quinta-feira, 8 de março de 2012

Curtinhas

Ontem, levando Leti à terapia, ao passarmos em frente ao Hospital Aliança, ela falou: " - vai po médico". (É para lá que ela vai sempre nos casos de emergência).

Passados alguns metros, ao nos aproximarmos do Centro Médico Salvador, ela falou: " - Tia Êata (Renata)"

Quase estatalei! Renata era sua fono, cujo consultório fica no Centro Médico Salvador, e com quem ela não tem atendimento há mais de um ano. Fiquei impressionada com sua memória. Principalmente porque quando ela fazia suas sessões, ela nem falava ainda.

Isso só mostra a importância de conversar sempre, e sobre tudo, já que, quando menos esperamos, Leti nos mostra que nenhuma informação que lhe é dada é inútil, e que ela anda antenada em tudo que faz parte da sua vida e da sua rotina.

Nem preciso falar da minha felicidade por todo o resto do caminho.

No dia anterior, ela se aproximava do fogão, quando eu corri tentando contê-la, porque o forno tinha sido desligado a pouco tempo. Ela foi mais rápida, mas ao perceber meu desespero, encostou suas mãozinhas com cautela na porta do forno e logo as tirou, sussurando um "-tá quente!".

Sempre que vou dar comida a ela e está quente, falo que está quente, que tem que assoprar, para estimulá-la a exercitar o assopro (habilidade muito fomentada pelas fonos). Ela, novamente, mostrou que aprende tudo que lhe ensinamos.

E o mais legal deste episódio é que, apesar d´ela ter um vocabulário relativamente extenso, as palavras que o compõe são normalmente substantivos, relacionadas, portanto, a coisas concretas, visíveis, e, ao falar (e entender) o quente, ela demonstra que seu aprendizado está em ascensão e aberto para a compreensão de expressões mais abstratas.

Temos que aproveitar essa brechinha...

2 comentários:

Meiry Mel disse...

Ke linda a Leticia...Deus abençoe sua vida em abundancia pequena!
É Ele q te colocou o sopro de vida, Ele conhece tudo a seu respeito, sabe de todas suas limitações...
Eu também tenho uma bebe mais q especial, minha Mel, também faz seus tratamentos de todos os tipos de terapia, e desde o nacimento, tem sido uma guerreira-vitoriosa sobre tudo pela grandeza do nosso Deus... bjos

Anônimo disse...

Oi Jana!

Imagino mesmo a sua alegria e felicidade ao ver os progressos da Leti! Isso só reafirma o quanto devemos investir em nossos filhos, e quando falo em investir estou falando de amor, diálogo, incansáveis conversas, trabalhos e carinhos. Isso faz muita diferença!

E no mais, como estão indo as coisas por aí agora com 3?
Imagino a correria!!!

Beijão, amiga!
Vc é uma mãe muito dedicada e amorosa com seus filhos! Admiro muito vc!

Ju

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...