quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cocô em doses homeopáticas

Dos meus 3 filhos, sem dúvida, Teteu foi o que deu menos trabalho no desfralde.

Demorei um pouco para iniciar porque esperei ele garantir um pouco mais a fala para introduzir esta mudança tão significativa na vida de um bebê.

Até então, ele sempre nos acompanhava quando levava Leti ao banheiro e, vez por outra, de pura graça, se sentava no penico mas não fazia nada.

Então, há pouco mais de 1 mês, quando nossa vida normalizou com a nova babá, comecei o processo de desfralde. Primeiro em casa, depois na escola. 

Foi tudo muito rápido e tranquilo.

Mateus é uma graça! Tudo para ele é motivo de festa! Quando quer fazer xixi, me chama repetindo "xixi, xixi, xixi...", rindo e correndo para o penico.

Apesar de já ter em casa penico e redutor de assento (de Leti), quis comprar um peniquinho novo, só dele, para significar melhor o momento para ele. E acho que isso foi importante.

Rarissimamente, quando está muito envolvido em alguma atividade, ocorrem deslizes com o xixi fora do lugar. Normalmente pede para fazer ou, quando não pede, fica segurando o pinto (com meninos é tão mais fácil) e o levamos  ao banheiro.

No início fazia sentado. Quando o colocava em pé e o xixi não saía imediatamente, logo dizia que não tinha xixi e saía do banheiro, impaciente.

Comecei a colocá-lo sentado e a envolvê-lo com outras coisas para dar tempo do xixi chegar. Deu certo!

Depois de um tempo, ele mesmo começou a fazer de pé.

Pouco depois que tirei a fralda diurna, percebi que estava acordando de fralda seca. Então resolvi tirar a noturna também. E, da mesma forma, deu super certo!

Fiquei impressionada porque com Lipe eu precisava acordá-lo à noite para fazer xixi, senão fazia na cama e com Teteu não precisei.

Como a retirada foi um reflexo da constatação do seu controle noturno, nunca precisei acordá-lo para levá-lo ao banheiro. E a cama nunca amanheceu molhada!!!

É bem verdade que quando ele dorme muito cedo e tem que tomar leite dormindo para não ficar com fome, acabo colocando a fralda para evitar que acorde molhado, afinal, está tudo muito recente ainda. Mas em 90% dos casos (que já são poucos) a fralda, ainda assim, amanhace sequinha.

Em compensação, quando acorda, quase enche o penico de xixi.

Como o cocô, como sempre, foi diferente.

Quando coincidia da vontade vir na hora que estava no penico, ótimo! Mas na maioria das vezes não era bem assim. E ele, que tinha um intestino funcionando mais ou menos 3 vezes por dia, reduziu drasticamente esta regularidade.

Várias vezes fez na cueca.

Uma vez, ao fazer no penico, o cocô foi tão volumoso que encostou no seu bumbum. Ele levantou estrassado, pedindo para jogar no vaso. Depois deste dia ficou um tempão sem querer fazer no penico. Tentei levá-lo diretamente ao vaso, mas não aceitou a oferta.

Então eis que ontem percebi que ele estava pegando muito no bumbum e sugeri que fosse fazer cocô. Fiquei surpresa quando aceitou e me acompanhou ao banheiro.

Foi muito engraçado! Sentou no penico, fez força e se abaixou para ficar olhando o bumbum. Quando o cocô saiu,  levantou e pediu que jogasse no vaso. Perguntei se tinha mais e pedi que sentasse. Sentou e, de novo, a mesma coisa: sentou, olhou, levantou, pediu para jogar no vaso. E outra vez, e outra e outra! A cada vez, comentários quanto ao tamanho das fezes: gaaande!!! nininho!!!! Sem qualquer exagero, sentou-se e levantou-se aproximadamente dez vezes até acabar tudo.

Se fizesse tudo numa tacada só, sem dúvida, aconteceria o mesmo da vez anterior que o deixou incomodado, tamanha a quantidade final que jazia no vaso sanitário.

Mas o que importa é que ele encontrou uma estratégia para driblar o que o incomodava e fazer o que precisava ser feito.

Eu estou no aguardo das cenas dos próximos capítulos...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...