domingo, 16 de janeiro de 2011

Floresta em Casa

A tagarelice de Leti das férias trouxe uma compensação negativa: ela parou de se locomover em pé, apoiada nos móveis e paredes, como estava fazendo com desenvoltura, e perdeu um pouco o interesse pelo brincar (isso será tema de um post específico).

Eu andava muito preocupada com esse retrocesso. Nesta última semana, ela retomou suas atividades e, conversando com sua TO (terapeuta ocupacional), ela me dizia que era comum um pseudo retrocesso em algum aspecto do desenvolvimento, quando um outro experimentava uma evolução acentuada.

Na quinta feira, a levamos à equoterapia. A neuro tinha recomendado, para melhorar seu equilíbrio, tínhamos feito a avaliação e uma aula experimental em novembro, íamos iniciar as sessões logo em seguida, mas ela ficou doentinha na segunda quinzena de novembro, logo depois fizemos duas viagens, aí veio o natal, o reveillón, então achamos melhor retomarmos só quando pudéssemos manter uma continuidade.

E assim foi. No dia 13/01/11, fomos à sessão, e conforme eu já esperava, ela amou. Ficou empolgadíssima com o cavalo, se manteve linda durante a montaria e fez feliz os quatro expectadores que te assistiam de longe: mamãe, papai, tio Júnior e tia Katy.


Olha a elegância montando o cavalo.

No dia seguinte, sexta feira, saímos cedo de casa, para retomar também suas sessões de fisioterapia (em Feira de Santana), suspensas por quase dois meses.

Depois de relatar minhas queixas a sua atenciosa fisioterapeuta, ela tentou me confortar, dizendo que talvez o "retrocesso" de Leti fosse decorrência da sua evolução no campo cognitivo, que faz com que ela agora tenha mais noção de perigo e, consequentemente, se mostre mais cautelosa.

Ela sugeriu que estimulássemos atividades que demandem uma extensão de tronco e membros superiores, para melhorar seu equilíbrio (como, por exemplo, colocar objetos mais altos para que ela tenha que se esticar para pegar).

A esta altura você talvez esteja se perguntando, por que o título desse post é Floresta em Casa?

Pois é. Passeando pelo shopping ontem à noite, encontrei uns adesivos decorativos e resolvi comprar duas cartelas, para fazer uma experiência.

Assim que chegamos em casa, aproveitamos que ela estava acordada, e fomos decorar (parte d) a casa com os adesivos que tínhamos trazido do shopping: adesivos de macacos, zebra, girafa, borboletas, coelho, além de galhos de árvores e flores. Uma verdadeira floresta! Colei no quarto dela, no meu e no corredor (visível por toda a sala), a uma altura que exigisse dela a postura de pé.

Parece mentira, mas, depois de uma pequena resistência, ainda no mesmo dia, ela voltou a buscar a postura de pé, para curtir a florestinha que montamos em casa. Valeu à pena a inusitada decoração que propusemos à nossa casa. Tudo pela evolução da nossa princesa!





E, para fechar com chave de ouro, confesso que resolvemos aproveitar o interesse de Leti pela comida, para estimular sua marcha.

Eis aqui o resultado.


No início da semana, a TO de Leti me dizia, mas eu andava meio incrédula: "está tudo guardado aí dentro, Jana, daqui a pouco ela volta a fazer tudo de novo".

Não é que ela estava certa?

15 comentários:

Unknown disse...

Primaaaa,
Seu talento de mãe traz como recompensa essa estrela que tem em casa: leti!! Amo vocês

Sheila Ferraz Chastinet disse...

Eu de novo!rs
Onde esta fazendo Equoterapia, estou procurando para meu filho.
bj

Janaína Mascarenhas disse...

No Parque de Exposições, com Cristina. Os contatos são: 99635862 e 32850770.

Mariana - viciados em colo disse...

jana,
fico impressionada com a sua perspicácia... não sei se eu teria estas ideias...
beijoca

ah, o lance das fotos, juro: foi totalmente sem querer... quando vi, fiquei impressionada com a semelhança...

Sheila Ferraz Chastinet disse...

Obrigada Janaina!Ela é TO OU Fisio?bj

Janaína Mascarenhas disse...

Ela é fisio, Sheila.

Tatiane Zago disse...

Olá, Deus abençõe vc pela dedicação, tambem tenho uma filha especial , mas ela teve o diagnostico de PW semana passada, pode ter certeza que tudo acontece no seu tempo, quando Deus permitir as coisas se esclarecem !!!! www.princessmariaeduard.blogspotcom, esse é o blog da minha princesa

Unknown disse...

jana,
Eu sempre falei que tinha mãe igual a mim mas não melhor. Mas com você eu não posso falar assim.
Parabéns pela criatividade, Que Deus continue te dando sabedoria para cuidar dessa pequena princesinha LINDA!

samira disse...

Delicia!!! Dinda tb quer ver vc andante, boneca!!!! Vou ensinar Pepeu dar biscoito no alto agora!!! Linda!!!!!!!

Carolina disse...

Jana, minha amiga muito amada, fazia um tempo que eu não via o seu blog, mas hj fique na frente do computador me deliciando!!! Cada dia que passa me surpreendo mais com a nossa princesa. Que danadinha, hein, tudo por uma banana! Imagine se fosse um "boinho" de "chocoate", acho que andaria a casa toda!!! Amo muito vcs! Um beijo bem grande.

Erika disse...

Tenho certeza que agora só teremos ganhos com a nossa princesa,ela está cada dia mais esperta e engraçada, isso tudo é resposta do cuidados e amor oferecido da nossa querida amiga janaina que com certeza é um exemplo de mãe a ser seguido.
te amo ammiga
e dá boinho a leti quando ela pedi viu? rsrsrsrsrs

Luiza Coelho disse...

oiiiiiiiiiii. Quanto tempo e quantas novidades li aqui... que legal que você aproveitou muito, viajou muito, curtiu! Adorei ler os posts principalmente o do cinema... Lu tem 11 anos e não fica com óculos de jeito nenhum. Tô querendo levar ele nesse file que você viu mas estava meio desanimada e vc me animou!
Adorei a idéia dos adesivos... tô sua fã. Você é pro ativa como eu, põe a mão na massa! Parabéns!
beijos e beijos felizes com as news

Janaína Mascarenhas disse...

Obrigada, Luíza!

Unknown disse...

Linda,,linda,,,os bracinhos esticados é lindo,,,busando equilibrio,,,rss linda!

Mari disse...

Jana querida,
fiquei emocionada ao ver o progresso de Lati, depois de tanto tempo sem ver vcs não imaginava o que estava acontecendo... vc é uma verdadeira mãe guerreira... lhe admiro muito. Agora que estou aqui em Salvador, qualquer dia desses irei lhe fazer uma visiinha.
beijo nessas crianças lindas
bjo grande pra vc

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...