quinta-feira, 28 de abril de 2011



Quinto Ano de Vida
01/05/2006 a 30/04/2007


Aos 4 anos, Lipe já lia livros com palavras mais simples como o Macaco e a Mola e a Foca Famosa, de Sônia Junqueira.

Logo depois do seu aniversário, fizemos outra viagem a Sampa. Dessa vez, mommy foi consoco. Visitamos o Parque da Xuxa, o da Mônica, o Zoo Safari, a Exposição Dinos na Oca (Ibirapuera), assistimos ao Pequeno Príncipe, no teatro Frei Caneca.


Dinos na Oca

O Pequeno Príncipe



Zôo Safari

Parque da Mônica


Parque da Xuxa. Olha eu dançando com a Xuxinha


Estava próximo ao dia das mães. No show de encerramento do Parque da Xuxa, solicitaram duas mães voluntárias, para dançar com os personagens. Imediatamente me prontifiquei. Sabia as coerografias de cor e adorava dançar com Lipe. Samir diz que a outra mãe ficava olhando para poder dançar e eu parecia que fazia parte da equipe. Me realizei.

Lipe nunca foi uma aluno exemplar. Fazia o tipo sonso. Desde o grupo 2. Sempre foi muito inteligente. Algumas professoras chegavam a dizer que sua falta de interesse pelas aulas podia ser porque pegava as coisas muito rápido e aula perdia a motivação. Aos 4 anos, foi encaminhado para acompanhamento psicológico porque estava agressivo com os colegas, bagunceiro com suas coisas e com a expressão gráfica um pouco atrasada (seus desenhos limitavam-se a rabiscos). Algumas vezes, percebiam que ele dava formas aos desenhos mas os riscava por cima. Fez acompanhamento por um período, melhorou um pouco (pouco mesmo), mas acabou saindo. Na verdade, nós não estávamos vendo muito resultado no trabalho. E Samir tinha medo que ficasse estigmatizado.

Um dia, perguntou à babá quem morreria primeiro, ele ou mamãe. Ela lhe responde que mamãe, porque é mais velha. Ele, sentido, diz que preferiria morrer primeiro para não ficar sem a mamãe. Quase morro ali mesmo.




Já vinha com indicação cirúrgica, para extração de amigdalas e adenóides há um tempão. Toda vez que um médico me dava as requisições dos exames  pré operatórios, eu mudava de médico. Tentamos terapia holística para fugir da cirurgia, mas não teve jeito: com 4 anos fez a cirurgia. Tomou anestesia geral e medicação que causa amnésia. Entrou 7.40h saiu 10h do centro cirúrgico. Foi uma sensação terrível entregá-lo na porta do centro. Saímos (eu e Samir) com os olhos cheios de lágrimas. Quando despertou da anestesia, quis ver as amigdalas extraídas. As enfermeiras não acreditaram, mas foram buscar o material para mostrá-lo. Ficou sonolento todo o dia. Bebeu três goles de agua de coco e sorvete. Vomitou um pouco. Em casa, sua recuperação foi excelente. Só enjoou sorvete. Ficou um tempão sem tomar. Por conta da dieta, chegou ao ponto de querer lanchar estrogonoff.

Mas ganhou muito em qualidade de vida. Senti a diferença na primeira noite. Sempre me deitava ao seu lado na cama até que dormisse. E sabia que havia dormido, quando ouvia seus roncos. Na primeira noite fiquei um tempão ao seu lado e nada. Estranhei. Estava tão cansado. Achei que dormiria tão rápido. Quando resolvi olhar, percebi que já dormia profundamente, e não roncava absolutamente nada.


Quando voltou do centro cirúrgico

O passo seguinte à leitura foi a escrita. Nessa fase, ainda estava aficcionado por ferramentas. À noite, me pediu que no dia seguinte, quando fosse buscá-lo na escola, para irmos almoçar na casa de minha mãe, levasse seu martelo de brinquedo, para poder brincar lá. Eu falei que poderia esquecer. Ele resolveu o problema, escrevendo-me um lembrete. Foi o seu primeiro bilhete.


