sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Um ano para agradecer - Parte 1



Quem acompanhou minha saga aqui pelo blog sabe que tive um início de ano difícil! 

No início do ano, percebemos um retrocesso nos comportamentos de Leti, que deixou a todos muito preocupados. Seus comportamentos auto-agressivos estavam tão recorrentes que cheguei a aventar a possibilidade de aceitar a prescrição de uma medicação para controlá-los.

Aceitando a sugestão da TO que a acompanha, e que hoje é minha grande referência nos encaminhamentos terapêuticos da vida da minha pequena, a levamos para avaliação com uma psicóloga, que sugeriu algumas intervenções (no relatório que postei aqui e aqui) que foram postas em prática ao longo do ano.

Minha maior dúvida, àquela época, era como operacionalizar seu ingresso no Ciranda (Centro de Integração da Infância), já que isso implicaria na redução da sua participação nas atividades escolares (uma vez que só havia disponibilidade do Ciranda no mesmo turno da escola).

Com um pouco de receio, optamos por investir no Ciranda e mantê-la na escola, durante o primeiro semestre, apenas dois dias por semana, o que se regularizou no segundo semestre, quando foram abertas turmas do Cirando no turno oposto ao da escola.

Findo o ano, posso constatar, com muita alegria e conforto para o coração, que a decisão tomada foi mais que acertada.

O trabalho que o Ciranda desenvolve é fenomenal! Um trabalho verdadeiramente individualizado, com foco na abordagem desenvolvimentalista e que dá resultados inquestionáveis.

Na semana passada, fui para uma reunião de fechamento de semestre com a psicóloga que coordenava o grupo de Leti e com Ana Marta, que, embora não seja mais a TO de Leti, porque Leti não tem mais atendimento individual com TO, hoje ocupa um lugar muito mais importante em nossas vidas, de coordenadora das atividades terapêuticas da minha princesa.

Na reunião, Priscila, a psicóloga, enumerava os avanços de Leti, mostrava vídeos, fotos, desenhos, e indicava algumas estratégias utilizadas ao longo do semestre, para fomentar seu melhor desenvolvimento, em aspectos selecionados para um trabalho mais ostensivo ao longo do semestre.

Em diversos momentos me emocionei ao constatar seu comprometimento, seu empenho, sua sensibilidade, sua firmeza e sua competência para dirigir o trabalho com Leti no Ciranda. Os resultados alcançados, devidamente catalogados, são fruto, certamente, da seriedade com a qual ela assumiu o compromisso de cuidar da minha filhota.

Todo o trabalho desenvolvido, inclusive pelo brincante e pela professora de inicialização musical, foi detalhadamente registrado no relatório de evolução (que anexo na íntegra, com a devida autorização), que logo no início reserva um precioso parágrafo para enumerar todos os progressos da minha pequena apenas neste segundo semestre.

Melhor que ler todos os aspectos nos quais a minha pequena evoluiu, é constatar, na prática, o resultado desta evolução em nosso dia-a-dia.

E é por ter gente especial assim em nossa vida, como Ana Marta e Priscila (e toda equipe do Ciranda), é que, neste fim de ano, agradeço a Deus e peço-lhe, apenas, que encha suas vidas de muita luz, para que continuem sendo instrumento de evolução na vida de tantas crianças.











Um comentário:

Anônimo disse...

É tudo tão apaixonante... O trabalho da ciranda, a evolução de Leti, o compromisso dos profissionais e o amor da família. É muita coisa boa nesse blog. Que Deus abençoe essa criança linda mente todos os dias de 2014!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...