domingo, 4 de agosto de 2013

Emagrecer Já!

Quando Leti começou a fazer natação, em março, tinha grande esperança que perdesse um pouco de peso, já que passaria a fazer atividade física 5 vezes por semana. Mas, contrariando todas as minhas expectativas, passados 4 meses, percebi que tinha engordado 4 quilos! Me desesperei e resolvi tomar umas providências.

Marquei um endócrino, fui conversar com a nutricionista da escola, e, imediatamente, fiz uma pequena mudança em sua rotina alimentar.

Não conseguia entender como uma criança que não come fritura, não toma refrigerantes, não come salgadinhos, biscoitos recheados, dentre outras coisas, e faz atividade física 5 vezes por semana pode engordar desta maneira!

Uma providência já tinha tomado. Estava mudando, gradativamente, o leite que tomava.

Ela tomava, duas vezes por dia, pela manhã e pela noite, 300ml de ades de morango. Quando vi a quantidade de açúcar que o dito cujo tinha, quase caí para trás. Pela manhã, passei a lhe dar uma vitamina de banana com leite desnatado (sem açúcar) e, à noite, passei a diluir o ades, para não tirá-lo bruscamente, e não perder o que já havia comprado. A partir de então, ela tem tomado metade do copo de leite desnatado e metade do ades.

Depois de conversar com a nutricionista, e de discutir a rotina alimentar da minha pequena, fui, atendendo a sua sugestão, pedir a opinião da psicóloga sobre nossa conduta de dividir a comida de Leti, para lhe dar a impressão de comer mais.

E ela concordou com a ponderação da nutricionista, com a qual também concordei, depois de um instante de reflexão, de que dividir a comida em 2, 3 pratos, reforça a gulodice da minha pequena.

Depois da conversa com a nutricionista e com a psicóloga (e antes da consulta com o endócrino e a consulta efetiva com a nutricionista), algumas outras mudanças foram implementadas na vida de Leti.

Antes, a rotina alimentar de Leti incluía:

5:30h - 300ml de ades morango
8:00h - aipim, batata doce, banana cozida ou cuscuz
10:00h - fruta + suco
12:00h - almoço (dividido em dois pratos) + suco
15:30h - lanche da escola (fruta, suco e complemento - biscoito, bolo ou sanduíche)
18:00h - sopa (dividida em três pratos) + suco
20:00h - 300ml de ades morango

Como achava o ades ralinho, acreditava que precisava incrementar seu café da manhã. Mas, para lhe dar a sensação de comer mais, optava por dar este complemento um pouco mais tarde.

Tanto no almoço, como na janta, sempre dividia sua comida, também para atender ao seu (recorrente) pedido de mais. Achava que dava a mesma quantidade de comida, porque os pratos subdivididos eram menores, mas, sinceramente, hoje já não tenho tanta certeza...

Há dez dias, sua rotina alimentar mudou:

6:30h - 300ml de vitamina de banana com leite desnatado sem açúcar
9:00h - aipim, batata doce, banana cozida ou cuscuz
12:00h - almoço (um prato) sem suco
15:30h - lanche da escola
18:00h - janta (um prato) sem suco
20:00h - 100ml de leite desnatado + 100ml de ades morango

Leti aceitou as mudanças com tranquilidade. Achei que fosse ser mais difícil.

Sempre pede o suco depois das refeições, mas respondo que não tem e ela aceita.

De manhã, acabo envolvendo-a na TV até às 6:30h para tomar o leite mais tarde e, como a vitamina é mais substanciosa, consegui suprimir seu lanche sem remorso.

Do que mais reclamou foi da substituição da sopa pela janta. Mas com um prato de comida apenas (do qual reduzo a quantidade de carboidrato) se sente saciada. Passei a ficar mais perto, para garantir que coma  mais devagar, e acho que isso contribui para sua sensação de saciedade.

Conforme previsto pela nutricionista, como efeito colateral, a quantidade de urina noturna de Leti reduziu consideravelmente. Eu chegava a trocar sua fralda até duas vezes por noite e, ainda assim, vazava para a cama e ela acordava molhada. Com a retirada da sopa e do suco, desde o primeiro dia, não tenho trocado sua fralda e a cama tem acordado seca.

E o melhor, com uma semana de mudança, ela emagreceu 800g. Até seu professor de natação percebeu que a barriga diminuiu de tamanho.

Sei que não terei o mesmo resultado ao passar de cada semana, porque seu organismo vai se acostumando com a nova rotina, mas acredito que estamos seguindo o caminho certo e que, com disciplina e empenho, ela estará, pelo menos, se aproximando do máximo previsto para sua idade e estatura.


2 comentários:

Anônimo disse...

Janaína, acompanho sempre o seu blog. Se me permite um comentário, acho que esse lanche da manhã - batata doce, banana, aipim - é muito engordativo, e talvez até dificulte o almoço. Também acho que, se ela jantar mais tarde, tipo 19:00 ou 19:30 h, seria possível retirar o leite pré-soninho. Esses são os meus palpites, espero que vc não se sinta ofendida :) Um beijinho, Luciana (RJ)

Janaína Mascarenhas disse...

Oi Luciana!

Nem se preocupe que jamais ficaria ofendida com um comentário tão atencioso.

Quanto a suas sugestões, vou tentar fazer a mudança do lanche da manhã. Acho que tem razão. É que como suprimiria uma refeição, fiquei com medo de suprimir a mais substanciosa e deixá-la com fome. Mas como ela tem respondido tão bem, acho que posso fazer uma tentativa.

O jantar mais tarde é IMPOSSÍVEL! Ela chega faminta da escola e não aceitaria em hipótese alguma protelar a refeição. E fico com medo de tirar o leite noturno e deixá-la com carência do cálcio necessário a sua idade.

Obrigada pela atenção.

Beijo,

Jana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...