domingo, 29 de dezembro de 2013

Um Ano para Agradecer - Parte 2

Feliz de quem chega ao fim do ano e tem que sequenciar os posts para falar daquilo que deseja agradecer.

O tema de hoje é escola.

O segundo semestre de Leti na escola foi de emocionar.

Ela deslanchou no interesse pelo inglês, o que me aproximou da professora da língua, com quem passei a ter mais contato.

Ela aumentou seu tempo de concentração nas atividades, passando a dispensar a presença de uma pessoa a seu lado tempo integral para assegurar a sua realização (respeitando-se, claro, o seu ritmo e as suas limitações).




Ela começou a dar figuração humana aos seus desenhos, na tentativa de desenhar o Mike, do Monstros SA, e ficou menos resistente ao uso da tesoura.

Ela passou a participar mais da rodinha, permanecendo atenta a tudo o que era falado, atendendo a comandos, participando das aulas com mais autonomia e interesse e chegando a influenciar na atividades propostas com suas intervenções.



Ela despertou ainda mais para o mundo escrito ao seu redor, sendo flagrada diversas vezes apontando para palavras encontradas ao longo da escola.

Ela dormiu menos, fez menos xixi na roupa.

Ela desejou repetir uma atividade de pintura com tinta no ateliê, ajudou a produzir o cenário do desfile e se encantou com a descoberta dos efeitos do plástico bolha.




Ela criou uma história junto com seu colega.

sua parte em negrito


Ela aprimorou seu raciocínio lógico, sua criatividade, sua produção textual, seu conhecimento de mundo.

Ela desfilou, linda, na praça, acompanhada da sua pró, para um grande público (quando colegas típicos pediram colo e até desistiram de enfrentar a passarela).




Ela surpreendeu alguns colegas, ao mostrar que conhecia os números.



Acho que neste ano Leti desabrochou.

E para que esta linda flor pudesse florescer, foi imprescindível a participação da família, dos amigos e de cada um dos profissionais que a acompanha.

Na escola, foi fundamental a participação de Marcele, sua professora.

Confesso que comecei o ano meio receosa em relação a ela. Tinha tido uma experiência glamourosa com pró Wendy e pouco sabia da pró que acompanharia Leti no ano de 2013.

Dela, apenas as excelentes referências de Wendy, as quais eu não sabia se podia reputar a sua efetiva competência profissional, ou ao laço de amizade que as unia.

Mas, passado um ano letivo, pude constatar que suas referências, foram, realmente, imparciais.

Marcele chegou de mansinho e, a príncípio, teve como principal objetivo conquistar a confiança de Leti. Com muito carinho, colo e algumas concessões, um vínculo forte logo se formou. E acho que, por isso, o trabalho pedagógico deu tantos frutos em 2013... Ter a professora como pessoa de referência na sala (e não a auxiliar ou a estagiária) faz uma grande uma grande diferença no aproveitamento da criança.

Era reconfortante chegar na escola e ver sempre Leti envolvida com ela, perceber sua sensibilidade para abordar suas questões sensoriais, seu engajamento para encontrar a melhor maneira de incluí-la nas atividades, sua atenção na hora da ansiedade do lanche, seu cuidado quando minha pequena chegava sonolenta pedindo colo, que eu julgava ser a única a poder oferecer, sua cumplicidade...

Ela investiu na minha Princesa da Primavera e colheu os frutos do seu investimento. E eu, como uma boba mãe, só tenho o meu reconhecimento a oferecer.

E por isso quero agradecer. Agradecer por este ano abençoado que presenteou minha filha com uma professora tão delicada e, ao mesmo tempo, forte, determinada, competente, apaixonante!

Agradecer a toda a equipe da sua escola, e, em especial, a Érika e Andreia, coordenadora e diretora, que foram parceiras importantes em nossa caminhada ao longo do ano.

A todos integrantes da família Gira Girou (porque é assim que vejo a equipe da escola, dentro e fora dela), o meu muito obrigada, pela atenção diferenciada dada a minha pequena e pela seriedade com que desenvolvem o seu trabalho, e o meu desejo de que todos os seus sonhos sejam realizados.



Um comentário:

aprendendoasermae disse...

Que bom Jana que cada vez mas Leticia tem mostrado evolução no seu desenvolvimento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...