terça-feira, 19 de novembro de 2013

Por que as crianças gostam tanto de Peppa...

Imagem daqui


Peppa é um sucesso por aqui! Mateus que pouco fala, aponta para a TV, fala nitidamente "Peppa" e ainda faz um "oinc" engraçadíssimo e inimitável!

Leti, à noite, quando chega cansada da escola, depois da janta-penico-banho, logo pede para assistir Peppa na televisão.

E, para completar, Lipe, o irmão grande, que se encontra em outra fase da vida, por muitas vezes larga tudo o que está fazendo para se deitar ao lado dos irmãos e assistir uns episódios de Peppa.

Mas o que a Peppa tem de tão encantador?

O desenho é muito singelo, sem grandes efeitos, de traços simples, e retrata o cotidiano de uma família de porquinhos, sob a ótica dos filhos, Peppa e George.

O papai se chama Papai Pig, a mamãe, Mamãe Pig, a vovó e o vovô, da mesma forma, Vovó e Vovô Pig. Só a Peppa, o George e seus amiguinhos têm nomes.

No desenho da Peppa, sua família está sempre junta! Eles se divertem cozinhando juntos, saindo para um piquenique, procurando o brinquedo perdido do George, cortando a grama do jardim, aprendendo a andar de bicicleta, organizando uma festa surpresa para a mamãe, tentando montar um armário novo para guardar os brinquedos, visitando amiguinhos que vivem num lugar diferente... Não há espaço para aventuras mirabolantes neste desenho.

A Peppa e o George dormem no mesmo quarto e, quando o papai e a mamãe resolvem sair juntos sozinhos (porque eles também não se descuidam do casamento), os pequenos ficam sob os cuidados da vovó e do vovô, sempre muito divertidos.

Eles também têm oportunidade de viver os seus conflitos, suas dúvidas, seus medos, mas é sempre na família que encontram o suporte para transpor todas as barreiras.

Acho que as crianças gostam tanto da Peppa porque a Peppa tem a vida que elas, mesmo sem saber, gostariam de ter: uma vida simples, que celebra as pequenas preciosidades do cotidiano, que valoriza a família e as amizades, e que não perde tempo com o que não é essencial para a infância.

E, aproveitando este meu momento filosofia-Peppa, depois de me deparar com o outdoor abaixo, que divulga uma escola de educação infantil, o questionamento que fica é: o que realmente é essencial para a infância dos meus filhos?



5 comentários:

Lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elma disse...

Amei o texto que você escreveu.. Família é tudo na vida de uma pessoa!! Parabéns pelo texto!!

Carlos Feitoza disse...

Prezada Janaína, foi o melhor texto que li até agora sobre a Peppa. Concordo com você em tudo. Só faltou uma coisa: os papais também gostam da Peppa. Eu amo assistir ao desenho. Apesar de algumas coisas serem surreais (como no momento em que a Peppa apaga todo o trabalho da mamãe feito no computador e a mamãe ri), há muita coisa real, do convívio natural dos seres humanos, como por exemplo a competição infantil entre o vovô pig e e o vovô cão. É assim mesmo que acontece e é divertido para os pais. Quando minha filha nasceu, eu fiquei bastante preocupado com os conteúdos dos desenhos que temos atualmente. Mas fui descobrindo Galinha Pintadinha, Peppa e vi que há desenhos excelentes. Além de ser um desenho fantástico, é didático e ensina. Bom, espero que seja muito feliz!

daphnne gomes disse...

Falou tudo, é um momento que eu sento com minhas filhas e dou muita risada ❤️

Paty Alves disse...

Nas minhas andanças pela net acabei caindo no seu blog e confesso que gostei muito. Aqui em casa também gostamos da Peppa, mas minha filha de 4 anos percebeu que eles passam muito tempo com os pais, realidade pouco vivida, pois a maioria de pais e mães precisam ir a luta pra garantir o sustento dos seus filhos. Realmente seria maravilhoso se pudéssemos estar com eles o tempo todo como no filme.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...