quinta-feira, 4 de abril de 2013

50 tons de azul

Há dois anos descobri que no dia do meu aniversário se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Há dois anos, tenho tido aniversários azuis... E, a cada ano, mais amigos vão se apropriando da data e, sem mesmo que eu diga nada a respeito, já se preparam para vestir azul no dia 02.04.

Refletindo sobre o assunto, depois de um papo cabeça com uma amiga-blogueira, percebemos quão poucas oportunidades tivemos, durante nossa vida escolar, de conviver com pessoas com deficiência e com a diversidade, de uma maneira geral. Eu mesma, ao longo de toda a vida escolar, NUNCA tive um colega de sala com deficiência.

E, apesar de ter tido oportunidade de conhecer, em outros cenários, pessoas com deficiência, só depois de ser mãe de Leti é que passei, realmente, a enxergar as pessoas com deficiência nos seus papéis dentro da sociedade. Antes, elas passavam meio que desapercebidas...

Faço este relato com um pouco de tristeza por perceber que a minha experiência pessoal ainda reflete a maioria do que tenho visto ao longo da minha caminhada de mãe especial: normalmente, as pessoas mais mobilizadas em prol da inclusão são pais ou mães de crianças especiais.

É claro que há exceções! E me parece também que essa realidade tende a mudar com um política que busca assegurar, pelo menos no campo normativo, o respeito à diversidade. Mas ainda há um longo caminho a se trilhar, até que lei e sociedade consigam andar pari passu, de mãos dadas.

Mas esse post não é para falar de tristeza. Pelo contrário! É para falar de felicidade. Felicidade plena. Que tem cor: azul. Felicidade que alimenta a alma, que mobiliza, que transforma...

Quem acompanha nossa vida, no real ou virtual, sabe do dilema que passamos no início do ano, quando constatamos que o comportamento de Leti havia passado por um significativo retrocesso. 

Foi um momento especialmente delicado, que fragilizou muito a mim e a Samir, fazendo com que nos sentíssemos impotentes diante daquela nova realidade.

Mas às pessoas maravilhosas que sempre estiveram em nosso caminho, somaram-se outras igualmente maravilhosas que apareceram para cuidar da nossa princesa, com a mesma energia e o mesmo compromisso, e como coisas boas quando se somam só podem dar resultados bons, num espaço curto de tempo conseguimos perceber resultados de melhora na nossa pequena, o que me fez sentir vontade de celebrar a vida, a família, os amigos e tudo de bom que acontece a nossa volta, ainda que não percebamos.

Por isso, neste ano, abri minha casa, no dia do meu aniversário, o dia inteiro, para quem quisesse me ver. Café, almoço e janta. Aliás, janta não! À noite, a comemoração ficou por conta de uma aula pública de futebol feminino. 

Há dois meses, conseguimos reunir um (crescente) grupo de mulheres para jogar futebol em meu condomínio todas as segundas feiras. 

Aproximadamente metade do grupo é formado por parentes e amigas antigas e a outra metade de amigas novas, amigas de amigas, antigas amigas distantes que acabaram ficando mais próximas. A integração do grupo é uma coisa deliciosa e, nos nossos dias de baba, além de fazermos atividade física, temos oportunidade de exercitar quase uma terapia de grupo que nos deixa mais leves para iniciar uma nova semana. Pelo menos é assim que eu me sinto. A energia é contagiante e, assim que acaba o baba, já fico contando os dias para o próximo.

Tínhamos planos de fazer um treino aberto aos maridos e interessados e, com a proximidade do meu aniversário, achei que poderia aproveitar a oportunidade para juntar a fome à vontade de comer.

Aos amigos, fiz apenas um pedido, que, se pudessem, viessem me ver de azul. E a maioria esmagadora veio. 

Ao longo do dia, recebi a visita de amigos queridos, mensagens pelo facebook, pelo celular, ligações..., enfim, inúmeras demonstrações de carinho.

O público maior, conforme esperado, realmente, apareceu à noite.

Uma onda azul gigante na quadra do meu prédio. Lindo de ver. Emocionante!

Enquanto trocava a roupa para o baba, uma conspiração se organizava do lado de fora do vestuário. 

Azamigas providenciaram padrões em dois tons de azul, ensaiaram ao longo da semana a música Ser Diferente É Normal, colocaram um amigo para tocá-la no violão, e, quando saí do vestiário (pronta para marcar meus gols), me colocaram no meio do círculo em que se organizaram para cantar para mim. Todos vestidos de azul.

A emoção que senti não dá para descrever. Meus amigos tão queridos, juntos, reunidos, com a letra da música em mãos, cantando, tão afinados, tão intensos, pra me dizer, de uma maneira diferente, criativa, linda, que a minha bandeira pelo respeito à diversidade também é deles, ainda que não sejam nem pais, nem mães de nenhuma criança especial.

E mais. A mobilização ao longo do dia de tantos amigos nas redes sociais, compartilhando postagens sobre o autismo, a informação recebida por outros sobre direitos que eu, como (possivelmente - já que ainda não tenho diagnóstico fechado) mãe de autista tenho, e não sabia, o interesse sincero por tudo que envolve o autismo...

Presenciar tamanha demonstração de carinho me faz acreditar que, talvez, estejamos, sim, vivendo um momento diferente, no qual o pensar a inclusão possa deixar de ficar circunscrito a pais, mães e profissionais simpatizantes, para ocupar seu lugar de prioridade numa sociedade que, de fato, respeita a diversidade e assegura o exercício dos direitos que lhe são inerentes.

Até lá, celebrarei cada pequena conquista ao lado dos amigos queridos que tanto amo!


primeiro turno
 



segundo turno
terceiro turno - seleção do baba da saia

ensaio

padrão novo dAzamaigas




50 tons de azul



o ensaio:

a surpresa:

6 comentários:

Carolina disse...

Sou muito feliz por ter uma amiga tão ESPECIAL. te amo!!!!!!

Sheilla Amorim A Mascarenhas disse...

Que Deus te abençôe!!! :)

Wendy Silva disse...

Estou feliz por ter participado deste momento especial em sua vida, querida Jana. Feliz por conviver com Leti e feliz por agora estar ainda mais perto, na condição de amiga.

Um abraço de urso, Wen.

Anônimo disse...

Que lindo Jana!!!! Viva ao nosso dia!!! Felicidades!! Bjos da Disney.Carla

Mariana - viciados em colo disse...

Li vários posts hoje e estou aqui com aqueeeele olho molhado e aqueeeeele nó na garganta e aqueeeeele sorriso na cara... me sinto tão feliz por termos nos esbarrado nestas esquinas virtuais, tão feliz por termos projetos conjuntos, tão feliz por - de uma forma ou de outra - fazer parte desta construção... tão feliz por estar de azul numa das fotos deste aniversário, depois de ter passado o dia de azul, depois de ter aprendido tanta coisa com você e Leti!
Muito amor, viu?

Marcela Capachi disse...

Jana, só hj li esse post e o fiz com lágrimas nos olhos! Vc é uma pessoa especial... Bj grande

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...