quarta-feira, 27 de junho de 2012

5 meses

Com 5 meses, muitas novidades.

Novamente Mateus engordou pouco, uma média de 12g/dia. Foi para a consulta do quinto mês com 4 meses e 27 dias, quando pesava 7,410kg e media 66cm. Seu peso não está ruim para sua idade, mas analisando seu gráfico, dá pra perceber que algo está errado. Ele, que vinha próximo ao percentil 90, agora está abaixo do 50, no peso. A preocupação é que a média continue baixando. 

A médica orientou suspender a amamentação e substituir pelo leite artificial, já que ele estava mamando no peito por muito pouco tempo.

Nós já estávamos complementando sua alimentação com leite artificial desde o terceiro mês, mas há uma semana da consulta ele passou a rejeitar o peito, empurrando-o, chorando e recusando-o veementemente.

Fiquei arrasada com a orientação de suspender o leite materno. Logo com esse filho que eu queria amamentar, pelo menos, até o primeiro ano?! 

Fico me perguntando se não aceitei passivamente demais, se não havia uma possibilidade de assegurar esta amamentação exclusiva. E agora ele não quer mais meu peito... E se ele continuar engordando pouco com o leite artificial e descobrirmos que o problema não teve qualquer relação com o leite materno... Se, se, se... Continuo insistindo com o peito. Às vezes ele aceita e se sacia, às vezes mama um pouco e ofereço a mamadeira depois, às vezes (maioria) recusa peremptoriamente. Mas o tenho alimentado principalmente com o leite artificial. Não quero correr risco de deixar meu filho mal nutrido.




Como já não estava na amamentação exclusiva, a médica recomendou o início das papinhas este mês. Começamos com as salgadas porque, segundo ela, quando se inicia com as frutas, naturalmente doces, a aceitação das salgadas é mais difícil.

E a consistência sugerida foi amassada. Nada de liquidificar ou passar pela peneira. Pediu para oferecer a papinha misturada, numa consistência de purê, contendo um alimento do grupo das proteínas, um carboidrado, dois legumes e uma verdura folhosa. Duas semanas depois, introduzir os grãos.

No dia em que completou 5 meses, preparei sua primeira papinha; frango, cenoura, batata e brócolis. Cozinhei bastante, amassei, preparei a papa e lhe ofereci. Sinceramente, não esperava que ele lambesse os beiços ao prová-la, mas também não esperava uma reação tão ruim.

Fez careta, chorou, teve ânsia de vômito, até que vomitou. Tentei oferecer a verdurinha separada depois (como fiz com Lipe, há 10 anos atrás), mas nem assim obtive êxito. Cuspiu tudo. 



No segundo dia, já ofereci separado, e sem a carne, que deixava a papa mais granulada. Novamente reclamou, chorou, cuspiu, e nada de comer. Mas, pelo menos, não vomitou.

Hoje, mesmo procedimento de ontem. Reclamou bastante, mas, com muito custo, conseguiu mandar para dentro 3 colheres de abóbora e 2 de batata doce.

Pretendo tentar, por 15 dias, fazer tudo conforme o protocolo, mas, se continuar a rejeição, farei a papa no liquidificador para ver se melhora sua aceitação. E, se não melhorar, introduzirei as frutas (o que a pediatra só aconselhou fazer depois que ele estivesse almoçando e jantando).

Fora essa questão da sua alimentação, a médica pediu alguns exames de fezes, já que elas estão muito líquidas para quem já está consumindo mais leite artificial que materno. A suspeita é de intolerância a lactose. Devo coletar as fezes amanhã.

Pediu também uma avaliação com um fisioterapeuta para ver seu pezinho, que está muito para fora, por conta de um vício postural. Disse que não é nada demais, que a avaliação seria apenas para a profissional indicar uns exercícios para eu fazer em casa. Levei ele na fisio de Leti e ela me indicou uns exercícios, mas disse que não devo me preocupar com isso.

Está tossindo há aproximadamente uma semana, mas sem queda do seu estado geral.

Por fim, a melhor parte.

Meu filho está um espertão. Brincando, rolando, passeando pelo berço, sorrindo, gargalhando, reconhecendo pessoas...

Já segura melhor os brinquedos, os leva à boca, descobriu os pés e, vira e mexe, é surpreendido brincando com eles. Sua brincadeira ainda se restringe muito ao levar o brinquedo para a boca, mas também se diverte com as brincadeiras corporais da mamãe (principalmente a do avião com turbulência - rs). Está descobrindo um grande amor pelo o irmão, ri para tudo o que ele faz.

Abaixo, um video que fiz no dia do seu mesversário (25/6), quando ele explora seu espaço até encontrar um brinquedo para brincar. Lindo ver!




Neste mês, comemoramos o mesversário na casa de Binha, no dia 26. Apesar de ter sido um dia de terça feira, vários amigos compareceram para parabenizar os rebentos. Só o papai não esteve presente, porque estava trabalhando  no interior.



Vida longa aos babies!!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...