quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Notícias do Desfralde (ou seria, a novela do desfralde?)

Quem acompanha a nossa vida, sabe como estamos felizes com a boa fase pela qual Leti está passando. Ela está mais organizada sensorialmente, mais comunicativa, mais esperta, mais feliz! E isso me revigora, me enche de energia.

Mas havia um ponto fora da curva! Seu controle esfincteriano tinha piorado consideravelmente, discrepando da fase de evoluções pela qual minha pequena vinha (e vem) passando.

O xixi na roupa havia virado regra e, cada vez menos, ela nos brindava com o xixi no vaso ou no penico. Eu estava ficando estressadíssima com a situação que, além de estar recorrente em casa, se estendia para a escola, a Ciranda e os locais públicos e privados que frequentamos.

Dei um passo para trás e voltei a deixá-la de fralda para ir à maioria dos lugares. Mas estava muito incomodada com isso.

Até que, para incluir escola, Ciranda* e família no resgate das habilidades que ela já havia conquistado, resolvi manter um controle mais próximo da sua rotina urinária por algum tempo.

Fiz uma tabelinha para poder registrar os horários em que fazia xixi na roupa, o tempo que ficava de fralda, as ocasiões em que, pedindo ou não, fazia seu xixi no lugar certo, o tempo que ficava sentada para fazer o xixi...

Queria descobrir se havia algum padrão em sua rotina, para poder ajudá-la levando-a, em horários mais adequados, ao banheiro.

A tabelinha era preenchida em casa, e enviada para a Ciranda e para a escola durante a semana.

Acredito que, o compromisso de preencher os dados acabou implicando mais todo mundo neste processo, que funcionou muito bem.

Passadas duas semanas, a evolução é gritante!!!

Hoje, raramente (muito raramente mesmo!), Leti tem feito xixi na roupa. Normalmente, pela manhã, faz xixi duas vezes (em casa ou na Ciranda), na escola, duas ou três vezes, e, à noite, em casa, também duas vezes, separadas pelo intervalo médio de uma hora. E os horários em que vai ao banheiro são quase sempre os mesmos.

Ainda não tem pedido para ir ao vaso, precisamos levá-la ao banheiro nos horários padrões para garantir a manutenção do seu controle esfincteriano, mas sinto que, em alguns momentos, ela segura o xixi para fazer na hora que levamos (porque, assim que  se senta, faz logo um xixizão rs) e isso já é um grande progresso.

Estou feliz e otimista em relação aos próximos capítulos dessa novela chamada desfralde, que começou há um ano atrás...




* Ciranda é o nome da clínica onde ela tem feito um trabalho de terapia de grupo.

Um comentário:

newtonrodrigues disse...

Parabéns por mais uma vitória! vocês merecem. Dá um beijão na Leti e diz que tio Newton tá orgulhos do avanço.

Abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...