terça-feira, 26 de abril de 2011



Quarto Ano
01/05/2005 a 30/04/2006

Meu maior dilema entre o terceiro e quarto ano de Lipe foi a adaptação total ao vaso. Ele tinha controle total dos esfíncteres, já tinha tirado a fralda durante o dia e à noite, mas sentar para fazer o cocô era um problema! Na hora em que ele sentia vontade de fazer cocô, pedia para colocar a fralda, e fazia em pé. Tentamos de tudo: conversas e mais conversas, pinico musical (um erro: ele só queria brincar), redutor de assento, histórias, livros, tchau para cocô, sentar junto para fazer... Uma maratona! Se não colocássemos a fralda e insistíssemos para fazer sentado, ele travava e não saía nada. Chegava a ficar uma semana sem fazer cocô, o que acabava ressecando as fezes, que só conseguiam sair (depois de tanto tempo) com o auxílio de um minilax. Até que resolvi tentar ajuda de uma psicóloga. Fui com Samir numa sexta feira, para uma conversa inicial, e ele iniciaria as sessões na terça seguinte. Milagrosamente, no final de semana que separou a nossa conversa do início das sessões, ele começou a evacuar no vaso. E nunca mais deu trabalho. Até hoje não sei o que aconteceu.



Nessa época, já falava absolutamente tudo, formava frases, formulava hipóteses, associava informações. Muito inteligente!
Seus grandes amigos dessa época foram João Pedro e Dudu. Vez por outra, vinham a nossa casa para passar a tarde, brincar, lanchar... Dudú saiu da escola logo depois, o que acabou esfriando a amizade, embora de vez em quando ainda se encontrem em aniversários. Com João, estabeleceu um vínculo mais forte e, embora hoje more no Rio de Janeiro, eles ainda mantém um sentimento gostoso de verdadeira amizade.



Com 3 anos foi pagem do casamento de tia Samira, junto com sua prima Gabi. Entrou na igreja se sentindo um príncipe.



Ele vivia repetindo que quando crescesse, seria juiz (por influência do pai) e consertador (acho que essa era sua real vontade. Ele amava ferramentas, e não saía de perto de quem estivesse consertando ou montando alguma coisa). Numa bela tarde de domingo, fomos à casa de uma amiga em Vilas e Samir, querendo mostrar a influência sobre o filho, o pergunta, todo cheio de si: - O que vai ser quando crescer, filho? Ele respondeu sem pestanejar: - "Pocurador". E, imediatamente, virou para mim e perguntou: - gostou, mamãe? Não consegui conter o riso.

Nessa época ele andava sedento de informações, tudo que ensinavam a ele assumia uma proporção infinitamente maior, por conta da sua curiosidade. Na escola, estava estudando formas geométricas. Enquanto pró ensinava quadrado, triângulo, círculo e retângulo, ele já sabia da existência do hexágono, pentágono, trapézio, paralelogramo, losango, porque vivia nos instigando a falar mais sobre o assunto.

Conhecia todo o percurso do alimento no aparelho digestivo: boca, faringe, esôfago, estômago, duodeno, intestino e reto (hoje nem se lembra mais), por conta de um livrinho que tinha comprado para ler para ele quando estivesse maior (numa dessas promoções imperdíveis rs). Fixada a informação, queria saber sobre o cérebro e suas funções, sobre o sistema urinário, respiratório...

Poucos meses depois do casamento da tia, teve outro dia de príncipe ao acompanhar os avós para entregar o diploma da dinda, que acabara de se formar.



Antes de completar 4 anos, leu sua primeira palavra. Lembro como se fosse hoje. Tínhamos ido a uma feira de livros no Centro de Convenções e, depois de visitar todos os stands, sentamos num café para fazer um lanche. Ele olhou a sua frente e disse: VIVO. Não entendi. Quando olhei para as minhas costas, estava escrito vivo por todos os lados, porque a VIVO patrocinava o evento. Emocionante!

Fomos passar a semana da criança no Rio, na casa de tia Samira. Passeamos, curtimos, ele fugiu pelo buraco do ar condicionado do quarto de visita, enquanto eu tentava colocá-lo para dormir, e, na volta à terrinha, foi recebido com toda pompa pelos avós e pela tia que ficaram morrendo de saudade.



Programação especial no Pão de Açúcar para o dia da criança


Ano de muitas viagens. Em dezembro fomos a Porto Seguro, acompanhar papai num evento de trabalho. Nas horas vagas, muita curtição.



Parque aquático de Arraial d´Ajuda

Abandonou definitivamente a mamadeira.

O natal teve um quê de especial nesse ano, porque ele ficou encarregado de fazer os presentes que daria aos parentes próximos: pintou vasos, caixas e porta retratos e deu um presente exclusivo a pessoas especiais .


Passamos o carnaval desse ano em Santa Catarina. Fomos a Floripa, Balneário Camboriú e aproveitamos a oportunidade para conhecer o parque de Beto Carrero. Ele gostou tanto, que fomos outro dia. Vovó e vovô também foram juntos. Titia-dinda não foi dessa vez porque estudava para um concurso (e valeu à pena, ela passou).

Como seu amigo Dudu fazia judô, ele se empolgou para fazer também. Matriculei na mesma academia onde tinha feito natação, comprei a roupa, levava para a aula, mas ele não queria saber de nada. O professor super disciplinador ficava irado, porque ao invés d´ele fazer o que o professor mandava, ficava conversando, deitava no chão, olhava para o teto... não durou três meses.




Beto Carrero

Um episódio que merece registro: Domingo de manhã. Digo que em casa não tem fruta nenhuma, então vou ter que fazer a vitamina de maçã (que ele não gostava tanto). Ele responde: - Vamos no Redemix (mercado) comprar frutas, mamãe. Respondo que estou sem dinheiro. Ele, prontamente, sai com essa: - Senta ali no computador e trabalha um pouquinho para ganhar dinheiro, mamãe.

Comemoramos seu quarto ano no Playland do Iguatemi. Uma festa menor, só para crianças, que ele amou. Os coleguinhas da escola compareceram em peso e ele se deliciou, já com seu espírito aventureiro, na mini (mini, super mini) montanha russa do parque.




Com 4 anos, pesava 17 kg e media 1,04 m.



Com a prima Gabi

Lindo, no São João em Bonfim






Um comentário:

Karla Coelho disse...

É tão bom ler relatos e relembrar o passado... documentar isso é muito importante pois a família pode ler, os amigos tbm! Adorei ler as evoluções do filhotão! Saúde e felicidades! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...