quarta-feira, 1 de março de 2017

Feliz ano novo na Bahia!

Dizem que, em Salvador, o ano só começa depois do carnaval.
 
Embora eu seja meio avessa aos comentários preconceituosos que envolvem os baianos, percebo que, de fato, a vida toma um ritmo diferente depois do carnaval. Mesmo para aqueles que não (mais) se aventuram nos festejos momescos, como eu.
 
Vou aproveitar, então, o clima de ano novo para falar um pouco sobre os nossos planos para Leti, neste novo ano.
 
Desde o início do ano estamos repensando algumas rotinas de Leti para o ano de 2017.
 
Antes do início do ano letivo, tive oportunidade de conversar com sua psicóloga, com sua pedagoga (que já está atendendo-a duas vezes por semana), com a equipe da Ciranda e com a diretora de sua escola. No início de fevereiro, a equipe terapêutica pôde se reunir, por Skype, com seu psiquiatra e, no sábado que antecedeu o carnaval, eu pude me reunir com toda a equipe da minha pequena (psicóloga, pedagoga, TO´s da Ciranda, acompanhante terapêutica - AT - e psicóloga da escola) para pensarmos juntos o que queremos para Leti neste novo ano, e como fazer para atingirmos nossos objetivos.
 
A equipe está, sem dúvida, mobilizada e motivada!
 
A ideia é conectar a rede para que todos que lidam com Leti saibam o que o outro faz e para que tentem uniformizar, na medida do possível, o discurso na interação com ela.
 
Foi lindo perceber o esforço, no momento de compatibilização das agendas, de cada uma para se fazer presente naquele primeiro e histórico encontro.
 
Foi emocionante passar uma manhã de sábado com todas aquelas profissionais maravilhosas e comprometidas, pensando em estratégias para favorecer (ainda mais) o desenvolvimento da minha pequena.
 
Falei um pouco das minhas expectativas e frustrações e, daí, iniciamos um diálogo sobre as perspectivas para este ano.
 
Cada uma, com seu olhar e com sua experiência, falava de uma Letícia inteligente, perspicaz e impetuosa, com quem se relacionavam dentro do seu respectivo ambiente de atuação, e com quem eu me sentia intimamente familiarizada.
 
Conversamos sobre a consulta com o psiquiatra, sobre seu processo cognitivo, sobre sua sensibilidade para perceber as pessoas mais vulneráveis a seus sedutores pedidos, sobre suas dificuldades e seus avanços...
 
Visando aperfeiçoar a interlocução entre os profissionais, decidimos manter o grupo de whatsapp que criamos para viabilizar o encontro (sem a minha participação, já que sou mãe e não profissional) e proporcionar encontros regulares entre a AT e sua pedagoga (duas vezes por mês), e entre a AT e a Ciranda (uma vez por mês). A pedagoga também sugeriu fazer uma visita à Ciranda, para conhecer melhor o trabalho desenvolvido lá com Leti, como também dar seguimento às conversas que já vem mantendo com a psicóloga, e ampliar o diálogo com a escola.
 
E por falar em escola, a primeira impressão da professora deste ano foi ótima!
 
Já começamos a estabelecer uma relação de parceria e sinto que teremos um ano proveitoso!
 
Com poucos dias de aula, Leti já trouxe atividade para casa de português, matemática, ciências, história e geografia, fazendo com que eu consiga ficar a par dos conteúdos que estão sendo trabalhados em classe com a sua turma, para poder acompanhar seu processo de aprendizagem.
 
E sinto que minha pequena está mais aberta a este processo. Está menos resistente às atividades (embora não se voluntarie para fazê-las), e tem demonstrado, em casa, conhecimento sobre os conteúdos trabalhados em sala.
 
O ambiente está, sem dúvida, propício a grandes voos. Minha empolgação extravasa de meus poros. A motivação e o engajamento da equipe são contagiantes. E Leti, envolta de tanta energia positiva, segue respondendo à altura.

Um comentário:

Jefferson dos Santos Mascarenhas disse...

Que bom. Fico muito feliz com as boas expectativas. Que Deus abençoe vcs e guie para o melhor caminho na educação desta princesa. Bj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...