sábado, 23 de junho de 2012

AVD´s

Há aproximadamente um mês, a TO de Leti esteve em nossa casa, analisando as novas instalações e dando umas sugestões para melhorar a sua rotina.

O foco principal foram as famosas AVD´s (atividades de vida diária).

Com a  mudança do turno da escola para a tarde, Leti passou a almoçar sozinha, mais cedo, para poder dormir depois do almoço, antes de ir para a escola. A primeira sugestão da TO foi tentar ajustar, pelo menos alguns dias na semana, seu horário de almoço para que ela pudesse almoçar conosco, e trabalhar com ela o servir-se da comida. Percebi que, realmente, que era uma grande perda segregar-lhe do momento do almoço em família, e consegui ajustar seus horários, fazendo com que dormisse antes do almoço, para que todos pudéssemos almoçar juntos, um pouco mais tarde.

E como tem sido rica a experiência!

Percebi dificuldade em movimentos simples, como o do virar da colher (e da concha), para colocar a comida no prato. Neste momento, temos trabalhado sua autonomia, já que é ela que se serve (ainda com nosso auxílio); suas escolhas, já que ela, olhando as opções da mesa, escolhe o que quer comer (carboidratos e proteínas são seus preferidos); e sua motricidade fina, com o pegar dos talheres (tem usado colher e garfo). Além disso, é um momento de estarmos juntos, conversando, e d´ela poder olhar como fazemos, para tomar como exemplo e tentar imitar.

Antes do almoço, aproveitamos para colocar uma sugestão da sua fono, para melhorar sua motricidade fina e sua resistência a texturas: colocá-la para descascar um ovo. Achei bacana colocar neste horário poque a atividade fica bem contextualizada (ela descasca e come com o almoço) e porque, realmente, é um excelente exercício para as finalidades propostas. Ela detesta! Acho que por conta da textura. Ela tira a casca com a minha ajuda, usando o polegar e o dedo médio (usa muito o dedo médio no lugar do indicador).

Quando acaba o almoço, é a hora de servir o suco. Ela escolhe o sabor que quer, colocamos uma quantidade numa caneca grande, e ela serve o seu copo. O objetivo é trabalhar sua coordenação, sua autonomia, o controle da quantidade do suco que sai de um recipiente para o outro, e o trabalho simultâneo com as duas mãos, já que ela segura o copo dela com a mão esquerda e a caneca com a direita. Nessa parte está uma linda! Impressionante ver a diferença para quando começou, e que precisávamos levar o copo dela para onde a caneca ia (era um trabalho de 4 mãos), porque ela não conseguia coordenar o movimento.

Mudamos também sua rotina com os cuidados de higiene.

Ela tem escovado os dentes e lavado as mãos no lavabo, com a ajuda de um banquinho, porque a posição e a altura da pia são mais apropriadas que as do seu banheiro, onde a pia fica mais distante do seu corpo. Já sobe sozinha no banquinho, abre e fecha a torneira e desce só. Para lavar as mãos só, ainda oferece resistência. E, na hora de escovar os dentes, lhe oferecemos a escova primeiro, para que faça qualquer movimento de escovação e, só depois, complementamos o serviço.

Na hora do banho, como não auxilia no lavar-se, ela pediu que estimulássemos sua participação, pelo, menos, pedindo que ela nos entregasse o sabonete, xampú e condicionador, na hora de usá-los. Temos feito isso.

Continuamos também estimulando que ela tire e coloque a própria roupa. Neste aspecto, também já percebemos grande evolução.

Enfim, estes foram alguns dos ajustes propostos que conseguimos colocar em prática, esperando grande novidades para os dias que estão por vir.

Um comentário:

Thaís disse...

Oi Jana, adorei as dicas da sua TO e vou seguir a risca aqui em casa com a Natália tb. Obrigada por dividir, depois conto os progressos, bjs!!!

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