segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente"

Carlos Drummond de Andrade


O ano novo tem esse poder sobre mim. É impressionante! Sempre tiro férias em dezembro, resolvo pendências, arrumo armários, faço uma retrospectiva do meu ano e planejo um ano novo diferente. É bem verdade que nem sempre consigo, no ano seguinte, pôr em prática todas as promessas feitas no ano anterior. Mas fazê-las me motiva, me move, me renova.

Este foi um ano de muitas conquistas.

Neste ano, nasceu meu pequeno, meu fim de safra (rs). O bebê que alegra a minha casa e enche o meu peito de amor. Neste ano, ele se desenvolveu bem: sorriu muito, engatinhou, levantou, sentou, começou a arriscar uns passinhos apoioado em móveis. Passou a reconhecer pessoas e a demonstrar preferências por umas em detrimento de outras. Se interessou por brinquedos e quinquilharias. Balbuciou muito e aprendeu a chamar papai. Mandou muitos beijos, deu tchau, mostrou a língua, bateu parabéns, chamou pessoas com a mãozinha, fez caras e bocas, tentando chamar a atenção daqueles a sua volta. Aprendeu muito mais coisas que não conseguiria enumerar aqui, mas, principalmente, demarcou seu território e mostrou que sua presença aqui na Terra faz diferença para aqueles que têm o prazer de desfrutar da sua companhia.



 Neste ano, minha princesa apresentou progressos significativos! Sua vivência escolar rendeu bons frutos, os quais atribuo, principalmente, à excelente professora que a acompanhou ao longo do ano letivo. Neste ano, Leti foi notada na escola pelos colegas, foi considerada integrante do seu grupo, levou contribuições às atividades escolares e instigou afeto... Aprendeu a se comunicar melhor e passou a compreender, ainda mais, o mundo ao seu redor. Subiu e desceu as escadas da escola sozinha. Fez escolhas. Cantou muito, sorriu muito! Entrou no processo de desfralde, que ainda está em andamento. Melhorou sua participação nas atividades de vida diária: já auxilia na escovação de dentes e do cabelo, já tira sua calcinha para fazer xixi e, com auxílio, sua roupa, colabora no banho, tira seu sapato... Ampliou o leque de preferências por brinquedos e brincadeiras. Ficou bagunceira, aprendendo a tirar roupas e sapatos dos armários, jogando-os ao chão. Aprendeu a identificar minhas expressões de zanga e tristeza. Adaptou músicas de acordo com seus interesses. Compartilhou a contação de suas histórias preferidas. Cantou happy birthday to you e começou a distinguir a língua inglesa da portuguesa. Enumerou as letras do seu nome. Reconheceu espaços. Ficou geniosa e incrementou algumas estereotipias. Aproveitou brincar no balanço, bateu o pé forte na piscina, escolheu o biscoito grande (distinguindo conceitos de grande e pequeno), dançou ao som do Grupo Canela Fina. Foi feliz, muito feliz! E fez feliz todos aqueles a sua volta, que vivem em função da sua felicidade.




Neste ano, meu primogênito aproveitou muito a nova morada. Começou a jogar tênis e passou a treinar futebol com professores melhores. Fez muitos amigos! Ficou mais sociável e até ousaria dizer, popular. Passou a ocupar mais seu tempo usufruindo a área de lazer do condomínio que em frente à TV ou computador. Assistiu a programação inadequada a sua idade (South Park). Leu livros que li quando criança. Apaixonou-se por seu irmão caçula. Mudou seu gosto musical e passou a curtir  música internacional. Aprendeu a usar iPhones, iPads, iPods... Passou a preferir comer Subway a Mac Donald´s. Ficou triste quando um grande amigo foi embora para o Rio de Janeiro. Quebrou o dente. Participou de campeonatos. Fez primeira comunhão e pediu para chegar cedo na escola para poder participar da missa. Teve um aproveitamento reprovável na segunda unidade da escola, e um excelente na terceira. Manteve o comportamento disperso na escola e no inglês. Se aproximou da adolescência no vocabulário e nos interesses. Demonstrou conhecimento por tudo que permeia o universo futebolístico. Cresceu, amadureceu, ficou mais bonito e me mostrou o quão maravilhosa pode ser a maternidade em suas diversas nuances.




Para o próximo ano, tenho alguns planos. Mudanças em encaminhamentos terapêuticos de Leti, mudanças em atividades extracurriculares de Lipe, inclusão de uma atividade na vida de Mateus.

Tenho planos para mim também. Quero continuar no projeto de emagrecimento (com a ajuda do Vigilantes do Peso, que já me ajudou a eliminar quase 7kg), quero manter a atividade física que iniciei em dezembro, quero conseguir tempo para ler os livros que comprei para incrementar práticas pedagógicas de Leti em casa e outros que me proporcionem um mero deleite, quero ter mais tempo para minha família, quero ser mais dedicada no meu trabalho, quero ser uma excelente amiga e amante para o meu marido, quero manter amizades importantes que tanto me fazem feliz, quero voltar a jogar futebol,  quero ser mais humana, mais feliz! E quero que a minha existência possa ser fonte de felicidade para aqueles que amo.

Que venha 2013!

2 comentários:

Carolina disse...

Lindo esse post... Amo vc amiga. Que venha 2013, e que eu possa estar ao seu lado, trazendo-lhe momentos de felicidade, retribuindo tudo que vc me dá...

Erika disse...

Estaremos juntas fazendo um 2013 de muito amor e felicidade. te amo. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...