domingo, 2 de agosto de 2015

Teste de Paciência

O domingo por aqui começou com a atividade de casa de Leti. Quando a vi, suspirei aliviada, convicta que estaria pronta em tempo recorde, já que tinha certeza que estava fácil, fácil para minha pequena.
 
Tratava-se de um poema de Caio Hiter, escritor que vem sendo trabalhado por todas as turminhas da escola, e que na próxima semana a estará visitando.
 
O processo de adaptação curricular, previsto pelo MEC para as crianças de inclusão, determina que as atividades sejam adaptadas, considerando o estágio cognitivo e as dificuldades que porventura apresentem.
 
Recentemente, sugeri à professora que priorizasse para Leti atividades que apelassem para o seu potencial criativo, por acreditar que esta é uma área que pode, se bem estimulada, render bons frutos.
 
Dentro deste propósito, ela vem enviando atividades de interpretação e produção de texto, para as quais tenho sentido que Leti apresenta uma menor resistência.
 
Mas hoje ela acordou na vontade de azucrinar o meu juízo...
 
O texto era este:
 

A pergunta era: quais os animais que foram citados no poema? A seguir, deveria desenhá-los.

Li o texto uma vez, antes de ver a pergunta. Depois de ler, li novamente, dando ênfase aos animais.

Ela resistiu e não respondeu. Disse que queria lanchar. Mas ainda não era hora do lanche. Assegurei que depois da atividade lancharíamos. Então ela quis assistir TV. E ver o pai. E fazer sabe-se-lá-mais-o-quê. Tudo, menos a atividade. E eu lia. Relia. E confesso que me admirei hoje pela paciência. Sem falsa modéstia (rs). Juro que tive vontade de gritar, brigar, pegar pelo pescoço, mas, mentalmente, contava até mil, mantinha a calma e lia o poema mais uma vez.
 
Então ela resolveu responder: porco!
 
Porco????? Onde tem porco aqui, Leti??? Cara de paisagem...
 
Mais algumas investidas e uma nova resposta: Boi!
 
Desta vez, mudei a estratégia. Não, não tem boi aqui, mas você pode fazer o SEU poema sobre o boi. Que tal? E saiu um textinho, sem qualquer intervenção minha:
 
 
 
Ela, parecendo gostar da brincadeira, deu outra resposta: Gato! E mais um texto produziu:
 


Por último, uma produção sobre sua última resposta:


 
O pai chegou do futebol, nos arrumamos para o passeio matinal, ela saiu sem lanchar e, no carro, depois de me ouvir contar a saga do teste de paciência para o pai, ao ser questionada por ele sobre o animal de que tratava o texto, respondeu sem hesitar, pestanejar e sem uma releitura: - O Rato!
 
Agora me diz o que faço com esta menina...
 

Um comentário:

Luciana disse...

Deixa fazer a atividade c Samir, amiga kkkkkk
Espertinha, hein??!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...