está nos acompanhando pediu que eu listasse atividades que despertam o interesse de Leti para que ela começasse a pensar em sugestões de aplicativos para fomentar o aprendizado da minha pequena.

Confesso que pensei que faria a tal lista em cinco minutos, por acreditar que pouca coisa teria a indicar.

Mas, qual não foi a minha adorável surpresa, ao perceber a lista crescer, e ao constatar quantas possibilidades tenho para brincar com minha pequena, com coisas que lhe dão prazer.

Resolvi copiar a lista que lhe enviei aqui no blog, para guardar para efeito de comparação no futuro.


1. Livros de histórias - além de conhecer o amplo acervo que compõe a sua biblioteca particular, e escolher o que quer ler de acordo com seu interesse, conhece o texto dos livros que mais lemos para ela.

Gosta dos clássicos, dos de Ruth Rocha que estão no CD Mil Pássaros pelo céu, dos do Peixonauta, de vários que pertenceram ao irmão mais velho, entre tantos outros.

À noite, sempre contamos histórias para ela dormir, e com  uma versão específica.

Na minha dos 3 porquinhos, os porquinhos são ela e os dois irmãos. E o lobo, no final, vira sopa (que ela adora!) de lobo.

Na da chapeuzinho vermelho, a chapeuzinho faz um bolo para levar para a vovó. Vai no pomar colher maçã, separa os ingredientes (que ela enumera), coloca no liquidificador ou batedeira (de acordo com a sua opção), coloca na assadeira, leva ao forno e espera ficar pronto para levar para vovó. Ao final, chapeuzinho, vovó e o caçador sentam-se para comer o bolo.

O papai conta uma história do Peixonauta que é adaptada ao seu interesse do momento mas que, sempre, conta com um grande show do Grupo Canela Fina (que ela ama!) no meio.

O interessante é que, a depender de quem a coloca para dormir, ela já pede a história que a pessoa costuma contar.

2. Música. Conhece e canta inúmeras. Cantigas de roda, Palavra Cantada, Grupo Canela Fina, Adriana Partimpim, Toquinho, Xuxa, Galinha Pintadinha, Patati Patatá, Pequeno Cidadão, dentre tantos outros... Gosta de algumas menos infantis, como Gentileza de Marisa Monte e Um Anjo do Céu de Mascavo. Decora letras de música super fácil e canta, do seu jeito, até musiquinhas em inglês e francês.

3. Comida. Esta é sua maior paixão. Se deixarmos, come o dia todo. Gosta muito de doces (que limitamos por conta da sua obesidade), e das refeiçoes (almoço e sopa). Come bem verduras (menos folhas) e tudo mais. Não gosta muito de frutas (apenas banana, mamão e melancia), biscoitos salgados e salgadinhos de festa, pães, frios. Como parece não ter sensação de saciedade, somos nós que estamos sempre limitando tudo o que come.

4. Natação. Começou a natação há apenas um mês, mas seu progresso é notado por todos a sua volta. Antes, na piscina, ficava tensa, segurando quem a carregava pelo pescoço, sem afrouxar um centimetro. Agora fui alertada pelo professor para não deixá-la só na piscina porque ela está pulando sem ninguém. Adora mergulhar.

5. Praia. Adora brincar na areia, mas nem sempre curte o banho de mar.

6. Brincar com instrumentos musicais.

7. Fazer, junto comigo, algumas receitinhas, como, cupcake de limão, bolo de chocolate, mousse de morango... Às vezes vamos ao mercado comprar os ingredientes, e fazemos toda a receita juntas (ela tem batedeira e liquidificador de brinquedo que funcionam de verdade - sugestão de aquisição para a loja).

8. Fazer piquenique em espaços públicos (zôo, Pituaçú, Praça Ana Lúcia Magalhães...)

9. Brincadeiras corporais como: atirei o pau no gato, maria cadeira, a canoa virou e, agora, pirulito que bate bate.

10. Brincar com fantoches. Acompanha, presta atenção, interage, embarca na brincadeira...

11. Massinha de modelar. Mas brinca de uma maneira nada funcional, muito sensorial, espalhando massinha pela mesa e pelo corpo.

12. Adora festa de aniversário. Mas tenho reavaliado se devo levá-la ou não, porque ela fica o tempo todo querendo comer docinhos e não se dá oportunidade para se divertir.

13. Gosta muito de teatro e espetáculos musicais.

14. Brincar em balanço.

15. Dar cambalhotas.

16. Assistir TV: peixonauta, pocoyo (os preferidos), além de pucca, backyardigans, e dvds infantis dos mais diversos (mas tem horários restritos para essas atividades).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...