quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O que há entre o ideal e o possível

Deus é testemunha de que tentei fazer tudo como manda o protocolo para introduzir a alimentação sólida para Mateus.

E ele vomitou, fez cara feia, cuspiu, simplesmente não abriu a boca... e assim íamos caminhando. Até que resolvi mudar um pouco a ordem das coisas, como disse aqui.

Então ele conheceu as frutas. E adorou! E além de alimento, queria fazê-las de mordedores. Um fofo! 

Parecia que começava a se acostumar com a papinha amassada e balanceada que lhe preparávamos. Mas só parecia. Porque novamente voltou a cuspir, a fazer cara feia e a travar a boca (mas pelo menos não vomitava mais).

Eu já tinha mudado sua rotina. Há 3 semanas, ele estava tomando leite pela manhã, uma fruta no lanche matutino, a papinha amassada na hora do almoço, um suco cítrico após o almoço (para absorver o ferro), um leitinho uma hora e meia depois (porque ele comia pouquíssimo) e a mesma papinha no final da tarde. Antes de dormir, leite de novo.

Mas para fazer a comida descer era um processo!

No fim de semana, resovi bater a papinha no liquidificador.

Fiquei impressionada! Ele estava abrindo a boca para minhas colheradas. \o/  \o/  \o/

Mas alegria de pobre dura pouco, e a minha durou um dia só (hehehehe).

Nesta semana, fiz uma outra pequena mudança em sua rotina alimentar. E, para não dizer que sou oito, nem oitenta, tenho oferecido a papinha do almoço amassada e a da janta liquidificada. E, coincidência ou não, tem funcionado.Nestes três últimos dias, ele tem comido... e repetido! Um sonho!

Mas não posso negar que, com a volta ao trabalho, e com minhas saídas mais frequentes do que eu (gostaria) esperava, a babá, que tem se encarregado da tarefa de alimentá-lo, no ímpeto de fazê-lo comer, tem recorrido a estratégias que sempre condenei, como dar comida com ele no colo, ou passeando pela casa, ou dividir o espaço do prato à mesa com alguns brinquedos que o entretenham, o que talvez sejam o segredo do sucesso.

E o pior, estou tão aliviada e feliz de ver meu filho se alimentando, que, além de fazer vista grossa para tudo aquilo que sempre condenei, vez por outra, quando sou eu quem vai lhe dar a comida, ainda acabo fazendo a mesma coisa pra ver se o pequeno come.

Mas faço pensando que é algo transitório, só enquanto ele descobre sua paixão pela comida. Espero que esse não seja um caminho sem volta.

Olha aqui a prova de que meu filho se transformou num "bom de boca".




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...