Traga o matelo (à esquerda é o desenho do martelo)

Nessa época, começou a se interessar por dinossauros e dragões. Lipe é do tipo 8 ou 80. Quando gosta de algo, só gosta daquilo, e se interessa, se aprofunda, aprende, enche nosso saco falando só daquele assunto. Sabia todas as espécies de dinossauros, se eram herbívoros ou carnívoros, em que período viveram, como foram extintos, tinha inúmeros brinquedos, dvd´s, livros.

No carro, só queria ouvir as músicas de Djavan: Se ("São Jorge por favor me empresta o dragão") e Eu Te Devoro ("fez a via láctea fez os dinossauros").




Foi pagem do segundo casamento: dos queridos amigos Bispo e Yndira.



No final do ano de 2006, fizemos uma viagem Camamu. A travessia de barco foi terrível. Ele, e todos nós, ficamos muito assustados. Parecia que o barco podia virar a qualquer momento. Chegando lá, o paraíso. Lindo demais. Ele aprendeu a andar de caiaque. Tudo de bom.





Em janeiro fizemos uma viagem a Aracajú, com a família de Samir: sua mãe, avó, seu irmão mais velho (dindo de Lipe) com a respectiva família. Ele curtiu um monte viajar com os primos. Mais ainda porque pôde visitar o Vale dos Dinossauros, no Parque Boa Luz.
Foi com 4 anos que ele se apaixonou pela primeira vez. A sortuda: uma carioca fofa, chamada Maria Eduarda, que morava na rua da vovó, e era sua colega de sala. Esse amor rendeu. Durou mais de um ano. Uma coisa linda. Ele queria dar presente do dia dos namorados, ela vinha passar a tarde em nossa casa, saíamos juntos (com seus pais também) em alguns finais de semana. Quando estava longe dela, ele falava que ia fazer e acontecer, quando chegava perto, sequer lhe dava um beijo no rosto de despedida, morto de vergonha que ficava. Ela, mais despachada, que vinha e dava o beijo de tchau, e ele ficava o resto do dia todo nas nuvens. Muito fofo!


A peça o Pequeno Príncipe veio se apresentar no TCA. Ganhei uns convites e o levei de novo para ver, junto com a "namorada" e o melhor amigo. Na saída, uma foto com Luana Piovani.



Fomos passar a semana santa na fazenda de uma tia minha e ele, fascinado por bichos como estava, acordou de madrugada, acompanhado da vovó e do papai, para poder ir tirar leite da vaca e ver os outros animais da fazenda.

A passagem do seu quinto ano de vida foi comemorada em alto estilo. Fizemos uma festinha na escola, saímos de lá direto para passar o final de semana em Sauípe, acompanhados da vovó, do vovô, da titia, do melhor amigo JP e seus pais, e, na volta, a festa para parentes e amigos num buffett infantil que adorei. O tema, é claro, foi dinossauros.

festa na escola

Sauípe





Fiz um livrinho resumindo sua vida nos primeiros 5 anos, que ficou na entrada do buffett para os convidados deixarem dedicatórias (foi esse livro que me ajudou a fazer esse resgate aqui no blog). Mandei fazer canetinhas de dinossauros para as pessoas escreverem e levarem como lembrança e bonequinhos reciclados com tampinhas e garrafas para a lembrança das crianças (junto com a dada pelo buffett).


Aos cinco anos, Lipe estava um exímio leitor. Tinha um raciocínio lógico perfeito. Identificava preços em cardápios, os planetas do sistema solar, quase todas as espécies de dinossauros, os cinco sentidos, números e cores em inglês, dentre tantas outras coisas...

feira de ciência na escola

pedalando no Dique

Um comentário:

MÃE DO GUI disse...

Eita como passa rápido hein Jana?
O Gui já ta cheio de traquinagem, tentandoo andar...Outro dia ele ficava no colo quetinho...

Parabéns pro Lipe

bjo jana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...