domingo, 1 de maio de 2011


Nono Ano
De 01/05/2010 a 30/04/2011

O Lipe de 9 anos e bem diferente do Lipe de 8, que adorava gormits e bakugans. Tudo começou com a Copa do Mundo de 2010, que fez despertar nele o interesse pelo futebol. Todos na escola colecionavam o álbum da Copa, ele resolveu colecionar também.  Com o álbum, veio o interesse pelas seleções, seus jogadores, seus títulos, suas bandeiras, suas peculiaridades.  Das seleções, passou para os times: nacionais e internacionais.  E como tudo de que ele gosta, ele pesquisa profundamente, foi assim também com o futebol. Fiquei impressionada com a rapidez com que ele aprendeu sobre futebol. Da noite para o dia ele começou a discutir futebol com o pai (futemaníaco) de igual para igual; ele sabia dos resultados, dos lances, dos esquemas de jogadores, dos patrocinadores, dos campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.  Ate então, nunca tinha ouvido falar de Real Madrid, Chelsea, Milan, e agora talvez conseguisse dizer todo o elenco desses times. Claro que gostei desse seu despertar, afinal, não se pode negar os benefícios que um esporte pode proporcionar às crianças, mas confesso que não me animou nada perder o meu aliado nas votações para a escolha da programação de radio ou  TV em  dias de futebol.
E como a teoria do futebol estava afiadíssima, ele resolveu investir também na prática: decidiu que queria jogar futebol. Sempre que eu ou Samir descíamos para jogar na quadra, ele ia junto, para jogar um pouco nas preliminares. Com as outras crianças não jogava, tinha vergonha, porque dizia que não sabia jogar. Providenciei sua matrícula na escolinha de futebol, para dar um reforço em sua autoestima, e para melhorar sua técnica, e temos estimulado, sempre que podemos, sua interação com outras crianças para jogar. Não e porque e meu filho, não, mas o garoto tem talento.
Acho que por conta também da influência dos colegas, começou a ficar mais vaidoso. Antes de sair, experimenta umas três camisas, procura o sapato certo para combinar, se olha no espelho mil vezes, pergunta se a camisa esta curta, comprida, justa, folgada... Chego a perder a paciência. Eu que, por incrível que pareça, não tinha nenhum espelho de corpo inteiro em casa, providenciei colocar um em seu quarto, para que ele não precisasse ficar subindo em minha cama para conferir seu visual no espelho do meu banheiro cada vez que ia sair.
Neste intervalo também fui surpreendida com a constatação de que ele já sabe tudo sobre sexo.  Eu poderia jurar que ele não sabia nada sobre o assunto, mas quebrei a cara. E, por conta de um episódio na escola, tive que chamá-lo para uma conversa franca sobre o assunto, já que as informações que ele tinha, adquiridas com colegas da classe e do curso de inglês, estavam demasiadamente deturpadas. Esse foi um fator relevante nesse seu nono ano de vida.
No último natal, descobriu que Papai Noel não existe. Mas sobre isso, já escrevi aqui.
Continua gostando muito de ler. No último ano, devorou a coleção de Zac Power, neste ano, sua preferência foi o Diário de um Banana (engraçadinho), mas também continua lendo livros menos besteróis. Lemos juntos alguns livros de Harry Potter.
O que vê na TV: I Carly, Zoey 101 e Drake e Josh.
No aniversário de 8 anos, ganhou seu primeiro video game (Wii). Nunca estimulei video games porque achava que o estimularia a ficar menos sociável. No início, era uma febre! Até Samir se viciou no Super Mario Bros. Depois esfriou. Agora trouxe um Nintendo DS-3D dos States. Acompanhando seu interesse, o jogo preferido é de futebol. Mas existem regras rigorosas para o uso do video game em casa (durante a semana, só depois que todas as atividades da escola já estão prontas, o que, normalmente, apenas acontece lá para as 18 horas. Levar para a escola, nem pensar. No fim de semana, é livre. Mas ele nem fica muito tempo.)
Neste último ano, fizemos viagens muito legais: Fortaleza, Gramado, Rio de Janeiro e Disney, que foi seu presente de aniversário.  Ele curtiu cada viagem. Em Fortaleza, adorou o Beach Park e os passeios radicais nas dunas; em Gramado adorou andar de Ferrari e cada parque que visitamos; do Rio trouxe uma excelente impressão do Tio Marcelo, que ele intitulou de palhaço (para ele, um dos melhores elogios que se pode atribuir a uma pessoa) e pôde rever seu grande amigo João Pedro, e a Disney... sem comentários! Ele, apesar dos eventuais ataques de rabugices, sem dúvida, foi quem mais curtiu a viagem: foi em todas as montanhas russas a que teve acesso, curtiu (mesmo reclamando antes) os desfiles e espetáculos que assistimos, amou não precisar comer feijão por quase duas semanas, se empolgou com as compras...
Fortaleza

Fortaleza


Minimundo - Gramado

Gramado
Rio de Janeiro

Tio Palhaço, ops, Tio Marcelo

Com JP, no Rio

Como a viagem foi seu presente de aniversário, pela primeira vez ele não teve festa de aniversário. Fiquei com um aperto no coração por causa disso.
Epcot Center

Magic Kingdom

Animal Kingdom

Mas o dia não passou em branco.
Na véspera do seu aniversário, trouxe 10 colegas seus para passarem o dia aqui com ele. Peguei na escola, almoçaram aqui, brincaram, lancharam, desceram, conversaram (nunca ouvi tanto palavrão junto), e, no início da noite, batemos os parabéns. Comprei um bolo, uns salgadinhos, fiz uns brigadeiros de copinho, colocamos uma vela divertida no bolo e... foi isso. Ele amou! Acordou ansioso. Levantei 5:20h por causa de Leti e ele já estava no chuveiro (milagre!) tomando banho para ir para a escola, porque não conseguia dormir mais. O ruim foi que choveu muito. Tinha programado futebol, piscina, salão de jogos, mas eles acabaram muito tempo confinados no apartamento por causa da chuva. Conseguimos descer um pouco para a quadra, para "armar um baba", que era o que Lipe mais queria fazer; ficaram um bom tempo no salão de jogos, jogando ping pong, totó, "disco voador"; jogaram video game, computador; fizeram guerra de travesseiros; brincaram com brinquedos de meninos, com os de Leti, se divertiram falando bobagens... Só o fato de estarem juntos era suficiente para eles se divertirem. Os pais vieram buscá-los no início da noite e Rafa, seu melhor amigo, ficou para dormir aqui.
Hora do almoço (ainda faltava chegar um)

Salão de Jogos - 1

Salão de Jogos - 2

A melhor parte para Lipe






Os parabéns

No dia seguinte, dia do seu aniversário, encomendei umas coisinhas e recebemos em casa só a família e uns amigos próximos para bater os parabéns. No apartamento mesmo. Coisa pequena. Só para não passar em branco. Ele ficou tão feliz com o dia anterior, que nem reclamou a ausência de festa.


Um comentário:

Karla Coelho disse...

Impressionante como em um ano essas crianças evoluem e aprendem muita coisa né? As crianças de hoje me assusta, na minha época eu era tããão bobinha, rs!

Tô adorando ver o relato das evoluções!

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...