segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aventuras pela madrugada

Esses dias eu me lembrava do que uma das terapeutas de Leti me dizia, ao tentar explicar a importância de cada uma das terapias em sua vida.

Sinteticamente, dizia: a fisio vai ajudá-la a andar, a fono vai ajudá-la a falar e a TO vai instigar seu desejo para querer ir a algum lugar ou para querer se comunicar.

Às vezes, é difícil entender a importância do trabalho da TO ao vê-la passar uma hora brincando com nosso filho, quase como fazemos em casa. Ora, isso podemos fazer em casa!

Mas por trás da despretensiosa brincadeira há um respaldo teórico que direciona a atividade para as habilidades que se busca fomentar naquela criança. Pelo menos é assim que eu vejo.

E por que estou falando disso?

Nas últimas duas semanas, Leti, invariavelmente, tem acordado de madrugada, descido da cama, e aprontado das suas.

No primeiro dia fiquei em êxtase! Estava monitorando-a pela babá eletrônica e quando percebi, através da câmera, que ela não estava mais na cama, saí desesperada, achando que havia caído.

Para minha feliz surpresa, encontrei-a já no meio da sala, andando em minha direção e pedindo seu "gagau".

Compartilhei minha felicidade com os amigos no facebook e, dias depois, ao ligar para uma amiga (que vejo pouco, apesar de ser muito querida), e que acompanhou os comentários no face, para desejar-lhe feliz aniversáio, fui surpreendida com a seguinte pergunta: - Jana, ela já não estava andando da última vez que nos vimos?

Sim! Estava! A comemoração não foi pelo andar, nem pelo falar (meu gagau, meu gagau), mas por algo muito maior, que talvez passasse desapercebido no desenvolvimento das crianças típicas. A intencionalidade de todo o seu ato. O desejar descer da cama. A estruturação deste descer, para não cair. O conhecimento do caminho que lhe levaria onde queria ir. A organização para abrir a porta e sair sem se machucar. O olhar nos meus olhos, dizendo o que queria, sabendo que seria compreendida.

Me vêm lagrimas nos olhos só de lembrar... Como uma coisinha tão pequena (pequena?) pode fazer uma mãe tão feliz?!

A alegria não é pelo ato em si, mas pelo amadurecimento do processo cognitivo que ele representa. Pelos indícios de independência, pela demonstração de desejos que ele encerra... Minha pequena está se interessando pelo mundo, se percebendo como parte dele, fazendo sua parte para poder mudá-lo de acordo com suas necessidades e vontades. Não é mais aquela garota que a primeira neuro que a examinou avaliou como desinteressada.

E não parou por aí. Noutro dia, desceu da cama e foi pedir ao papai para desenhar (às duas da manhã).

Em outro, deve ter perambulado pela casa por um tempo, e como ainda não sabe subir na cama, e foi tão silenciosa que não fui despertada pela babá eletrônica, acabou adormecendo no tapete do gabinete, com a cabeça numa almofadinha (oh dó...).

E no pior de todos, foi fuçar a gaveta do seu banheiro, para tirar tudo de dentro, como adora fazer, e acabou prendendo o dedinho. Acordei com seu choro desesperado, dei um pinote da cama e a encontrei inconsolável com o dedo preso #vontadedechorartambem.

Pois é! As madrugadas aqui agora são como kinder ovo, cada dia uma surpresa diferente!  (e os cuidados redobrados, é claro!)

5 comentários:

Renata disse...

que gostoso, Jana.
é tão bom poder comemorar cada conquista dos nossos pequenos!!beijos pra Lipe, Leti e pra barrigota tb.
Re

MÃE DO GUI disse...

Janaaaa,

Sei o quanto (imagino) é importante pra vcs cada progresso dessa menina fofa demais e fico muito feliz quando venho aqui e leio sobre tal fato, MEUS PARABÉNS!!!!

Deixei seu convite e o de Ivana na portaria do seu prédio ta?

Bjo Jana

Adriana Penedo disse...

Janaína,

Que maravilha, que delícia cada nova descoberta, cada nova atitude de Leti. Muito bom mesmo.
Tudo de bom para vocês e que Deus continue lhes abençoando!!!
Beijos

Fernanda Vasconcellos disse...

Jana,

Não pude evitar as lágrimas que teimavam em descer pelos meus olhos ao ler o seu texto.
Você é realmente especial e Leti é privilegiada por ter uma mãe assim, tão maravilhosa.
Sinta-se abraçada.
Um beijo,

Fernanda

CLARISSA disse...

Mãezona é apelido para vc Jana!Me emocionei não sabia da questão do desenvolvimento de Leti,mas vc conduz tudo de uma forma tão linda que ela está correspondendo e com o tempo,vc verá,tudo vai se adequar!Papai do Céu sabe a hora certa para tudo,nós que somos apressados!Agora,mais que nunca passo a te admirar ainda mais!Beijos nessa família linda!
Clari

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...