segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Adaptação - Segundo Estágio

Hoje se iniciou um novo estágio do processo de adaptação para todos nós. Hoje Samir, depois de conseguir ficar dois meses full time conosco, voltou ao trabalho no interior.

Já imaginávamos que Leti sentiria o afastamento, já que andava num grude só com o papai, só não pensei que a reação fosse tão imediata.

Ontem mesmo eu comentava com Samir como Leti estava brilhando com o controle dos esfíncteres. Na escola, na Ciranda, nos passeios... Nunca mais tinha havido um deslize.

E hoje, no primeiro dia do retorno ao trabalho, ela fez xixi na roupa na escola. E no carro, voltando da Ciranda. E cochilou na sala de aula. E chorou ao acordar.

Não tenho a menor dúvida que é reflexo do afastamento!

Já vínhamos conversando com ela sobre este retorno. Hoje, depois do ocorrido, disse que entendia que estava com saudade, que eu também estava com muita saudade, mas que na quinta ele voltaria e ficaria todo o carnaval conosco. Pedi que ele ligasse para falar com ela e ela ficou excitadíssima!

Na quarta, conversarei com sua psicóloga a respeito porque estou perdida, sem saber como agir.


Em relação a Mateus, hoje foi dia de um pouco mais de autonomia.

Como sua aula começa depois da de Leti, ele, nas condições normais, ficará esperando sua professora numa salinha de espera, onde tem à sua disposição brinquedos, livros e dvd´s.

Neste período de adaptação, podemos ficar com os pequenos em qualquer lugar da escola enquanto esperamos, mas, para ele já ir se acostumando à rotina, preferi ficar esperando na salinha, junto com ele. 

Quando a professora chegou, me sinalizou que pretendia levá-lo sozinha à sala. E ele foi!

O tempo de permanência na escola tem aumentado gradativamente, de 30 em 30 minutos, até ficarem o turno completo.

Hoje terminaria às 10:30h (e eu fiquei de plantão o tempo todo na escola).

Mateus me procurou por duas vezes, já perto do horário da saída, mas, de modo geral, ficou bem na sala e voltou feliz.


Eu também iniciei meu processo de adaptação hoje.

É a primeira vez que os três estudam pela manhã e, a partir de agora, estarei sozinha, para preparar café da manhã dos três, dar banho e arrumar os pequenos e conseguir sair de casa cedo, por conta da dificuldade de estacionamento, para chegar na hora certa.

Hoje deu tudo certo!

Meu primogênito foi acordado na hora certa e saiu bem alimentado para pegar sua carona e os pequenos saíram lindos, cheirosos e de bucho cheio para a pontual chegada na escola.

A logística funcionou. Com um pouco mais de sacrifício, é verdade. Mas senti falta da presença, da companhia e do apoio do maridão que, mais uma vez, dentro de 10 anos de carreira profissional, precisou levantar-se às 4 da madrugada, deixar toda a cria dormindo, e pegar a estrada para mais uma semana de trabalho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...