terça-feira, 13 de março de 2012

1 MÊS

No dia 25/02, sábado, Mateus completou seu primeiro mês de vida. Da mesma forma que aconteceu com seus irmãos, fizemos um bolinho para comemorar e vários amigos aproveitaram para vir nos ver.

A consulta do primeiro mês à pediatra aconteceu 6 dias depois, quando ele estava medindo 56cm, e pesando 5,105kg.

Fui à consulta com 3 preocupações: ganho de peso, icterícia e refluxo.

Estava achando a mama murcha e com medo do leite não estar sendo suficiente para alimentá-lo, já que, durante o dia, ele demandava o seio em intervalos de tempo mais curtos. Ledo engano! Ele engordou 1,105kg em 22 dias, quando bastaria engordar 550g.

Ele continua amarelinho e, portanto, ictérico, mas a pediatra achou que poderíamos esperar um pouco mais para dosar sua bilirrubina, e pediu que voltássemos em uma semana para ela avaliar a necessidade do exame. Passei a semana meio neurótica, olhando bobagens na internet e já imaginando o pior. Voltamos uma semana depois (na última sexta feira) e, como ele continuava amarelinho ela pediu o exame com urgência, já que estaria saindo de férias na segunda. Sua bilirrubina deu maior que a referência, mas baixa, segundo a médica, o que a fez pensar que o caso dele seja um caso típico de icterícia prolongada pelo uso do leite materno, cujo tratamento, às vezes, exige a suspensão da amamentação por dois dias. No caso dele, ainda bem, não precisamos suspender o LM.

Falei também que estava achando que ele poderia ter refluxo, já que, muitas vezes, o percebia com a expressão de desconforto, com uma carinha azeda, apesar de não chegar a golfar. Também, nos últimos dias, ele havia estado mais choroso, e querendo ficar no colo o tempo todo. Ela falou que o quadro era típico de refluxo, mas, como ele estava ganhando peso direito e estava conseguindo dormir, não era necessário introduzir medicação.

Na semana seguinte, quando fomos avaliar a icterícia, ele foi pesado e ganhou, em uma semana, apenas 65g. Nesta semana passou a golfar muito e a ficar mais irritadiço. Diante da situação, ela achou melhor prescrever medicação para o refluxo.

Com dois dias de medicação, acho que ele passou a golfar menos, embora continue ainda muito choroso, irritado e querendo ficar o dia inteiro no colo.

Ainda bem que à noite ele dorme.
 


Papai arrumando-o para a "festa"
Em clima de carnaval

Parabéns!!!


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns para o Mateus!!! Primeiro mesinho, que amor! Adorei a festinha! Muito legal a idéia!!!

A gente sempre se preocupa muito né Jana, e não sei por que ficamos "investigando" coisas na internet, só para ficarmos ainda mais preocupadas. Sou assim tb!

Mas que bom que ele está bem, tirando o refluxo... por aqui tb achava que o Miguel poderia ter já que regurgita e vomita muito ()mas é muito mesmo), mas ele não chora, é um "vomitão feliz" e está ganhando peso, então, nada de medicações. Espero que o Mateus melhore!!!

Beijão pra vcs!
Linda família hein?! Parabéns!!!

Ju

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...