segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vinte e Dez

Hoje pela manhã, antes da babá chegar, e enquanto amamentava Mateus no sofá da sala, observava Leti que se esbaldava no chão com as migalhas remanescentes da janta da noite anterior.

Eu olhava, meio sem ver, entretida com mil coisas ao mesmo tempo. Até que ouvi ela falando vinte e...

Neste momento, parei e passei a prestar atenção e ainda tive tempo de ouvir: vinte e sete, vinte e oito, vinte e nove, vinte e dez.

Fiquei estupefata!

Nem sabia que ela conhecia o número vinte. Sempre contamos até o 10, seus livrinhos vão, normalmente, até o 10, é até o 10 que ela identifica os algarismos.

Não sei com que número ela iniciou a contagem. Mas, com certeza, não foi no 1; eu teria percebido antes. Também não acredito que tenha sido antes do 20, já que ela não conhece os números entre 11 e 19 (será?). O mais provável é que tenha começado no vinte e alguma coisa, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha: onde ela aprendeu esses números?

Como minha filha nos surpreende a cada dia, mostrando saber coisas que não imaginávamos que sabia... Como episódios como este me deixam feliz e me motivam a estimulá-la cada vez mais...

E, ainda que o número estivesse errado, o raciocínio estava corretíssimo, e de acordo com a lógica das crianças que aprendem a contar. 

Lembro-me que na época de Lipe, a coordenadora da escola e as professoras relatavam, com muita naturalidade, como era comum as crianças se confundirem com os números fechados (vinte, trinta, quarenta...), fazendo associações com o 10. Lipe não apresentou esta dificuldade, mas muitos de seus colegas, sim, e agora, vivendo esta experiência com Leti, e lembrando-me daquela época em que meu primogênito era só um trisquinho de gente, fico feliz de perceber que este novo ciclo que vivo com Leti segue o mesmo rumo trilhado por seu irmão e tem grandes possibilidades de êxito.

imagem daqui

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jana!!!

Já embalei suas matrioscas viu?! Quero ver se depois mais consigo ir ao Correio postá-las!

Quanto ao post de hoje, penso mesmo na sua alegria em ver a contagem da Leti! A lógica é essa mesma, Luquinhas tb fazia assim, e ainda hoje se perde em algumas contagens.

Ela está cada vez mais esperta né, Jana?! Mérito de todos, seu, dela, da família toda que está sempre junto!

Beijão pra vcs
e uma ótima semana!

Mariana - viciados em colo disse...

Jana,
para mim a "dificuldade" expressa sofisticados mecanismos de lógica. lembre que para o franceses 80 é 'quatro-vinte'... é ainda melhor do que ela saber que é vinte: pra mim é a demonstração que entendeu toda a lógica da sequencia numérica!
beijoca,
Mari

Ioly disse...

Oi Janaína, que família linda a sua.
Muito esperta sua pequena, a minha Yasmin tem 3a7m e se embaralha toda depois do 10... rs
Estamos próximas sou baiana de Ilhéus.
Menina, vc ganhou as matrioscas da Ju?!
Parabéns sortuda!
bju e boa semana

Unknown disse...

Oi Janaina
Vc me perguntou lá no blog como faço as artes... eu uso um programinha chamado Photo Filtre, achei ele mais simples do que o Corel ou outro de edição, não entendo muito disso não, vou fuçando e vendo se fica legal. Aquelas imagens lá no blog são todas pesquisadas na net, não são minhas ainda, mas já tem alguns posts sobre a festa de princesas da Gaby e das coisas que estou produzindo. Se quiser dicas estou aqui. Beijos mil

aprendendoasermae disse...

É bem legal participar e colaborar desse desenvolvimento.
Beijos!

Unknown disse...

Oi querida, então a Silhouette é uma máquina que recorta as figuras, do formato que vc quiser... uma super ferramenta, que tem me ajudado muito na execução da festa da pequena... qualquer coisa me add no msn sylbp@hotmail.com ou no face Sylvia Pereira.
Beijos

Geovana Centeno disse...

Nossa janaina que linda, que emoção hein, eu imaginei aqui, como foi, tava pensando na cena....que maravilha, que sonho..parabens mamae e parabens a Leticia

e com certeza logo logo ela vai estar contanto ate um milhão hehehe, é a nossa esperança né...beijos na Leticia, e nos manos e em vc.

V. disse...

Olá Janaína!

Estou visitando o blo g pela primrira vez e gostei muito. Tenho um garotinho de 1 ano que está com atraso de desenvolvimento global e compartilho muito das experiências expostas por vc...
Seus filhos são lindos!
Beijos!
Pávula.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...