quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Compreendendo sentimentos

Leti ultimamente só quer saber de assistir Monstros SA. Sabe as falas de cor, fica atenta, ri, comenta...

Ontem, nos brindou com um, aliás, dois comentários que me encheram de felicidade.

Numa passagem do filme, Célia, a namorada do Mike, o abordava para reclamar do incidente ocorrido no dia anterior, no restaurante, quando comemoravam o seu aniversário. Ela estava visivelmente furiosa!

Leti, observando a cena, comentou: - tá zangada!

Pouco tempo depois, diante da cena em que Sulley, desolado, caminhava pela fábrica com uma caixa de lixo compactado, achando que a garotinha Bú tinha sido estraçalhada junto com o lixo, ela me solta um: - tá tiste!

Quase tive um enfarto! (rs)

No ano passado, quando na escola trataram da história da Branca de Neve e os Sete Anões, aproveitei para tentar falar de sentimentos com a minha pequena que ainda opera muito no concreto.

E comecei justamente com o zangado, o triste e o feliz! Tentava mostrar, em momentos do nosso dia a dia quando estávamos tomados por estes sentimentos. Mas, na maior parte das vezes ela usava o zangado como sinônimo de triste, não conseguindo diferenciá-los. E não contextualizava direito. Nos machucava de alguma maneira e falava "zangado, tiste", como se esperasse de nós essa reação, depois do que dava risada.

Perceber ontem ela usando os dois sentimentos no contexto adequado foi emocionante!

E melhor que isso é perceber que, diariamente, ela tem dado mostras de compreender mais o mundo ao seu redor e seus sentimentos em relação a este mundo.

Já faz algum tempo que ela usa as expressões "êba!", quando está feliz com alguma coisa, e "ô ow", com entonações bem distintas, quando, por exemplo, se machuca acidental ou propositadamente.

E enquanto ela vai identificando que os personagens do seu desenho favorito estão tristes ou zangados, a mamãe aqui fica como o casal abaixo, também do seu desenho preferido: cada vez mais apaixonada!



3 comentários:

Anônimo disse...

Leti é linda!

Sheilla Amorim A Mascarenhas disse...

Maravilha!

aprendendoasermae disse...

E bem legal vê essa evolução de Leti e que cada vez mais tenha post iguais a esse.Um grande beijo na família.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...