quinta-feira, 17 de março de 2011

Um choro. Um analgésico. E um papai que sabe das coisas.

A avaliação de Leti com Aline Momo hoje, aqui em São Paulo, estava marcada para às 14hs. Almoçamos mais cedo, voltamos para o hotel e tentamos colocá-la para dormir, porque sabíamos que se não dormisse, a sessão não renderia.

Ao retornarmos para o hotel, nada feito! Ficou agitada, querendo andar, pegar as coisas, ver DVD. Todo o esforço foi em vão.

Resultado: no táxi, a caminho para a clínica, começou a cochilar, e a choramingar cada vez que eu a acordava.

Mesmo assim, tentamos iniciar a avaliação para ver no que dava (afinal, este foi um dos motivos da nossa vinda à Sampa). Ela só chorava, reclamava, não aceitava qualquer brincadeira ou estímulo.

Graças a Deus que a terapeuta não era uma mercenária, e nos propôs que voltássemos ao hotel, deixássemos que dormisse e retornássemos quando ela estivesse bem, para que não houvessem distorções na avaliação.

Topamos.

Só que, mesmo de volta à caminha aconchegante do hotel, Leti continuava chorando e não conseguia dormir. Como tinha corisa e roncava um pouco, prontamente dei meu diagnóstico: estava incomodada com uma sinusite, como eu (que desde que chegara a São Paulo estava à base de tylenol sinus para aliviar as dores de cabeça), e precisava de um analgésico. Dei um analgésico, lavei o  nariz com soro, e... nada!

Samir já vinha desde a manhã dizendo: - Leti não fez cocô ontem, deve estar com gases, deve estar com dor de barriga, blábláblá...

Enquanto eu lavava seu nariz, ele dizia: - isso vai irritá-la mais. Ela deve estar assim porque não consegue fazer cocô.

Eu estava certa de que logo amenizaria seu desconforto.

E ela continuava a chorar. Ele a pegou no colo e, quando ia tentar massagear sua barriga, sentimos o odor característico. Bingo! As fezes estavam ali. E numa proporção maior que o normal, e extremamente ressacadas. Certamente incomodou muuuuuito para sair.

Depois de trocada, ela dormiu. Como um anjo.

O papai estava certo. Ele, em situações normais, não perderia a oportunidade para soltar uma piadinha (para mostrar como é um super pai), mas simplesmente se deitou, e dormiu ao lado dela.

E eu? Fiquei remoendo a raiva enquanto eles dormiam. Por que ele sempre acerta?

6 comentários:

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkk Jana, esses papais são demais e é maravilhoso tê-los por perto para equilibrar as nossas neuroses!!!

Que bom que Leti ficou bem e conseguiu relaxar!!

Um beijo amiga!!! Boa sorte!!

Unknown disse...

Oie
É a primeira vez que leio seu blog, já nem lembro como cheguei aqui...rsrsrs... estava lendo outros e comecei a ler sua postagem sobre inclusão e achei bem interessante seus comentários. Mas vamos falar do poder dos pais em descobrirem o que as crianças tem... claro que somente os pais que convivem realmente com seus filhos conseguem identificar o porque das dores ou angustias deles e a gente (mãe) fica até com uma pontinha de ciume.
Outra hora volto para comentar sobre sua postagem de inclusão e sua busca no diagnóstico de sua filha. Sou professora de Educação Infantil e Psicopegoga e quem sabe posso te ajudar um pouco?

Carolina disse...

Amiga, já estou morrendo de saudades...
Nós somos mães super-poderosas e detentoras de todo o conhecimento, mas de vez em quando, e só de vez em quando, amiga, eles acertam!!!
Amo muuuuito vocês!

Bjs,

Carol

Carolina disse...

Minha amiga querida,

Eu praticamente só acesso a internet no trabalho, e lá não consigo visualizar o seu blog, de forma que hoje tirei todo o atrasado. Fiquei me deliciando com as fotos do carnaval, os comentários da escola... Você tem um jeito tão especial de ser mãe... Só você poderia ser mãe de Leti. Deu sempre sabe o que faz!

Ps: Lipe pequeno era a cara de Biel, que dizer, a barriga de Biel!

Beijos

Mariana - viciados em colo disse...

Jana,
que sensível este pai, heim?
depois conta da avaliação.
beijoca

Karla Coelho disse...

Me emocionei... que papai mais perfeito!!!!

Curiosidade: ela sempre tem dificuldade para fazer cocô? Sempre tem corisa no nariz?

Queria que vc participasse do concurso do autismo do blog criative-se. As regras e o link estão lá no blog! Conto com vc!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...