sábado, 30 de junho de 2012

Curtinhas: Mais novidades


Um dia à noite, enquanto colocava Leti para dormir, ela aponta para minha testa e diz: o sinal. (Sim, eu tenho um sinal na testa, mas nem sabia que ela sabia o que era um sinal).

E, por falar nisso, acho impressionante a maneira adequada com que usa os artigos. Quase sempre usa um artigo (definido, "a", "o", antes do substantivo), e com a concordância nominal corretíssima.

______________________ x ______________________

No dia em que fomos na casa de Tia Carol, para ela entregar o convite de Diogo e Jujú, me surpreendeu duas vezes. Nem me lembro mais como entramos na temática do danone, mas ela acabou pedindo um danone lá. Então perguntei: - quantos danones você já tomou hoje, Letícia? E ela nada de responder. Então, lhe disse: - responda quantos você já tomou que deixo Tia Carol te dar um. Ela parou, pensou e respondeu: - "tês". E, de fato, tinha tomado três chambinhos (compartilhados) com o papai. É claro que acabei deixando Tia Carol lhe dar o quarto.

Depois de um tempo lá, chegou do meu lado e disse: - "qué pa" casa. Tentei enrolá-la um pouco, para poder conversar um pouco mais com azamigas, mas ela insistiu: - "qué pa" casa, "qué pa" casa. E começou a choramingar. Acabei cedendo a seu pedido e, assim que saímos do prédio, ela mudou seu humor e parou de reclamar. Realmente, queria ir para casa. Linda! Tão feliz de ver minha filha se comunicando adequadamente!

______________________ x ______________________

Ultimamente, sempre que perguntamos do que ela quer brincar, ela responde que quer brincar de música. Então, pegamos a caixa de instrumentos musicais e começamos a brincar. Num dia desses, enquanto brincávamos, lhe apresentei ao caxixi. E disse que ele tinha esse nome por causa do som que fazia, algo do tipo xixixixixi. Ela prontamente, me saiu com essa: e cacocô???? Não tive como conter o riso... Figurinha! Que associação fantástica!

______________________ x ______________________
 
Novamente na hora de dormir, hora de muito dengo, beijinhos e declarações de amor, lhe dizia, pela milionésima vez o quanto lhe amava, ao que ela me respondeu: do tamanho do mundo. Own... Sim, sempre lhe digo que meu amor por ela é do tamanho do mundo (mas sem a pretensão de que guardasse a informação). Será que ela tem ideia do quão grande é o mundo?!?!?!

______________________ x ______________________

Outro dia, levando-a à escola, perguntei-a se sabia qual o nome da escola de Lipe. Sem pestanejar, respondeu: Viêa.
______________________ x ______________________


Depois de nos supreender com o happy birthday to you, foi a vez da canção natalina. Nesta semana, estava cantando: We wish you a merry christmas... Não exatamente assim, é claro, mas algo muito próximo disso. Quando perguntei que música era, ela respondeu: o papai noel da sanfona (contextualizando: no natal, a vovó montou em casa uma orquestra de papai noel e, segundo ela, o da sanfona, cantava essa música. Sinceramente, não me lembro se era esta. Mas, como ela falou com tanta propriedade, eu acredito). Achei lindo, e cantei para ele a versão em português. Agora, quando ela canta, depois fala: - português (para eu cantar a outra versão).

______________________ x ______________________

Outro dia, quando voltávamos para casa, e passávamos pela porta do kids club do condomínio, perguntei-lhe quem estava lá. Ela respondeu: - tia (R)afa! Rafa é a recepcionista do kids, que é sempre muito carinhosa com Leti quando ela está por lá. Depois lhe perguntei: - você gosta de tia Rafa? Ela: - gosta de bolo, gosta de picolé, gosta de biscoito... (oi? será que só se pode gostar de comida? kkkkk)

______________________ x ______________________

Esta semana estávamos brincando de comidinha com uns brinquedinhos que ela ganhou no aniversário. Depois de prepararmos uma sopinha, chegou a hora da degustação. Ela colocou a verdurinha na colher, aproximou da boca e fez: nham, nham... de mentirinha! Fui a êxtase! Minha princesa fazendo jogo simbólico!!!! Linda toda!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...