domingo, 9 de outubro de 2011

Gravidez e Mudanças - Parte 2

Antes mesmo de decidirmos qualquer coisa sobre nossa mudança, eu Samir, que pretendíamos fazer uma viagem a sós no carnaval próximo, resolvermos antecipar a lua de mel (já que com 3 filhos a perspectiva de uma viagem a dois fica mais distante), mas com uma finalidade diferente: fazer o enxoval de Mateus (que à época, não sabíamos se seria Mateus ou Maria).

Convertemos as milhas acumuladas em passagens e nos programamos para ir a Miami.

Antes de retornar aos States, depois de quase 20 anos (em abril deste ano, quando levamos as crianças para a Disney), achava essa história de fazer enxoval em Miami coisa de dondoca (rs), mas, vendo lá o preço das coisas, e pegando dicas com pessoas que já haviam se aventurado na mesma empreitada, percebi que a viagem poderia ser muito lucrativa e uma excelente oportunidade de estar só com meu maridinho por uns dias, antes de uma nova grande mudança que aconteceria em nossas vidas.

O período que antecedeu a viagem, portanto, foi bastante tumultuado, porque eu precisava compilar todas as dicas que tinha recebido, pensar em hospedagem, aluguel de carro, compras prévias pela internet e tantas outras coisas. Um casal amigo, que também estava grávido, resolveu ir conosco, o que deu forte alento a Samir, que estava super preocupado em como nos viraríamos na terra do Tio Sam, sem ele falar uma palavra em inglês, e com o meu inglês tupiniquim desprovido de treino por longos dezoito anos a fio.

Acontece que, na semana da viagem, a minha amiga que estava grávida e viajaria conosco, para nossa profunda tristeza, acabou perdendo seu bebê e, obviamente, desistindo da viagem.

Acabamos indo só nos dois mesmo e, por incrível que pareça, conseguimos nos virar com nosso próprio inglês. Compramos tudo e mais um pouco para o enxoval de Mateus, e, ainda, algumas coisitas para decoração dos quartos novos de Lipe e Leti e papéis de parede para todo o apartamento novo. (Estou preparando um post específico com as minhas dicas para o enxoval de Miami, resultado da compilação que fiz antes de viajar e da nossa experiência lá).

Os preparativos da viagem, somados às providências para a compra do apartamento, e à indisposição que me acometeu no início da gravidez acabaram me deixando mais displicente em relação aos meus filhos. Deixei muitos dos cuidados de Leti relegados à babá e a Samir e do acompanhamento escolar de Lipe, ao Deus dará... Percebia a situação, me incomodava com isso, mas, sinceramente, não tinha forças para fazer nada a respeito. Mea culpa!

Passei quase 3 meses num estágio de absoluta letargia em relação ao cuidado com os meus filhos, aproveitando o tempo reservado para eles quase que exclusivamente para deitar junto para ler um livro, assistir a um DVD ou dormir.

Lipe não teve problemas com notas na segunda unidade. Mas agora na terceira... Talvez (?!) seja reflexo da minha falta de acompanhamento nos meses anteriores.

Leti, por incrível que pareça, apesar do desenvolvimento de algumas novas estereotipias, tem passado por um processo de desenvolvimento delicioso: mais falante, mais hábil motoramente, mais carinhosa, mais divertida...

Quando fiquei sabendo dos cursos que aconteceriam aqui em Salvador nesta primeira semana de outubro (aqui e aqui), prontamente fiz questão de me inscrever porque tinha certeza que isso me daria uma nova injeção de ânimo em relação aos cuidados com a minha pequena.

E não foi diferente! Sinto-me revigorada, feliz e (ainda) mais apaixonada pelos meus filhos.

Já havia retomado o acompanhamento escolar de Lipe desde o início da semana e, assim que saí do curso de Hanen ontem, resgatei (como num passe de mágica) a disposição para brincar com minha filha, de maneira espontânea e prazerosa, o que, sem dúvida, só tem a contribuir com o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento de sua autonomia.

Espero que não seja tarde.

Um comentário:

Unknown disse...

Jana, querida, nunca é tarde!!! Com os filhos, a gente sempre vai e volta e tem períodos que a gente se afasta um pouco mesmo, até pra cuidar da gente!

Que bom que tudo está caminhando, e que essa nova fase seja de muita alegria e muito amor pra essa família que admiro tanto!

Bjos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...