sábado, 14 de abril de 2012

Ai que saudade que dá

 

Leti desde ontem anda com uma saudade... Parece até mentira, Leti demonstrando sentimento de saudade. E pior (aliás, melhor): sem ser por mim, nem pelo pai, pessoas com quem ela mantém o vínculo mais forte.

Ontem à noite, quando estávamos no quarto de Mateus, ela cantava: - Pepeu, Pepeu, cadê você, Pepeu? Pepeu, Pepeu, cadê você, Pepeu?

No início, cheguei a pensar que ela cantava Teteu, já que foi com este nome que inventamos a paródia para uma cantiga que ela gosta. Mas a repetição dela não deixava dúvidas.

Achei lindo e comentei: - você está com saudade de Pepeu, meu amor? Amanhã vamos vê-lo num aniversário.

De manhã, logo que acordou, falou: - você qué Pepeu (leia-se, eu quero, já que ela faz inversão pronominal).

Saudade mesmo!

Pepeu é seu primo, filho dos seus dindos, Samira e Zeca, irmã e cunhado de Samir.

Apesar de Leti não se relacionar muito bem com crianças (é, normalmente, indiferente a elas), ela sempre teve uma relação diferente com Peu. Lembro-me do primeiro momento de interação. Foi em minha casa. Pepeu corria e ela corria atrás rindo. Ele, percebendo que ela se divertia, desbravava outros cômodos da casa, ao que era seguido por ela às gargalhadas. Foi um dia lindo, marcante!

O relacionamento com crianças é difícil porque é imprevisível. A criança não sabe que precisa abordar Leti com mais calma, com poucos estímulos, dando-lhe tempo para a resposta. A criança é espontânea, enérgica, egocêntrica e, num primeiro conflito em uma brincadeira, a tendência é que Leti recue, por não saber como se portar e não ter interesse em se fazer impor (vai até o fim se for por uma disputa de comida).

Peu é um garoto esperto, ativo, interessado. É também muito carinhoso e, por incrível que pareça, não demonstra ciúme, nem egocentrismo com Leti (o que seria normal para sua idade). Está sempre lhe incluindo em suas atividades, oferecendo seus brinquedos, convidando-a para estar com ele. Só se zanga quando monta um quebra cabeça e ela desmonta (e eu fico olhando achando ótimo, porque é mais uma demonstração de interação). Mas, até nestes momentos, a sua repreensão é tão doce que mais parece um convite para fazer de novo (rs).

E, sem que ninguém tenha lhe ensinado, sem ter qualquer compreensão do que é ser uma criança especial, sem se importar com as diversas vezes em que seu convite para brincar ecoou no vazio, Peu nunca desiste de demonstrar, com um amor enorme que transborda de suas atitudes, o quanto lhe é importante a companhia da priminha.

É um amor (altamente correspondido, hoje não tenho dúvidas) para a vida toda!

 

IMG_1262

IMG_0944           IMG_0943

Um comentário:

Samira disse...

Se tem uma coisa q me alegra (e me orgulha) é a relação de Peu c Leti... Fico impressionada como ela brinca c ele!! Corre atrás gargalhando!!! E ele pergunta por ela freqüentemente. Ele ama a priminha, acha engraçada e gulosa, qd vai pra aniversario sem ela, tem vontade de levar um pedacinho do bolo pra ela. Deus nos agraciou c nossos filhos, q bom q eles poderão ser amigos!!!
Minha dindinha, eu tb estou c saudades!!!! Queremos te ver hj!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...