quinta-feira, 11 de julho de 2013

Uma ideia, uma palavra e mil possibilidades

O gosto de Leti pela música é conhecido por todos. E a música, além de fonte de prazer, tem sido também modo de refúgio, instrumento de estereotipias, o que sempre me incomodou muito.

Não raras são as vezes em que Leti, buscando fugir de algo que não lhe agrada, fecha-se nos seus ahn ahn ahn, no ritmo de alguma musiquinha (normalmente, "parabéns pra você" ou "eu vou pra casa agora eu vou"), esquecendo-se do mundo.

Neste momentos, as tentativas de tirá-la do movimento já foram diversas: conversa, distração para outra atividade, contenção, imitação... Mas nada funcionava (o que acabava me deixando ainda mais irritada)!

Até que um dia, no carro, tive uma ideia. Inventei uma brincadeira, que denominei Brincadeira da Palavra. Eu lhe dizia uma palavra e ela cantava uma música que tivesse aquela palavra (parecendo aquele antigo programa de Sílvio Santos: Qual é a Música).

Impressionante como ela entendeu, se envolveu e curtiu a brincadeira!

E assim, vínhamos brincando há quase um mês da brincadeira da palavra, sempre que ela pedia, ou quando percebia que estava menos aberta a outras brincadeiras.

E ela é excelente na brincadeira!!! Sempre associa as palavras às músicas. Às vezes, inverte os papéis e ela escolhe a palavra (que algumas vezes acabam sendo duas). Quando não descobre de primeira, depois de uma ou algumas dicas, consegue matar a charada e se mostra sempre motivada e disposta a continuar. Quando a palavra é mais difícil, e não uma palavra chave da música, às vezes digo quem canta e ela já acerta. Às vezes, digo outra palavra... O terreno é fértil para um bom tempo de brincadeira. E como esses momentos têm nos feito felizes!

No final de semana, tive outra ideia: transformar nossa brincadeira num jogo e aproveitar a oportunidade para explorar outras habilidades da minha pequena: tempo de concentração, jogo de regras, saber esperar a vez, brincadeira em família, familiarização com as palavras, reconhecimento de letras, leitura de imagens, conceitos matemáticos...

E assim foi que passei a noite de domingo, enveredando pela madrugada, escolhendo imagens, selecionando músicas, procurando palavras com todas as letras do alfabeto (nem consegui...), formatando o design das cartas, do texto, escolhendo o nome do jogo até que tudo ficou pronto: Nosso Jogo da Palavra.

Como estou sem impressora, precisei sair no dia seguinte para providenciar a impressão e a plastificação (para garantir uma maior vida útil) do material.

Só à noite consegui cortar todas as cartas para, no dia seguinte, apresentar o resultado à minha princesa. Estava ansiosíssima!!!!

Ao ver as cartas, ela demonstrou um misto de curiosidade e excitação. Parecia não entender como nossa brincadeira poderia ter se materializado em cartas.

Mostrei-lhe que em cima havia o nome do nosso jogo e, embaixo, a palavra referente à imagem (destaquei as iniciais de cada palavra, para ela começar a fazer associações).

Foi tão bonitinho! Ela pegava as cartas, via a imagem, e passava o dedo por cima da palavra, como se a estivesse lendo. E, assim, leu leão, palhaço, gato, sapo, Cuca, casa... Em algumas cartas, antecipei a palavra, para dirimir a dúvida, como sabiá (que ela poderia ler passarinho), carrinho (porque estava no diminutivo, como a música que ela conhece), canoa (que ela não conhecia)... 

Ao pegar a carta do alecrim, ela passou o nome por cima da palavra e disse: árvore. Eu lhe disse, essa é uma árvore do alecrim. rs

Este primeiro momento foi de exploração. Ela quase não cantou música alguma, o que me deixou um pouco preocupada com sua aceitação e com a funcionalidade do jogo. Mas, passada a excitação inicial, deu para perceber o sucesso do nosso joguinho (sem qualquer falsa modéstia kk).

Temos usado em vários contextos: sentadas a uma mesinha, como um jogo de tabuleiro, no chão, enquanto ela usa o penico e, até, deitadas na cama, quando ela acorda muito cedo querendo brincar e a mamãe só quer mais cinco minutinhos de descanso. E é sempre ELA que pede para jogar, o que é o melhor!

E como ela é boa no Jogo da Palavra!!! Sempre se lembra rápido das músicas. E, quando não se lembra, com uma pequena dica, logo se empenha para acertar. Às vezes canta baixo, às vezes canta um pedacinho tão pequeno da música que não chega a mencionar a palavra, mas o importante é que se envolve completamente na brincadeira e se diverte de verdade!

Hoje, enquanto eu a esperava no penico, brincávamos muito entusiasmadas no banheiro e quando eu, no meu usual alto timbre de voz, li a palavra, Lipe, lá do seu quarto, começou a cantar a música. Logicamente, aproveitei a oportunidade, e num tom ainda mais alto, disse: - Lipe acertou, ganhou a carta do sabiá!!!! Imediatamente ele apareceu no quarto e começou a brincar conosco. Ao final, junto com Leti, contamos quantas cartinhas ela havia ganho (oito) e quantas Lipe tinha conseguido (quatro), para concluirmos que, como ela ganhou mais, tinha vencido o jogo.

E assim, com uma ideia simples, consegui proporcionar diversão a minha filha, trabalhar sua auto estima (ao demonstrar-lhe que ela tem grandes habilidades que lhe permitem vencer um jogo), integrar nossa família, além de explorar, de uma maneira espontânea e divertida, conceitos pedagógicos de língua portuguesa e matemática.

A palavra que resume o momento: FELICIDADE!



5 comentários:

Mirtes Aquino disse...

Que massa, Jana!!! Fiquei emocionada e entusiasmada também! Adoro conhecer formas novas de usar a criatividade e o amor em prol da infância. Parabéns a super mãe que você e parabéns a Leti, a Lipe e a Matheus por serem seus filhos rsrsrs
bjs,
Mirtes Aquino

Anônimo disse...

Lindo trabalho!
Sua dedicação emociona... Deus escolhe à dedo aquelas pessoas que podem ser mães de crianças especiais. Afinal, não é qualquer pessoa que é capaz de cumprir tal missão com tanta devoção. E esses anjinhos contam com uma proteção espiritual maior, antes mesmo de nascer.
Parabéns!
Quero ler aqui no blog daqui a alguns anos que Leti entrou na faculdade.
Mesmo anonimamente, sou sua fã!
Um beijo!

Janaína Mascarenhas disse...

Querida anônima, espero ter o grande prazer de dar esta informação aqui no blog. Beijo grande. :)

Vaneska disse...

Adorei a ideia, fantástica!!!!
Parabéns amiga, por ser tão criativa e sempre nos inspirar tanto!
Te amo!!!!
Bjos.

Anônimo disse...

Jana,

Que ideia maravilhosa!
Bj.

Mariana Miranda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...