quarta-feira, 14 de março de 2012

Dilemas de uma Mãe de 3

O mais complicado para mim, nessa estreia como mãe de 3, é conciliar os cuidados que um bebezinho (chorão) precisa com a atenção que precisa ser dispensada a meus dois outros filhotes. Principalmente à noite, quando os três estão juntos em casa (e normalmente acordados), a babá já foi dormir e o maridão está tenso com a situação, a 350km de distância.

Quando está acordado, Mateus só fica no colo. Não sei se porque quer denguinho, não sei se porque sente cólicas, não sei se porque está gripadinho, ou se por nenhum dos motivos anteriores... Se o coloco no berço acordado, ele chora. Se o coloco dormindo, durante o dia, (normalmente) ele também chora. Confesso que às vezes perco a paciência. Mas, conto até 10 e resgato-a para cuidar do meu rebento. (Só me dou ao luxo de perdê-la por completo quando Samir - ou minha mãe - estão em casa, e podem acalmá-lo por mim).

E como meu pequeno ficou viciado em colo (né, Mari?), as noites de Leti têm se resumido a episódios gravados de Pocoyo; as de Lipe, a programas esportivos; e as minhas a tentativas frenéticas de colocar o baby logo para dormir, para tentar dar uma atenção de qualidade aos mais velhos.

Mas uma coisa é boa. Apesar de não dormir (no berço) durante o dia, à noite, quando dorme, ele dorme mesmo. Por umas 4 horas seguidas. Então, quando dorme cedo, consigo ler um livro pra Leti, brincar um pouco, e colocá-la para dormir sossegada.

E depois que os dois dormem é que paro para dengar o meu bebezão. Sento junto para assistir o que ele está assistindo (ouvindo todos os seus empolgados comentários), jogo um jogo de tabuleiro, ou simplesmente conversamos deitados em sua cama até que ele adormeça.

Mas infelizmente, minhas noites não têm uma regra. Mateus ainda não estabeleceu sua rotina. Sempre dorme bem à noite. Mas o horário que essa soneca longa inicia sempre sofre variações. E se dorme mais tarde, acabo ficando sem tempo pra Lipe e Leti: Lipe, porque tem que acordar cedo para ir à escola, então não pode dormir tarde; Leti, porque chega esgotada da escola e não consegue dormir tarde.

Isso me deixa apreensiva, triste, preocupada. Fico com medo de me tornar uma mãe relapsa para meus filhos mais vellhos, por conta da demanda que tenho com o caçula.

Na verdade, acho que estamos todos ainda num processo de adaptação. Mateus, estabelecendo sua rotina; Leti e Lipe, descobrindo como é ter que dividir a atenção da mãe com mais um; e eu-mãe, procurando a melhor forma de aproveitar meu tempo de maneira a continuar dispensando a atenção necessária a cada um dos meus filhos.

E quando resolvi colocar Lipe e Leti para estudarem em turnos opostos, já estava prevendo que teria esta dificuldade. Hoje vejo que foi uma decisão mais que acertada.

Pela manhã, quando Lipe está na escola, tenho procurado tirar um tempinho para ficar com Leti. Mas tem sido difícil, porque é quando Mateus mais exige o - meu - colo. E também porque fico tão exausta com as madrugadas quebradas, com as acordadas dos dois pequenos, que quando ele dá uma trégua e dorme, eu acabo dormindo também.

Durante as tardes, quando Leti está na escola, tenho procurado voltar a acompanhar os estudos de Lipe. Tínhamos combinado que ele faria suas tarefas e estudaria sozinho, e eu avaliaria seu desempenho ao final da unidade, ficando, obviamente, disponível para tirar suas dúvidas. A intenção era exercitar sua autonomia e me liberar um pouco do papel-chato-de-mãe-cobradora. Mas o negócio não estava funcionando direito. Ele estava fazendo tudo do jeito dele (leia-se rápido e mal feito para poder ir logo brincar), e ficamos com medo da situação se tornar irreversível. Voltei, então, a corrigir suas tarefas e a tomar suas lições. 

Apesar de não ser a melhor forma de dar atenção ao meu pequeno, acho que é uma maneira de mostrá-lo também que não o estou deixando à toa...

Por enquanto, na base da tentativa e erro, vou buscando descobrir a melhor, e mais equilibrada, maneira de ser mãe de 3.


Obs.: Você pode estar se perguntando como uma mãe que lamenta tanto a falta de tempo pode estar conseguindo tempo para blogar numa frequência maior do que quando estava grávida. Explico. Tenho encontrado mais motivação para escrever, com medo que os acontecimentos se percam em minha memória. E tenho feito os posts nos fins de semana, quando Samir está em casa, e deixado programados para serem publicados ao longo da semana. Este, por acaso, acabei de escrever, numa linda tarde de quarta feira, quando Leti está na escola, Lipe no futebol, e Mateus resolver me desmentir e dormir por quase duas horas em minha cama.
 

momento raro

4 comentários:

Vaneska disse...

Ô amiga.. Adorei!!! Você toda linda e dedicada me deu um banho, rsrsrs... Estou eu aqui no meu dilema de mãe de dois bebês (um grande e um pequeno). Mateus está me dando um trabalhão... Tô ralando (e pra piorar a babá foi embora... tô quase chorando, pense!). Me sentindo relapsa com os cuidados com Lucas... Cansada que só... Mas, enfim... Você é uma linda e tudo o que eu precisava acabei de ler aqui nessa conversa com você. Te adoro, viu!!!
Beijos, Van.

aprendendoasermae disse...

É isso mesmo Jana,do seu jeito vc vai criando os seus rebentos da melhor forma.E Mateus estar um meninão lindo.Um grande beijo!

Anne disse...

Mãe de 3 = heroína.
Está arrasando!
Bjo

giselle nunes disse...

Jana,te acho uma super mãe, tão leve e dedicada.Me sinto confusa com a rotina das minhas duas babys, mas o tempo tá botando ordem nessa nova vida.Beijo grande!O blog é lindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...