domingo, 24 de abril de 2011


Segundo Ano
01/05/03 a 30/04/04


É impressionante a quantidade de coisa que os bebês aprendem nos primeiros anos de vida. Como eles nos surpreendem... Como nos surpreendemos percebendo que conseguimos amá-los ainda mais que o dia anterior, a cada dia que passa...


Com um ano, Lipe media 78 cm e pesava 11,150 kg.

Ele começou a andar com 1 ano e 1 mês, antes, apenas arriscava uns passinhos. Logo depois de completar 1 ano, me proporcionou um dia das mães inesqecível, ao acordar chamando mamãe (igual a mastercard: não tem preço!)

Nos mudamos para o nosso próprio apê quando ele tinha 1 ano e 3 meses. Foi uma apreensão, porque não sabíamos como seria sua adaptação, já que estava acostumado a dormir no mesmo quarto que a gente e a viver rodeado de um monte de gente que não se cansava de fazer todas as suas vontades (os avós e todas as funcionárias do salão, que funciona quase como um anexo à casa da vovó). Mas sua adaptação foi super tranquila. Logo que nos mudamos já dormiu em seu quarto e curtiu cada detalhe do quartinho que preparamos para ele. No começo, íamos almoçar todos os dias na casa de minha mãe, o que foi sendo reduzido gradativamente para facilitar a adaptação de todos, principalmente da vovó que chorava diariamente como se estivéssemos nos mudando para o Japão (e olha que morávamos no mesmo bairro, numa distância que podia ser vencida facilmente a pé).

         

  
Lembro-me que quando ele tinha um pouco mais de um ano, estávamos no Iguatemi, e ele, preguiçoso como sempre, perturbava para ficar no meu colo. Do meu colo, avistou uma garotinha no chão. Prontamente pegou um brinquedo que tinha na mão, jogou no chão, e ficou se jogando no chão, com o pretexto de pegá-lo. Quando o coloquei no chão, pegou o brinquedo, deu para a menina, segurou sua mão e saiu andando. Quando parou, tascou-lhe um beijo na boca. A menina ficou irada, e lhe encheu de bofetadas. Ele voltou chorando, inconsolável. Eu louca para dar risada, tive me conter para consolá-lo. Primeira decepção amorosa.

Quando me mudei, penei um pouco para conseguir uma babá para cuidar dele, já que trabalhava o dia inteiro fora. Ainda bem que morava perto de mommy porque, durante cada adaptação de babá, o deixava com elas na casa de minha mãe para poder conseguir trabalhar mais tranquila. Logo depois encontrei uma pessoa maravilhosa, que cuidava dele com um carinho enorme, brincava como uma criança e ainda conseguia dar conta da casa. Ficou conosco um bom tempo. Foi um período de paz.

Nessa época começou a se interessar por livros e por televisão. O interesse pela TV começou quando começou a assistir a fita (ainda não tínhamos dvd´s) do seu primeiro aniversário. A partir daí começou a curtir Xuxa, Nemo, Pequena Sereira, e outros clássicos e filmes da Disney.

Fomos passar seu primeiro São João em Senhor do Bonfim (coisa que fazemos todos os anos, desde que eu e Samir começamos a namorar, em 1998, já que a família dele é de lá) e, a tiracolo minha família foi toda junto (pais, irmã e avó paterna), para não ficar longe do primeiro e, àquela época único, neto e sobrinho, por muito tempo. Um encontro de gerações.

4 gerações da família Mascarenhas

4 gerações da família Faneca

Demorou um pouco para falar, antes de entrar na escola falava apenas sílabas de palavras. Mas mostrava conhecer bichos, cores, personagens infantis, objetos, partes do corpo. Muito sabido!

Sinto que nessa época tínhamos mais opções de passeios a céu aberto, como ao Planeta Zoo (que fechou), ao zoológico, Parque de Pituaçú (que não era tão perigoso), Dique, Barra, Aeroclube (que ele curtiu tanto e se acabou...).




Antes de completar 2 anos, deixou de usar fralda durante o dia (só para o xixi) e passou a dormir na cama. Um rapazinho!

Começou a fazer natação numa academia próxima de casa com um professor maravilhoso.




Com 1 ano e 9 meses, fez sua primeira viagem de avião, para Recife. Samir foi fazer concurso para o Ministério Público, já que tinha decido tentar a carreira pública logo depois que comecei a trabalhar na Desenbahia (fechando seu escritório de advocacia e mantendo apenas dois contratos, que lhe pagavam um valor fixo), e fomos todos juntos, nós, meus pais e minha irmã, curtir um fim de semana diferente.

Na primeira noite, saimos para comer uns petiscos num barzinho chamado Boteco, que servia tira gostos a rodízio. Lipe deu um escândalo, dizendo que queria carninha, carninha..., coisa que nunca tinha feito antes. Passaram servindo bode no espeto, pegamos para ver se ele se aquietava e ele comeu "lambendo os beiços". Ficamos surpresos!

O carnaval desse ano foi mais light. Abandonamos o circuito carnavalesco da Barra e fomos curtir o bailinho do Aeroclube com seus primos, com fantasia, confete, serpentina, temperatura agradável e som numa altura audível. Ele amou!



Com 1 ano e 10 meses foi para a escola. Uma escola aconchegante, construtivista e próxima de casa. A adaptação foi maravilhosa! No começo, eu ficava lá o turno inteiro, à sua disposição; depois, ficava mais escondida, até que lhe dei o tchau, e ele me retribuiu com muita naturalidade.  Foi só entrar na escola que deslanchou a falar.

Com seu grande amigo, João Pedro.

Nesse ano, fiz duas festinhas para comemorar seus 2 anos: uma na escola para os coleguinhas, que acabou um pouco esvaziada por causa da chuva, e outra no prédio novo, para a família e os amigos.

Com dois anos, ele media 90,5cm e pesava 12,9kg. Conhecia os numeros de 1 a 10, mais de 20 nomes de animais e nomes de pessoas, gostava de livros e de brincar com blocos de montar, números de encaixe, teclado e animais em miniatura.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...