domingo, 7 de agosto de 2011

Devaneios de Uma Mãe Especial Grávida (editado)

Há 15 dias, fui com mommy fazer a translucência nucal do meu bebê, exame que estima o risco que o feto tem para síndromes genéticas, em particular a Síndrome de Down.

Na época de Lipe, nunca tinha ouvido falar do exame; na de Leti, quando fiquei sabendo da sua existência e pedi ao médico uma solicitação para fazê-lo, já havia passado a época mais recomendada para sua realização (até 14 semanas incompletas e comprimento cabeça-nádega do bebê de até 84mm - Leti já estava com 14 semanas e 4 dias e com CCN de 89mm).

O resultado do exame de Leti foi normal e, sinceramente, não acredito que fosse detectada alguma alteração se o exame houvesse sido feito tempestivamente. Acho pouco provável que esse exame fosse mais preciso que todos os outros, tão sofisticados, que fizemos, com Leti já fora da minha barriga.

Apesar da expectativa de alguns amigos em relação à TN do meu bebê, eu, no meu íntimo, não acreditava que o exame pudesse apresentar alguma anormalidade. Minha expectativa maior, confesso, era em poder ver o sexo do bebê.

E, como previa, o exame foi absolutamente normal. Achei o médico desta vez bem mais criterioso que a que fez o exame de Leti. Seu laudo minucioso comprova a minha constatação.

Durante o exame, falei das minhas perdas anteriores, da mola que fiz na segunda perda, da situação de Leti. Acho que isso fez com que ele fosse ainda mais cuidadoso.

Ao final, ele falou que eu podia ficar tranquila em relação ao exame, mas reconheceu que isso talvez não me tranquilizasse totalmente.

E, de fato, não tranquiliza.

Embora evite falar, e até pensar no assunto, lá no fundo, fica aquela preocupação de que o bebê tenha as mesmas restrições que Leti. E o pior: não saberei imediatamente, porque o atraso não se apresenta logo ao nascer, mas com o passar do tempo, quando as habilidades motoras e cognitivas não vão se desenvolvendo no ritmo normal. Portanto, essa dúvida ainda me acompanhará por algum tempo...

Mas, nenhum dos dois médicos geneticistas conceituados que havia questionado contra indicou uma terceira gravidez. Disseram que, como Leti não tem diagnóstico, não há como prever a probabilidade do próximo bebê nascer com as mesmas características. Por isso, resolvemos correr o risco.

Como disse aqui, nenhuma mãe grávida deseja ter um filho especial. Mesmo as que sabem que um filho especial traz tanta felicidade como um filho típico, como é o meu caso. Mas a certeza de que eles terão um futuro com mais restrições e dificuldades nos deixa preocupados e faz com que desejemos trilhar o caminho, teoricamente, mais fácil.

Seja como for, estou aqui para receber este bebê como Deus planejou enviá-lo para mim. Sou mãe por vocação, sem falsa modéstia, e estarei preparada para desempenhar, mais uma vez, da melhor forma possível, o papel que mais me realiza na vida: o de mãe.





4 comentários:

Mariana - viciados em colo disse...

jana,
tenha ou não tenha experiência prévia, toda grávida tem esses pensamentos, mas poucas confessam. eu sempre tive, sempre tentei lidei racionalmente com eles, assim como vc fez neste post.
pensando agora, concluo que deve ser um tipo de preparação inconsciente para o por vir... sei lá.
beijoca

Sheilla Amorim A Mascarenhas disse...

Amiga linda, quando soube da sua gravidez, pensei: "Senhor, será bem puxado pra Jana, com dois bebês!! Porque eu vivo essa experiência, e me preocupei com a atenção que terá que dividir entre 3! Em fases e realidades diferentes...Ahhhh, mas Jana é tão dedicada, que com certeza vê mais o lado do prazer de ser mãe!"
Me preocupei com você, naturalmente, mas em momento algum, quando na praia me falou sobre o exame aos 3 meses de gestação que iria fazer, me veio essa preocupação sobre o resultado, juro! Tenho fé em Deus e a certeza de que tudo se seguirá na mais perfeita ordem com nosso bebezinho que foi gerado e que está crescendo forte e sadio na sua barriguinha, amiga! Cada situação é única, assim como Lipe veio sapeca daquele jeito, Leti com essas conquistas que nos deixam especialmente felizes, agora c certeza virá uma criança bem "danada", pra te deixar "de cabelos em pé"! Usa teu tempo pra descansar, quando for possível, e se cuidar, porque vc merece, e viva cada momento!!!!!! Amamos vocês!

Mari Hart disse...

Oi querida, vim te conhecer! E eu estarei aqui para te acompanhar e torcer por vc desde hoje! Pensamento positivo sempre!

Mães "especiais", uni-vos! Tamo junto!

Beijo grande!

MÃE DO GUI disse...

Jana,

To super ausente da vida de blog e vi que vc está grávida, fiquei mega feliz e lendo esse post, estou mais feliz ainda, saber que está tudo bem. É o seguinte dona Janaina, como vc mesma disse, Deus enviou um presente pra vc e nada de ficar achando isso ou aquilo, pq VC vai saber ser uma ÒTIMA mãe, especial ou não especial!!!
Estou por aqui, me manda e-mail pra gente conversa mais...To na correria...
Bjo PARABÉNS e boa sorte!!! Que |Deus abençoe vcs!!!

Jana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...