quinta-feira, 13 de junho de 2013

Mudando Paradigmas

Diferentemente do que costumávamos fazer, sempre que viajávamos sem as crianças, quando buscávamos compensar nossa ausência com presentes, desta vez a mala voltou vazia.

Meu envolvimento, ainda que transverso, com o MILC (Movimento Infância Livre de Consumismo) e com a trupe da Feira de Trocas tem feito com que eu repense alguns dos meus hábitos, no intuito de remodelar atitudes e valores no seio da minha família.

Antes de viajar, Lipe já me sondava para saber se ganharia presentes na volta, quando fiz questão de deixar claro que a viagem seria para descansar com o maridão, e não para fazer compras. E ele pareceu entender bem o recado!

Confesso que no início soou estranho! E causou estranheza a Samir também. O fato é que não queria ter a obrigação de levar um presente!

E, de fato, não comprei qualquer presente para Lipe. Mas tive uma ideia. Queria, sim, recompensar meus filhos pela minha ausência. Não com presentes! Mas com o óbvio: com a minha presença!

Para Leti e Mateus, pequenos que são, foi overdose de carinho ao chegar. Os dois ficaram disputando minha atenção, o que me deixou feliz e com o coração apertado. Os enchi de beijos, abraços, carinho, dengo e, só depois de colocar cada um para dormir, é que pude dar um pouco mais de atenção (exclusiva) ao meu primogênito.

Para ele, tinha pensado em algo diferente! Além dos beijos, abraços, dengos e carinhos, inicialmente compartilhados com os irmãos, e depois exclusivos (além do compartilhamento da cama - aceitável depois de uma proveitosa lua de mel), trouxe um pedacinho da viagem.

Comprei em Campos uma mistura para chocolate quente cremoso e outra de fondue de chocolate, que experimentamos lá (e aprovamos!), para degustarmos num momento íntimo, preparado só para nós dois.

E foi linda a ansiedade dele por este nosso momento! Quis ajudar a preparar, a acender as velas, a arrumar a mesa... e depois de tudo pronto, quis fotografar o nosso cenário.

Aproveitamos para comer e conversar sobre a viagem; sobre o que achei que ele gostaria de conhecer, sobre as opções de lazer, a gastronomia, o clima... Foi um momento mais que especial, que, com certeza, o marcará muito mais que qualquer presente que eu pudesse lhe trazer.


Menu: fondue de queijo com chocolate quente cremoso.

Vale ressaltar que, apesar desta minha postura em relação aos meus filhos, não virei uma xiita que não compra nada quando viaja (até que não seria ruim...). Cheguei a comprar umas roupinhas para Leti, numa loja que estava liquidando tudo, e uns mimos para a equipe que deu apoio com as crianças. Apenas passei a encarar as compras como opção, se e quando achar apropriado, e não como obrigação, o que deu uma leveza significativa à viagem...

Um comentário:

Aprendiz de Sonhadora disse...

Divertidíssimo!
Crianças oferecem surpresas constantes em nossas vidas. As crianças especiais, então, mais ainda... Conheça o Daniel:

http://aprendendocomdaniel.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...