segunda-feira, 10 de setembro de 2012

7 Meses [editado]

Mateus está com quase 8 meses (olha o exagero!!!) e ainda nem escrevi o post dos 7. O trabalho tem  consumido o meu tempo mais do que eu imaginava...

Com 7 meses, mede 70,5cm e pesa 8,150kg.

Está super sociável e espertinho!

Continua sorridente como nunca e arranca suspiros por onde passa (mãe coruja, eu? Imagina...). E seu sorriso tem mudado de feição com o aparecimento de mais um dentinho (incisivo inferior).

Se com 6 meses ele ensaiava esticar os bracinhos para escolher um colo, agora ele o faz com propriedade e regularidade. E faz mais. Demonstra sua contrariedade quando a mamãe ou o papai saem do seu ângulo de visão e ele ainda não se sente saciado da companhia deles. Uma coisa linda, que massageia o ego. Às vezes, chegamos a ser cruéis, saindo de perto, só para constatarmos que ele chora porque quer nossa presença (e voltamos correndo, é claro, cheios de amor para dar rs).

Ele já demonstra, claramente, suas preferências, mas não estranha ninguém. Para uns, vai com mais facilidade, para outros, prefere sorrir de longe.

Começa a ensaiar os primeiros movimentos para o gateio: coloca-se sobre quatro apoios, balança-se para frente e para trás, mas não se movimenta nesta posição (no máximo, se arremessa para a frente, e só). Para sair do lugar, e desbravar os espaços, segue se arrastando como uma cobrinha (que também tem o seu encanto).

Começa a brincar de maneira diferente. Antes, todos os brinquedos só serviam para ir à boca; agora, alguns (não é sempre) são utilizados e maneira diferente, mais funcional, principalmente os chocalhos.





Continua comendo bem, mas não tem aceitado os sucos. Almoça e janta tudo! E sempre quer um pouquinho mais da fruta que lhe oferecem.

É um garotinho atento e super curioso, nada lhe passa desapercebido. Como tem se movimentado mais, os cuidados com ele têm sido redobrados.

Só chora se tem fome ou sono. Fora isso, é bom humor o dia inteiro. 

Depois de ter ouvido excelentes referências do médico que consultamos no mês passado, resolvi fazer uma segunda tentativa, desta vez acompanhada de Samir, para fechar minha opinião sobre o dito cujo. Só que dessa vez ele foi até pior. Em cinco minutos encerrou o atendimento e, mesmo depois de eu ter falado que Mateus estava corisando um pouco, nem nariz e  ouvidos ele examinou. Inviável, realmente.

Optamos, então, por voltar à pediatra que atendeu Leti (à época, pelo convênio) do  nascimento até quase seu terceiro ano de vida. Estivemos lá hoje, mesmo depois de já ter passado pela consulta do sétimo mês e apesar do excelente estado geral de saúde do meu pequeno.

A diferença de atendimento foi gritante e me passou muita segurança, o que, a meu ver, é o mais importante. Ela pediu atenção ao sentar de Mateus. Disse que o bebê pode se sentar bem aos 5 meses, ou aos 7, mas precisamos estar atentos. Ele se mantem sentado, mas não tem muito equilíbrio e, vez por outra, escorrega para os lados. (eu já estava atenta a isso).

De vez em quando, ensaia uma transferência da posição de prono para a sentada, mas não chega a conclui-la. Mas, por outro lado, com um apoiozinho de nada, passa da posição sentado para de pé (mas não se sustenta assim por muito tempo). Na verdade, ele também não gosta muito de ficar sentado, o que acho piorar a situação. Gosta de ficar deitado de bruços, para poder explorar o ambiente e de ficar de pé, pinotando...

Vou ficar mais atenta, tentar brincar com ele mais na posição sentada, mas, sinceramente, e pelo menos por enquanto, não estou muito preocupada com isso.

Pediu para tentar dar mais função às suas mãos também. Principalmente a esquerda, para melhorar sua "pega". (ele ultimamente está com uma mania de ficar brincando com as mãos). Mas pega tudo o que quer, seja que forma tiver.

Pediu para introduzir o mucilon no seu leite, mas depois do que li no Delícias do Dudú (veja aqui), estou reavaliando... Não quero dar açúcar nem sal ao meu bebê até ele completar um aninho.

Abaixo, fotos da festinha de 7 meses, que, no mês passado, foi comemorada no dia 26 e na casa de Binha. 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...