terça-feira, 4 de outubro de 2011

Notícias da gravidez

Estou com praticamente 23 semanas de gravidez. Hoje tive consulta de rotina e, para felicidade de todos, vai tudo muito bem com Mateus e com a mamãe aqui.

Na semana passada, fiz a ultrassonografia morfológica do segundo semestre, e, novamente, tudo dentro da normalidade. Foi o primeiro, e talvez o único, exame que o papai pôde acompanhar.

Engordei 4 quilos, em 5 meses de gravidez, o que não é ruim, mas poderia ser melhor, considerando que engravidei com um "pequeno" sobrepeso de 12 quilos (acredite!).

Este mês foi de puro ócio. Vinha mantendo as caminhadas na esteira com alguma regularidade, mas com a viagem, e todo o tumulto do pré e pós viagem, isso acabou ficando relegado a décimo plano, o que significou nenhum diazinho de atividade física neste último mês. Talvez por isso tenha me sentido mais cansada, com a coluna reclamando mais, mais ofegante e tenha engordado mais que os meses anteriores...

Eu, que fui à consulta com minha irmã, que também está grávida, saindo do primeiro trimestre, assumi, junto com ela, o compromisso de, pelo menos, tentar frequentar aulas de hidroginástica, para tentar dar uma aliviada nos sintomas decorrentes do excesso de peso e hormônios no corpo. Vamos ver se cumpriremos o prometido.

Vou precisar tomar vacinas para hepatite B (não sou imunizada) e antitetânica, fazer uns exames de rotina, e outros decorrentes de minha situação em particular: IgG e IgM para toxoplasmose (também não sou imunizada) e teste de tolerência de glicose (por conta de histórico familiar de diabetes).

Precisarei fazer também, a partir da 26a. semana de gestação, um ecocardiograma fetal, pelo fato de Leti ter nascido com CIA e CIV, que fecharam espontaneamente antes do seu primeiro ano de vida.

Mateus tem mexido muito, e isso me deixa em êxtase! Mais do que Lipe e Leti mexeram juntos. Principalmente à noite, quando me deito. Fico viajando com as peraltices do meu pequeno.

Sinto-me emocionalmente mais estável, mas, vez por outra, ainda me pego me questionando se darei conta de criar 3 filhos. A sensação que tenho, às vezes, é que quanto mais filhos temos, menor a qualidade da atenção que lhes dispensamos. Sinto isso, principalmente, quando me lembro de como eu era com Lipe; mais disposta, mais disponível, mais atenta, (mais jovem)... e, como meu tempo para ele ficou mais precário depois do nascimento de Leti.

Por outro lado, sinto que tenho com ele uma relação fortalecida; vejo inúmeras virtudes em meu pequeno que acredito serem fruto da saudável relação familiar que diariamente tentamos construir.

Sinceramente, ainda não sei se darei conta, mas, na maior parte do tempo, isso não me aflige. Estou disposta a esperar que cada coisa aconteça ao seu tempo, e peço a Deus paciência e sabedoria para trilhar o caminho certo.



Olha uma "foto" do meu pequeno, que, ao exame, já mede 23cm - um rapaz!

Obs: Notícias de Leti.
Hoje fomos à dentista. Ela falou que a cicatrização está ótima, mas que ainda reclama cuidados. A boca estava "podre", porque eu confesso que estava sem escovar seus dentes desde o domingo, com medo de machucá-la ainda mais.
Ela fez uma escovação criteriosa, prescreveu uma limpeza com bicarbonato de sódio por 5 a 6 vezes ao dia, para manter a boca menos ácida, orientou como fazer a escovação (que hoje à noite já fiz com mais segurança), manteve alimentação líquida e pastosa, com preferência a alimentos gelados, recomendou atenção redobrada com os objetos que vão à boca e com a limpeza das mãos (já que chupa os dedos), aconselhou ainda não levá-la à escola e pediu que retornasse na sexta feira para uma nova avaliação. O aspecto ainda está terrível, mas pelo menos tudo está correndo bem.

3 comentários:

Ana Paula Pacheco disse...

Que lindo Jana!
Parabéns!
Com certeza dará conta de 3 e muito mais! És uma mãe muito amorosa e seus filhos são muito lindos!
Toda felicidade deste mundo a todos!
Da amiga distante,
Ana Paula

Anônimo disse...

Janaaaa!!!
Como pude ficar tto tempo sem passar por aqui? Nem sabia desta novidade, guria! Vc me perdoa?

Nossa, não tenho conseguido visitar todos os blogs nem responder todos os comentários... fiquei tão sentida por só agora descobrir que vc está grávida, que é mais um menino... Parabéns, viu?!

E é claro que vc vai dar conta de tudo sim. Parece que não, parece um monde de coisas quando estamos grávidas, mas depois, tudo vai se encaixando neh?!

Boa sorte, viu?!
Beijo grande
Ju

aprendendoasermae disse...

Jana,fico muito feliz em saber que vai tudo tranquilo com sua gestação e por tabela saber que Lipe e Leti vão bem tambem.Tudo de bom para sua linda familia!
Beijos!
Carol,Bruna e Bira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...