terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VIVA A ROTINA!!!!!

Nem acredito que escreveria isso, mas estou imensamente feliz de ter a minha rotina de volta.

Escola, trabalho, escola, TO, inglês, psicóloga, equoterapia, fono, fisio, musicalização (sim, estou procurando sarna para me coçar), e, ainda, acompanhamento das tarefas de casa, hora de comer junto, de dar banho, de escovar dentes, de brincar, de ler... ufa.

Parece cansativo. E, às vezes, é mesmo. Principalmente quando Leti resolve acordar umas três vezes por noite. Mas é bom poder planejar o dia, a semana, o mês. É bom saber quando terei um tempinho livre para ler um livro meu, para malhar, ou para fazer qualquer outra coisa que me dê na telha.

Sou um ser prolixo. Desorganizada, minha mãe diria enfaticamente. Mas organizada na minha desorganização. Ter uma planilha com os horários dos meus compromissos definidos e com os vácuos representativos dos horários livres me dá uma sensação de leveza inexplicável. Mesmo que estes vácuos sejam super escassos...

E por falar em rotina, não podia deixar de falar que a rotina da minha pequena passou por uma mudança brusca depois de uma visita da sua estimada terapeuta ocupacional.

Ela sugeriu algumas adaptações e nós, cegamente confiantes em seu feeling, as colocamos em prática.

Pois bem. Leti agora dorme em cama, e não mais no seu bercinho (cama com grade de proteção, cercada de almofadas e com cama auxiliar aberta). A ideia é dar-lhe um pouco mais de autonomia ao acordar. Na primeira noite na cama, há uma semana, quando acordei, a encontrei em seu banheiro. Achei o máximo! Mas ontem fiquei péssima. Ela, ainda sonolenta, ao acordar, mergulhou no chão, pelo único buraquinho que ficou desprotegido, no "pé" da cama, e o resultado foi um galo enorme na testa. Arrasada!

Antes, bem antes.



Agora. Dormindo como uma mocinha.

Também não toma mais banho na banheira. Coloquei uma barra no box, um tapete antiderrapante, e ela toma banho em pé, apoiada. Na primeira vez foi um sufoco! Ela não queria segurar a barra, não queria pisar o tapete, flexionava as pernas o tempo inteiro. Precisei me sentar no vaso, para que ela ficasse em pé, fora do tapete, e, apoiada em minhas pernas, tomasse seu banho. Mas, rapidamente, assimilou a mudança e, hoje, vai andando (metade do percurso solta, metade apoiada) para a barra na hora do banho.

Dá para notar o Pablo, a Uniqua e as pinturas com tinta lavável nos azulejos?
 
Passou a fazer duas refeições conosco. Como ela sempre teve horários diferentes dos nossos (sempre comeu mais cedo), acabava fazendo as refeições sozinha em seu cadeirão. Ajustamos a altura do cadeirão para a altura da mesa da casa, retiramos a bandeja, e adaptamos nosso horário (ela come meia hora mais tarde e nós, meia hora mais cedo) para almoçarmos e jantarmos juntos. Foi maravilhoso! É super importante que ela perceba o movimento da família na hora das refeições. Ela está adorando! Principalmente a possibilidade de roubar a comida do irmão (vide video). Ela passou até a comer com menos ansiedade.




Com a volta às aulas, a rotina de Lipe também mudou. Hoje fui para a primeira reunião de pais em sua escola e o que pude extrair, em suma síntese, do encontro foi a premente necessidade de estudar! Estudar todos os dias, no mínimo duas horas por dia, não se limitar às atividades da escola, pesquisar, ampliar conhecimentos... E como sei que, espontaneamente, meu bebezão não terá a iniciativa de enveredar por este caminho, já tracei uma estratégia para organizar sua rotina, que inclui horas de leitura, de pesquisa, de atividades extra relacionadas aos assuntos curriculares.

No ano passado me vi doida, tendo que voltar a estudar para elaborar atividades extra para reforçar seus estudos. Neste ano, fui mais esperta. Pedi, com antecedência, a uma amiga, que tem uma filha um ano mais velha que Lipe, e estuda na mesma escola, que guardasse todas as atividades do ano passado para mim. Tenho, então, um vasto acervo que me servirá de suporte e otimizará minhas noites de sono.

Agora o que me resta é seguir firme na minha árdua missão de transformar meu garoto extremamente inteligente, num garoto voluntariamente estudioso.

10 comentários:

Luciana disse...

Jana

Como fico feliz em acompanhar o progresso de nossa pequena. As conquistas, a rotina, vê-la dormindo ou "bafando" comidinha do irmão...
Saber das orientações dos profissionais que a acompanham....
Obrigada por compartilhar tudo isso de forma tão clara nos permitindo sentir tão presentes no seu dia a dia.
Beijo na gostosa da Leti.
Léo hoje estava falando de vcs (do amigo Lipe, do Tio Samir e da Tia Jana).
Se cuidem.
bjokas

Unknown disse...

Jana, Leti tá uma mocinha, dormindo na caminha,comendo na mesa junto com vocês, que coisa mais fofa!

E aqui em casa tô tentando implementar com Carol o mesmo que vc está fazendo com Lipe. Acho tb que não dá pra se limitar ao que a escola manda pra casa! Ontem vi um bilhetinho da professora na agenda de Carol: "Carolzinha, você precisa melhorar sua letra". Perfeccionista do jeito que sou, quase morri...kkkkk! Prontamente falei com ela que a partir de hoje vamos treinar a escrever melhor!!! Mas uma tarefa para mim kkkk!!!

Bjos amiga!

Sheila Ferraz Chastinet disse...

Parabéns Janaina, grandes conquistas?
Quem é a TO de Leti?Conseguiu marcar com Laura Giotto?
bj

Janaína Mascarenhas disse...

A TO de Leti é Ana Marta, Sheila. Não consegui marcar com Laura, porque está de licença. Tinha marcado com Carmen, mas fiquei chateada porque ela não pôde me atender, e sequer ligaram para avisar. Naquela clínica não vou mais.

Unknown disse...

Janaína que mãe maravilhosa que vc é, te admiro muito, que Deus te ilumine sempre e cotinue abençoando todos vcs! leti é muito fofa!Erika-Serrinha

Janaína Mascarenhas disse...

Érika, querida, bom te ver por aqui. Filhos são presentes de Deus em nossas vidas, temos que tratá-los como tal. Beijo grande.

Sarah disse...

OI Janaína! Passei para ver como andam as coisas e adorei as novidades por aí! Que linda a Leti na caminha e na mesa com vcs. Fizemos as mesmas mudanças por aqui! Bento também dorme na caminha com grade e come com a gente. Só o banho que ainda alterno em pé e na banheira, pois antes de dormir ele toma um banho para relaxar e fica um pouquinho mais brincando na banheirinha. Parabéns pelos progressos da mocinha!
Ah, deixei selinho pra vc lá no blog tá?
beijo

MÃE DO GUI disse...

Oi Jana...
Vim conhecer seu cantinho e pude ver como seus filhos são lindos...
Que conhecidência é essa? Mora em Salvador e se chama Janaína...É destino?

Passa no meu cantinho tb...

Beijos jana

Anônimo disse...

Janaina,

Sou pai de um garoto muito especial chamado Gustavo. Vc tem o contato da Ana Marta? Ela trabalha com floortime? bahia_sergio@yahoo.com.br

Sergio

wackymural disse...

See more great Children room wallpaper.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...