terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma coisa de cada vez

A primeira alegria foi quando ela conseguiu fazer a transferência de deitada para sentada (com 1 ano e meio). Depois engatinhou. Passou a ficar de pé com apoio. Começou a dar uns passinhos apoiada pelas paredes. Arriscou-se de um móvel para outro. Tentou pequenos trechos sem apoio. Até que surgiu a marcha. Meio tosca, é verdade. Cambaleante. Mas suficiente para lhe dar a autonomia do ir e vir. Ela ainda não tem tanta segurança, anda por áreas enormes, mas quando acha um apoio, segura-se. Até então não tinha mobilidade para abaixar-se e voltar para a posição de pé, sem sentar-se. Nem com apoio. Quando voltamos a fazer fisioterapia motora, a fisio me perguntou quais eram minhas prioridades. Disse-lhe que eram a marcha mais segura, e a habilidade de abaixar-se e levantar-se, sem qualquer apoio.

No fim de semana, percebi que ela já se abaixava para pegar algo no chão (sem precisar sentar, como sempre fazia), apoiando-se na parede. Agora há pouco precisei conter a emoção ao presenciá-la abaixar-se para pegar o controle remoto no chão e levantar-se sem se encostar em absolutamente nada.

Aposto que a maioria dos pais não se lembra quando isso aconteceu com seus filhos. Com a minha foi hoje. Essa é a diferença de ter um filho especial: cada pequena conquista deve ser, sempre, fruto de grande celebração.

Escrevi apenas para compartilhar minha felicidade.

Tenham todos um excelente dia!

12 comentários:

Unknown disse...

Que linda Jana!!!! E ainda virão muito outros momentos marcantes como esse!


Bjos!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Aqui em casa também é assim. Cada vitória é muito comemorada. Esperamos tanto por cada uma delas que não dá pra esquecer, assim.
Querida, adicionei seu blog nos links do meu.
Fica com Deu e muita luz para sua família.
Beijos,
Alessandra
http://caminhandopeloautismo.blogspot.com/

MÃE DO GUI disse...

Parabéns pela mãe especial e para a filhota guerreira ou vice-versa!

Bjo!

Gabriela disse...

todos os progressos da nossa princesa linda!
Fiquei emocionada, imaginando o momento. Ela está cada dia mais esperta e linda!!!!
AMO MUITO!
BEIJOS

Renata disse...

Que linda! Fiquei emocionada tb. E eu acho que todas as conquistas tem que ser celebradas sim, seja qual for a criança!!!
Parabéns!!
beijos

Erika disse...

cada dia uma novidade boa! essa semana tava fazendo propaganda dela lá na maternidade para minhas colegas!

Amo muito

bj

Anônimo disse...

Oi Janaína, sou Vaneska, mãe de Mateus (coleguinha de Leti) e de Lucas (meu mais novo "especial") e fiquei muito emocionada com a conquista de Leti... com suas palavras... eu tava exatamente pensando nisso, pq só de ver Lucas conseguir virar de um lado para o outro já fico extremamente feliz! E fiquei muito feliz por vcs também!
Beijos!

(Vou providenciar seguir seu blog, gostei muito quando Érika me passou o endereço!)

valnete disse...

Parabéns, Jana e Leti! Eu também comemorei quando ,o Cristian, aos 8anos conseguiu ficar de cócoras sem cair...Vocês ainda terão muito a comemorar, é assim mesmo , cada dia uma vitória.
bjo
Valnete

Sarah disse...

Que gracinha Jana, parabéns! Tem que comemorar mesmo, e compartilhar com a gente, que torcemos e acompanhamos tudo!
beijos
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Luciana disse...

Amiga, Leti ainda terá muitas e muitas conquistas. Cada uma com um sabor especial.Cada uma deixará uma marca, uma recordação. Continuo aqui de longe acompanhando e ficando radiantes com estas boas notícias.
Se cuida!
bjs

V. disse...

Oi Janaína!

Estou aqui, acompanhando as conquistas da Leti lendo o blog desde o início... Este post me tocou em especial, pois estou passando por esta fase com Haniel. Ele vai fazer um ano e 3 meses e ainda não "descobriu" a mágica de passar da posição deitada para o sentar e não engatinha ainda... gosta de ficar em pé no cercado andando com o apoio.
Quando li o post fiquei muito feliz pela Leti e pela esperança que ele me trouxe de que Haniel vai chegar lá, só precisa do tempinho dele para isso...
Beijos! :]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...