quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

11 Meses

Ontem meu pequeno completou 11 meses. E hoje, como de praxe nos meses pares, a comemoração foi na casa da minha querida irmã. Foi a última comemoração de seu mesversário. 

Como não teve post de 10 meses, temos muitas novidades. 

Suas feições estão diferentes. O cabelo está crescendo e cacheando (embora continue claro) e dois dentes a mais deixaram seu sorriso mais bonito!

Engordou e cresceu pouco, o que a pediatra atribui às sucessivas viroses que o acometeram. Hoje mede 74cm e pesa 9.025ks. Esbelto e ágil!

Engatinha, levanta e faz marcha lateral com apoio. Agora que o gateio está mais consolidado, aproveita a habilidade para explorar todos os cantos da casa. E não há obstáculo que freie seus objetivos! Passa por cima de pernas, por baixo de cadeiras, tenta escalar portões, berço, paredes... rs. É uma delícia vê-lo apropriar-se do ambiente onde vive.

Aprendeu a mandar beijo, mostra a língua, dá algo quando pedimos, faz bichinho (fungando com o nariz), simula um espirro, esconde o rosto para brincar de se esconder...

Brinca melhor com seus brinquedos: joga bola, bate no tambor para ouvir o som, joga basquete, balança brinquedos que fazem som.

Tenta encaixar tampas em seus respectivos objetos, mas fica só na tentativa, porque sua coordenação ainda não permite que conclua a tarefa.

Balbucia muito, mas nada muito compreensível. Fala pa-pá. E acho que conscientemente, porque fala e olha para o pai. (#raiva)

De vez em quando, vê um pouco de Pocoyo na TV com Leti, mas a tv (nem mesmo os dvd´s infantis) lhe foram apresentados ainda como opção de entretenimento.

Quando falamos não, balança a cabeça em negativa e, às vezes, pára de fazer o que estava fazendo. Conversa com as mãos, gesticulando, como se argumentasse conosco. Lindo!

Faz birra quando contrariado!

Sinto que reconhece algumas pessoas, porque quando perguntamos, pára o olhar na pessoa certa: pai, mãe, irmão e Leti. É apaixonado pelo irmão!

Adorou tomar banho de piscina e começou a fazer natação em nosso condomínio.

Tem-se alimentado bem. Aceita todo tipo de comida, frutas e até os sucos, de que não gostava muito, tem tomado com prazer.

Hoje experimentou pela primeira vez um biscoito (de maizena). Imposição da pediatra, que falou da necessidade de variar a textura dos alimentos. Logicamente, ele amou! Ainda não experimentou iogurtes, queijos, nem outros biscoitos ou guloseimas. Estou protelando o máximo que posso. Já experimentou pão integral (sem nada) e também gostou muito!

Por conta da sucessão de problemas respiratórios, a pediatra pediu para substituirmos o leite pelo de soja. Mudamos a duas semanas e, coincidência ou não, desde então não apresentou nem uma gripezinha sequer. Vou manter a mudança por mais duas semanas e depois oferecer o leite antigo de novo para ver no que dá.

Continua sorridente, sociável e, a cada dia que passa, nos deixa ainda mais apaixonados!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...