sábado, 20 de julho de 2013

Autoestima, escola e aprendizagem

O jogo da palavra foi para a escola. A ideia era socializar o brinquedo que Leti tanto gostou, como todos os seus colegas costumam fazer, e proporcionar um momento em que eles, seus colegas, pudessem compartilhar com a minha pequena (mais) uma atividade prazerosa e perceber o quanto ela pode ser exitosa numa atividade. Soube que o momento foi um sucesso! Mas não soube de detalhes. (Às vezes, em meio a muita gente, Leti acaba ficando tímida, falando baixinho...). Ainda assim, vale o esforço de estar sempre promovendo a elevação da sua autoestima.

Na véspera do dia em que o jogo foi para a escola, estive lá conversando com a coordenadora sobre o semestre que se inicia e um relato seu me encheu de alegria.

Ela me dizia que, no dia anterior, tinha estado na sala de Leti para observar a turma e que Leti encontrava-se na roda, envolvida na atividade proposta pela professora. Num dado momento, ela se afastou da roda, dirigindo-se a uma caixa grande que estava no armário. Quando a auxiliar tentou levá-la de volta à atividade, ela sinalizou que a deixasse à vontade, porque ela ficaria por perto. Como a caixa era pesada, ela a pegou. Na caixa, letras e números de madeira.

Uma colega logo se aproximou, juntando letras aleatórias que dizia formar o seu nome. Leti se envolveu com os números. Identificou todos e ficou brincando com eles. Um terceiro colega juntou-se ao grupo, e esse não reconhecia, ainda, as letras nem os números. A coordenadora, neste momento, aproveitou para colocá-la em evidência, mostrando ao colega que podia perguntar a Leti que números eram aqueles, porque ela, que os conhecia, lhe diria. 

Não preciso nem dizer que achei o máximo!

São momentos como esse que me fazem acreditar na proposta pedagógica da escola. A atividade planejada continou acontecendo para as crianças que estavam envolvidas e, paralelamente, uma outra atividade, tão rica quanto a primeira, proporcionou às crianças que despertaram outro interesse, a oportunidade vivenciar a experiência que elas desejavam e que, sem dúvida, contribuiu significativamente para o aprendizado delas. E o melhor: foi a minha pequena que impulsionou o movimento. 

Esse respeito ao desejo da criança e essa sensibilidade para aproveitar os momentos inusitados para construir uma atividade que possibilite o desenvolvimento de TODAS as crianças, sem dúvida, são diferenciais na construção da relação entre a criança, a escola e aprendizagem.

Falo isto partindo da minha experiência com Lipe. Fico pensando se sua relação com a escola teria sido diferente se, de fato, o modelo das escolas por onde passou tivesse acompanhado as significativas mudanças por que passou a sociedade e respeitado, efetivamente, o desejo dos alunos na sua construção do saber. 

Com Leti, por conta da sua situação, acabo tendo um outro olhar para a escola, para a educação infantil. Acho que a principal finalidade da educação infantil seja cuidar da infância; valorizando os desejos da criança, proporcionando um ambiente acolhedor e instigante, favorecendo os desdobramentos da inata curiosidade infantil, cuidando das relações interpessoais... 

Vejo muitos pais, como me via até pouco tempo, ansiosos por saber o que seu filho precisa ter aprendido até o final do ano para estar apto para cursar o ano seguinte. Preocupados com o desenvolvimento cognitivo regular dos seus filhos, que tentam avaliar, principalmente, com a sua proximidade do letramento. Vejo também a comparação, invevitável, com os coleguinhas de turma: seja com aqueles que estão mais próximos do letramento, seja como aqueles que estejam mais distantes.

E é natural esta preocupação. Fomos educados neste modelo, aprendemos assim e conseguimos nos tornar adultos responsáveis e bem sucedidos. Às vezes, não conseguimos enxergar um outro caminho que nos leve ao mesmo resultado de sucesso.

Por muito tempo, me vi presa nesta preocupação de querer saber o que Leti deveria estar aprendendo para fomentar, em casa, o aprendizado atrasado. Procurava, em casa, estar promovendo atividades que estimulassem sua melhor familiarização com o lápis, com o pincel, com a tesoura, com a cola, com as letras, com os números... Tentava fazer de uma maneira lúdica, envolvente, mas, mesmo quando ela dava mostras de que não era aquilo que queria fazer, eu insistia, pegava em sua mão, tentava mais um pouco. Muitas vezes irritando minha filha, e ficando extremamente estressada!

E acabei percebendo que Leti ainda não pega a tesoura, segura lápis e pincéis ainda de maneira inadequada, conhece números e algumas letras, não usa de maneira muito funcional a cola. Ou seja, ela aprendeu o que lhe dava prazer, o que estava no momento para aprender, aquilo a que ela se abriu para aprender.

Por outro lado, canta músicas em inglês e francês, sabe os números e as cores em inglês; além de reconhecer os números, começou a associá-los às quantidades correlatas, conhece muitas letras e associa algumas a palavras, fala frases inteiras num português correto, utilizando, inclusive o plural (mas muitas vezes fala na terceira pessoa), conhece formas geométricas, dentre tantas outras coisas que não consegui lembrar. Está aprimorando sua autonomia, escovando os dentes, pegando água e comendo sozinha, buscando o leite na dispensa quando o da geladeira acaba, escolhendo os brinquendos com os quais quer brincar, os desenhos que quer assistir os livros que quer ler... 

E foi por acaso que descobri que ela sabia muitas das coisas que sabe, porque não tinham sido plantadas por mim para estimular seu aprendizado.

Como isso não quero dizer que temos que cruzar os braços e deixar que as coisas simplesmente aconteçam. Esse post não é uma apologia à omissão! O que quero dizer é que, ao invés de estarmos preocupados com o que nosso filho precisa aprender, acho que precisamos estar mais atentos àquilo a que nosso filho demonstra querer aprender. Porque o aprendizado vem como consequência. Sempre! No tempo de cada um. Mas sempre vem. Porque é impossível que uma árvore cultivada na base do amor e do respeito não dê bons frutos.

4 comentários:

aprendendoasermae disse...

Jana adorei seu post porque tem muito haver com a nossa realidade de comparações que como você falou tem muito de nossa criação.Eu acredito que devemos respeitar o tempo dos nossos filhos de aprendizado e sempre os estimulando para coisas novas idependente de opiniões aléias.Parabéns para Lete e que esses momentos se multipliquem cada vez mais.

Anônimo disse...

Jana, que lindo ver que minha pequena está crescendo e se desenvolvendo bem. E que seu coração está cada vez mais tranquilo com o processo educacional dela. Leti ainda nos trará muitas surpresas deliciosas!
Um beijo, pró Wendy.

Lulúdico disse...

Eu sou muito GRATO a vida de Leti, pois é uma vida que me oportunizou inúmeros desafios. Além deles, me proporcionou também um olhar para as partes mais genuínas do seres humanos. É como no prazer que você fala que gera aprendizado.

Leti é uma sortuda de poder contar um um outro mundo a todos nós. É preciso olhos, meu povo!

Clarissa Gurgel Rocha disse...

Muito lindo seu post!!! Sempre acompanhando e lendo seus relatos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...