quinta-feira, 17 de maio de 2012

Maternagem

Um lenço customizado transforma mães em piratas.

Um tecido azul no chão se transforma num navio navegando num imenso e agitado mar.

Uma lona gigante e cheia de areia transforma a sala de aula numa perigosa ilha de piratas.


A comemoração do dia das mães da escola de Leti foi um convite à fantasia e as mães que ali estavam presentes não economizaram esforços para embarcar na aventura proposta pela competente e criativa professora Wendy.

Tenho certeza que todas as mães que participaram da maternagem saíram da escola com uma sensação de leveza e felicidade que a acompanharam por todo o final de semana.

Pelo menos, eu saí assim! A escolha da programação, a meu ver, não poderia ter sido mais acertada, porque, além de nos permitir um momento único-lúdico com nossos filhos, nos proporcionou vivenciar um pouco da rotina que eles têm em sala de aula (que acredito permear o imaginário de muitas mães...).

Primeiro, fomos convidadas pelos pequenos para conhecer o cenário montado por eles usando um típico lenço de pirata. Inicialmente, Leti tentou tirar o lenço da minha cabeça, depois achou até graça.

Subimos as escadas vestidas de piratas, e lá, nos acomodamos num grande barco (tecido azul estendido no chão), aguardando ordens da capitã. À medida que ouvíamos suas orientações, íamos enfrentando as intempéries climáticas (nos movimentando para os lados conforme as determinações da pró), e protegendo nossos filhotes das fortes tempestades. Estabilizado o tempo, foi a hora das crianças cantarem a musiquinha ensaiada para encerrar o passeio de barco.

Depois do passeio, o convite foi para crianças e mamães atravessarem o grande túnel que levaria à ilha de piratas.

O túnel em questão era uma malha, na qual as crianças precisavam atravessar engatinhando. Assim que propus a Leti passarmos por ali, ela respondeu com um imediato acabou (que significa não) e recuou, sem querer se levantar. Obviamente, respeitei. Disse que não passaríamos por ali, mas que iríamos levantar para ver os coleguinhas. E assim foi.

Apesar de não termos atravessado o túnel, pegamos um atalho e conseguimos chegar junto com os colegas à ilha. Essa hora foi linda! A sala de aula estava tomada de areia, e uns sacos plásticos e umas malhas traçavam o caminho que tinha que ser percorrido, para desbravar a ilha. As crianças que já haviam passado pela malha já tinham entrado na sala e as mães estavam na porta. Leti saiu cortando as curiosas mães, buscando seu espaço ao sol, para curtir a ilha junto com seus colegas. Tão decidida, como poucas vezes vi. Fui acompanhando até que passássemos por todos os caminhos e chegássemos à parte que, sem dúvida, ela mais curtiu: a hora de cozinhar.

Lavamos nossas mãos, e nos sentamos à mesa para ajudar a nutricionista a fazer bolinho de peixe e suco de abacaxi com hortelã. Nesta hora, precisei ficar mais atenta para conter sua estereotipia de ficar manipulando farelos, fazendo porcaria com a saliva e os farelos, e se desligando do mundo. Mas valeu! Limpa mão aqui, ajuda ali, limpa mão de novo aqui, mostra como se faz ali, e o bolinho e o suco ficaram prontos para compor o lanche que encerraria a atividade.

Por mais que tente, jamais conseguirei expressar em palavras a felicidade que senti nesse dia. Pela primeira vez, eu, que tanto gosto de estudar sobre inclusão, me senti plenamente incluída na programação e senti que minha pequena Leti pôde desfrutar de cada atividade idealizada pela escola com a mesma felicidade que seus coleguinhas. 

E só de lembrar-me disso meus olhos se enchem de lágrimas: de lembrar do seu sorriso, quando, ao comando da pró Wendy, balançava meu corpo (e o seu, acomodado no meu colo) para simular ondas; de lembrar da sua disposição para seguir seus coleguinhas e desbravar a ilha montada em sua sala de aula; de lembrar da sua concentração (de vez em quando interrompida por uma estereotipia) para acompanhar e auxiliar, do seu jeito, a hora de cozinhar as comidas de piratas...

Foi, sem dúvida, a melhor comemoração de dia das mães que já tive.






Meu presente: pra você, simples rabiscos, para mim valiosa obra de arte!




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...