sábado, 20 de julho de 2019

Um Novo Ano Novo

Uma nova fase se inicia por aqui. Como tantas outras, é verdade. Tendo a oportunidade de reler alguns posts e de relembrar alguns momentos pelos quais passamos com Leti, dei-me conta de que os últimos ciclos pelos quais passamos têm sido assustadoramente regulares. Um início de ano bom, motivante, repleto de expectativas; daí uma gripe, uma desorganização comportamental, um aumento de sono, de indisposição, de medos e... foi-se o primeiro semestre! Produtividade baixa na escola, limitação das programações de lazer, comprometimento de relações sociais. Com certa alteração na gradação de cada uma das características.

Mas no meio do ano parece que o ano começa de novo. As coisas começam a voltar ao eixo, ajustamos medicações, estabelecemos novos combinados, a energia parece se renovar e reverberar de maneira mais positiva.

O final do primeiro semestre foi especialmente difícil por aqui. Tirando uns ou outros episódios isolados, afinal habitamos um universo diverso, que abriga um sem número de possibilidades que coexistem dentro do intervalo que medeia os extremos do excelente e do péssimo, tivemos viroses demais, medos demais, disposição de menos. Para quase tudo. Para exercitar o corpo, para se comprometer com o aprendizado, para se aventurar pelo mundo. 

Mas nosso ano se renovou e, como nos dois últimos anos (até onde consegui levar meu exercício de memória), o segundo semestre trouxe novos ares e mais alento a nosso coração.

A saúde da minha pequena se restabeleceu, seu sono se ajustou mais aos padrões de normalidade (permitindo-a ter uma recuperação plena de energias), seu interesse pelo mundo voltou a se alargar, e, consequentemente, sua disposição e comprometimento com o aprendizado foram resgatados, anunciando que bons dias estão por vir.

E como pais e profissionais atentos que somos, estamos procurando extrair o máximo de proveito da boa fase, investindo, principalmente, em dois grandes vetores: perda de peso e alfabetização!

Em relação ao primeiro aspecto, aproveitando que os problemas de saúde resolveram dar uma trégua, passamos a cobrar mais engajamento de Leti na atividade física: ela retomou as aulas de natação que ficaram prejudicadas com a sucessão de crises respiratórias que teve e, ao lado delas, estamos acrescentando caminhadas na esteira.

Aqui vale abrir um parêntese. Por algum tempo, conseguimos manter com Leti a regularidade de caminhadas pelo condomínio que duravam cerca de 30 minutos. Mas de uns tempos para cá ela tem demonstrado uma insegurança gravitacional absurda ao se expor a ambientes externos e passou simplesmente a empacar ou se jogar no chão quando saía para estas caminhadas.

Percebendo que o medo transcendia a preguiça, e que precisava aproveitar a boa fase, chamei minha pequena para um papo sério, certa do seu nível de compreensão em relação ao tema, e, demonstrando que notava sua dificuldade nas caminhadas externas e sinalizando a necessidade de manter a atividade física para melhorar sua saúde, propus a caminhada na esteira.

Percebendo que teria que optar por uma das duas, escolheu a esteira. Começamos com caminhadas de 10 minutos, a 2km/h e temos incrementado um pouco a cada dia, com a meta de chegar a 30 minutos a uma velocidade regular (que ela nunca conseguia manter ao caminhar pelo condomínio) de 4km/h. Atualmente, temos conseguido, a muito custo, e com a ajuda de vídeos do youtube da Xuxa,   caminhadas de 20 minutos a 3km/h.



Aliado à atividade física, resolvemos investir em uma nutricionista. A mesma que tem me acompanhado desde março e me ajudado muito na difícil meta de melhorar os hábitos alimentares e  promover a redução do meu peso.

Estamos bem no início do trabalho com ela, na primeira semana do novo cardápio, na verdade, mas as coisas têm andado melhor do que eu previa.

Ela é mais uma profissional que entra na vida de Leti provida de um comprometimento com seu desenvolvimento que chega a me emocionar. De verdade! Avaliou atentamente todos seus exames laboratoriais, teve uma longa conversa com sua psiquiatra, foi extremamente acolhedora e compreensiva com Leti no dia da primeira consulta e tem se mostrado uma grande parceira nossa desde esse dia.

Elaborou um cardápio balanceado, que dosa alimentos e vitaminas necessários à melhoria de indicadores laboratoriais da minha pequena, contemplando, ainda, delícias saudáveis que têm trazido mais felicidade a seu dia a dia.

No dia em que ela me mandou o cardápio, fiz questão de imprimir, sentar ao lado de Leti para lermos juntas tudo o que ali estava escrito.

Ao final, a única observação dela foi: - Hummmmm, tia Thiala deixa muitas coisas gostosas!!!

 


Quase morro de amor!

E como ela tem me surpreendido! Aceitado alimentos que não consumia, demonstrando consciência em relação aos novos ajustes, apresentando até mais moderação.

Acho que essa história ainda renderá novos lindos capítulos...

Em relação ao segundo aspecto, percebi, durante o recesso junino, que Leti estava fazendo uma "leitura" fotográfica de vídeos que queria pesquisar no youtube.

Explico. Um dia, enquanto almoçava na casa da minha mãe, ela me pediu para pesquisar um certo vídeo no youtube para ela. Quando cliquei na lupa de pesquisa, imediatamente, apareceu uma lista com os últimos itens pesquisados e, espantosamente, ela conseguiu identificar, fora de ordem, cada um que pedi: pat a cake, trick or treat, johny johny, one little zombie, humpty dumpty... Sim, tudo em inglês. Não preciso falar do quão espantada fiquei.

Sinalizei para sua monitora da escola e pedi para conversar com a professora a respeito. Já até agendamos uma reunião para a próxima quarta para trocarmos figurinhas.

Mas antes mesmo da reunião, a professora já tem mudado as estratégias das atividades da escola, e aproveitado para explorar essa sua memória fotográfica. Fiquei emocionada no último fim de semana, quando a atividade era formar as palavras correspondentes às imagens coladas no caderno, usando sílabas enviadas em anexo, e ela simplesmente pegou TODAS as sílabas corretas para escrever as palavras. Um progresso absurdo para minha pequena em direção a nossa grande meta para ela.



Diante deste cenário tão promissor, só me resta nos desejar um ano novo extraordinariamente feliz!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...