sexta-feira, 13 de abril de 2012

O bê-a-bá da Babá

Estamos em processo de contratação de babá. E se tem uma coisa que detesto é essa fase de entrevista-experiência-treinamento de babá.

Não sei entrevistar, não gosto de explicar o trabalho, de dar orientações... Queria tanto que existisse um manual que as ensinasse como trabalhar direito...

Principalmente porque o trabalho com Leti não é fácil. A babá precisa ser mais animada, mais paciente, mais qualificada e mais comprometida, para estimulá-la corretamente, ludicamente e constantemente.

Pensando nisso, e depois de passar por duas experiências mal sucedidas em três semanas, decidi criar o meu manual. Na verdade, não é um manual propriamente dito, mas diretrizes para nortear o trabalho da babá que se habilitar a vir conviver conosco e cuidar da minha pequena.

São 25 diretrizes normativas (seriam 10, depois 20, finalizei em 25), que, após, checagem de referência e uma entrevista bem mais ou menos, serão entregues à candidata. Ou, se eu optar por não entregar, servirão como cola para as minhas orientações iniciais.

Vamos a elas.

1- Cuidar de Leti não é fácil! Você precisa gostar de criança, gostar de brincar, ter sensibilidade para entender o que ela quer, e criatividade para envolvê-la na atividade que ela não quer fazer, quando ela precisar ser feita naquele momento.

2- Trate Leti com carinho. Se ela se sentir a espontaneidade do seu carinho, será mais fácil aceitar brincar com você.

3- Nem sempre que Leti pede comida, ela está com fome. E, como ela pede constantemente, demonstre que entendeu o que ela falou, diga que ainda não é a hora e proponha alguma atividade interessante. Se possível, até uma brincadeira com a comida que ela mencionou (ou com uma boneca, ou com um bichinho, ou com um jogo, ou um livro que trate daquela refeição, ou algo relacionado que passe por sua cabeça na hora).

4- Procure deixar o ambiente no qual Leti circula livre de migalhas e farelos para que ela não os fique manuseando e esqueça da vida. Se perceber que ela encontrou algo e se isolou em seu mundo para manipulá-los, prontamente limpe o local e suas mãos e proponha alguma atividade.

5- Evite dizer NÃO a Leti. Se ela faz algo que não deveria, tente envolvê-la com outra coisa, deixando o NÃO para as situações que possam comprometer sua integridade física (como bater com a cabeça em lugares ou morder o próprio braço, por exemplo).

6- Estimule SEMPRE a autonomia de Leti. Faça com que ajude a colocar e tirar a própria roupa e sapatos; tente que ela carregue sua mochila; peça sua ajuda para pentear seu cabelo; peça sua ajuda na hora do banho; auxilie para que ela abra seu creme dental, seu perfume, os estojinhos de materiais escolares, e tudo mais que fizer parte da sua rotina e precise ser aberto e fechado.

7- Deixe que ela coma sozinha, mas controle a quantidade de comida que ela leva à boca e impeça que ela use a comida para brincar ou fazer porcaria (mantendo o local e suas mãos limpas).

8- Aproveite os horários em que Leti está mais disposta (logo que acorda, ou depois de comer) para fazer as atividades propostas por suas terapeutas e para brincar com ela. Dê preferência a brincadeiras que possam lhe ensinar alguma coisa, como jogos de encaixe, de pareamento, brincadeiras que exijam algum esforço motor, brincadeiras de faz de conta.

9 - Tente entender o que Leti lhe diz,  valorize sua manifestação, mostrando que lhe entendeu, e, na medida do possível, faça algo relacionado ao que disse.

10 - Quando for brincar com Leti, mostre o quanto você está motivada com a brincadeira, usando diferentes tons de voz e de expressões faciais. Se ela perceber que você não está animada, dificilmente vai se animar também.

11 - Brinque com Leti com uma coisa de cada vez.

