quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Leti, sob o olhar dos psicólogos da Ciranda...


Letícia tem sido acompanhada na Ciranda a quase dois anos, mostrando grandes avanços desde a sua chegada, sobretudo na relação que estabelece com as pessoas e o mundo ao seu redor. Uma linguagem cada vez mais própria, estruturando frases, questionamentos e expressando seus sentimentos e interesses com maior eficiência, assim como compreendendo facilmente a fala que lhe é dirigida. Algumas vezes suas vocalizações são apresentadas na forma de estereotipia musical, na medida em que faz uso da mesma música (canção da branca de neve ou “parabéns para você”) e ritmo para dizer o que quer. Neste momento realiza um balanceio para frente e para trás do corpo. No entanto rapidamente se volta ao outro quando convidada a jogos de pergunta sobre princesas, instrumentos, palavras em inglês, dentre outros conhecimentos.

            Apresenta hoje maior controle do corpo e uso do mesmo com maior propriedade, uma vez que no início do tratamento ficava deitada muito tempo e resistia andar. Atualmente salta, corre e realiza movimentos finos com habilidade, porém algumas vezes utiliza o corpo para resistir em participar das atividades motoras, jogando-se no chão e se balançando. Leti prefere atividades em mesa, jogos de raciocínio como quebra cabeça e de encaixe, perguntas e respostas, desenho livre ou dirigido. Neste aspecto Letícia também tem apresentado grande avanço, identificando letras e palavras, mostrando conhecimento de figura humana e personagens de histórias e desenhos, conhecendo números e alguns conceitos (formas, opostos como maior e menor, alto e baixo, etc., cores, sequência), associando, classificando e discriminando com facilidade.

            Letícia mostra uma grande fixação por comida solicitando para lanchar de maneira indiscriminada e a qualquer momento, chegando a apresentar comportamentos compulsivos no lanche pegando a maior quantidade possível para colocar na boca de uma vez, pegando comida do chão ou mesmo do lixo. Nestes momentos precisa da presença de um adulto para que tenha controle de seu comportamento (ou mesmo seja feita uma contenção) para que se alimente com calma e possa estar junto ao grupo de outras crianças sem comer outros lanches. Apresenta grande autonomia para lanchar, usando instrumentos como garfo, abrindo vasilhas e copos com habilidade e uso de duas mãos. Ainda está em processo de controle de sua mastigação, geralmente engolindo rapidamente o alimento colocado na boca e retirando parte dele para o dedo pressionando-o sobre a mesa para amassá-lo fora da boca.


            Em alguns momentos durante as atividades ela tem se agredido (morder, bater em si mesmo no rosto, retirar machucados ou feridas existentes anteriormente, coçar o mesmo local provocando irritação, etc.) e agredido a outras pessoas que impedem que ela se agrida. Mesmo compreendendo a fala e entendendo o que o outro diz ela ainda mantém este comportamento e chora ao sentir dor após sua ação. O mundo do faz de conta está muito presente em sua vida, o que auxilia bastante em algumas intervenções e o que torna Leti super divertida e carinhosa com todos a seu redor. Cheia de frases e palavras, é comum ela utilizar algumas expressões para resolver seus problemas e dificuldades como, por exemplo, dizer “vamos fazer um acordo” para não precisar fazer algo que não queira pedindo algo novo ou de seu maior interesse.  Da mesma forma, compreende regras muito bem e algumas vezes busca burlá-las ou provoca ações que as contrariem, geralmente esperando que outra pessoa chame a atenção de sua conduta inadequada.

            Com um vocabulário cada vez mais extenso e grande curiosidade sobre o mundo, Letícia tem mostrado grande interesse em fazer novas atividades e disposição para estar com o outro. Adora histórias, reconta sempre que solicitado e mostra avanços em seus processos mentais de percepção, atenção e principalmente memória.
           



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...