12- Brinque com Leti, preferencialmente, sentada à sua mesinha.

13- Use a música em suas brincadeiras. Leti adora músicas.

14- Converse muito com Leti. E lhe dê o máximo de informações que acha que ela possa compreender. Números (quantidade das coisas), cores, conceitos (em cima, em baixo, dentro, fora, grande, pequeno, ligar, apagar...), nomes das coisas que fazem parte da sua rotina...

15- Sempre que possível, lhe dê o direito de escolha. Se vai brincar, dê duas opções de brinquedo; se vai vestir sua roupa, dê duas opções de roupa; se vai ler um livro, peça que escolha o livro (ela adora livros!); se vai assistir um dvd, também lhe dê duas opções.

16- Quando for ler um livro para ela, sente-se ao seu lado, para que ela possa acompanhar a leitura do livro, dê o tempo que ela precisar para apreciar as ilustrações e fazer seus comentários e, ao ler o texto, vá passando o dedo por debaixo das palavras para que ela associe que o que você está lendo está naquela parte do livro.

17- Deixe os dvd´s para os momentos em que ela estiver cansada e indisposta para brincar e não a deixe só. Sente-se ao seu lado e faça comentários sobre o que estão assistindo.

18- Tire um momento do dia para as atividades artísticas. Dê preferência ao uso de lápis de cor, canetinhas coloridas, tintas e evite gizes de cera e massinhas de modelar. Corrija a maneira de segurar o lápis e estimule-a a desenhar. Se ela pedir para que você desenhe algo, faça um desenho simples e, imediatamente, lhe devolva o lápis, pedindo para desenhar algo que possa compor  aquela cena. Valorize seu rabisco, dizendo que é aquilo que você queria que ela desenhasse (um bolo, por exemplo), mesmo que seja um simples rabisco, e festeje com animação. Ao final, escreva o nome dela na produção e peça que ela leia (ela dirá: LE-TI-CÍ-A).

19- Use seus adesivos nas atividades artísticas, para trabalhar conceitos e escolha. Peça para ela escolher o adesivo, faça desenhos e peça para colar dentro ou fora do desenho, em cima ou embaixo dele...

20- Aproveite uma hora do dia para brincar de pega pega, de esconder, de atirei o pau no gato, de jogar bola, para dançar.

21- Quando Leti estiver se balançando para frente e para trás, tente estimulá-la a brincar de algo que goste. Se ela continuar, brinque, imitando-a. Logo que ela pare, proponha outra brincadeira.

22- Se ela ficar se deitando no chão na hora de brincar, coloque-a na mesinha, se souber que ela não está cansada, ou, se estiver cansada, avalie se vale à pena ler um livrinho, ou se está na hora de colocá-la para dormir.

23- Quando ela pedir por remedinho ou perfume, ela está querendo frascos que encontra em nosso banheiro. Se tiver encerrado uma brincadeira, estiver cansada ou entediada, deixe que brinque com o frasco por um tempo e depois guarde-o para brincar de outra coisa.

24- Na hora de dormir, cante para ela e faça uma "cosquinha" em seu braço (alisando da mão em direção a sua axila).

25- Lembre de levá-la ao penico sempre após as refeições principais e antes do banho.


É claro que estas orientações não exaurem tudo que eu precisaria dizer a uma babá que se proponha a cuidar de Leti, mas elas reduziriam, e muito, as intervenções que eu precisaria fazer, ao longo do dia, quando as duas estivessem juntas.

E você, tem alguma sugestão para melhorar a minha lista?

Um comentário:

Vaneska disse...

Amiga... Logo no primeiro parágrafo me identifico totalmente: não tenho paciência, não gosto de ficar repetindo, até acho que não sei orientar... Acho mesmo que devia existir um manual, rsrs... Estou tentando a quarta só neste ano... Espero que dê certo.
Beijos e boa sorte!
Van.

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