quarta-feira, 6 de abril de 2011

Retorno de Grandes Emoções

De volta a Salvador, tive a grata surpresa de passar por dois momentos de fortes emoções.


SURPRESA UM

Fui buscar Leti na escola (Samir tinha ido levá-la), no mesmo horário de sempre, e, quando abriram o portão, me deparei com um cartaz da campanha pela conscientização do autismo colado na parede da frente, acomapanhado de uma poesia, de um texto escrito pela professora de Leti e um chamado para se pensar a inclusão, partindo-se da premissa de que cada criança é especial.

A campanha da escola já tinha sido divulgada no respectivo blog, mas não imaginava que fossem dar um enfoque tão ostensivo.

Para ilustrar a campanha, em cima da porta de vidro, havia um cartaz onde estava escrito: ESPECIAL É SER CRIANÇA.

Escrevendo este post, e revivendo o momento, lágrimas voltam aos meus olhos, por sentir o acolhimento e compromisso que encontrei da escola onde matriculei minha filha, e por constatar que todo o peixe que me venderam quando fui conhecer a escola corresponde realmente à política ali praticada (Lembro-me que perguntei à coordenadora quando fui conhecer a escola, se eles trabalhavam com inclusão e ela, num tom muito natural, me respondeu: - Sim, claro! Inclusão de todos os alunos, porque cada um tem sua característica e necessidade especial, que demanda um trabalho inclusivo da escola, para atender a essa diversidade).

Infelizmente, essa não é a regra. É muito comum ouvir-se como resposta um simples: "- sim, a lei te assegura esse direito". Leia-se: "que jeito?"

Soube que na sexta feira, em que estava em Floripa, e Leti doentinha na casa dos meus pais, todos estavam de azul, improvisaram uma luz azul, as atividades foram feitas em papel azul...

De emocionar essa entrega...

A poesia:
Crianças são como borboletas ao vento…
Algumas voam rápido…
Algumas voam pausadamente, mas todas voam do seu melhor jeito…
Cada uma é diferente,
Cada uma é linda
E cada uma é especial.”
Príncipe Poeta
(Alexandre Lemos – APAE)

O texto:
Quando li esta poesia tão singela, fiquei emocionada!
Ela representa exatamente como a equipe da Gira Girou acolhe todas as crianças.
Para expressar essa nossa visão, convido a todos que fazem parte desta comunidade e acredita na ideia de que cada criança é especial.
No dia ! de abril vamos vestir azul abraçando esta causa e assim mostrar ao mundo que exercitamos a inclusão.
Nossa responsabilidade será de conhecer, investigar, se aproximar deste tema tocante a toda a humanidade.

Somos todos pétalas de uma única flor.
Somos todos crianças num mesmo jardim.
Somos todos adultos em construção.
Somos todos humanos em constante transformação.

Professora Camila - Ciclo I Matutino.

Eu visto esta idéia!
E você?
Podemos nutrir os mesmos sentimentos, usar a mesma cor, gostar dos mesmos sabores, acreditar nos mesmos valores…
Somos todos IGUAIS E DIFERENTES!

As fotos:





SURPRESA DOIS

À noite, depois de dormir até mais tarde para compensar a chegada no meio da madrugada, de pegar Leti na escola e levar ao médico, de levar Lipe ao inglês e de levar Leti à TO, esperava em casa a visita dos meus pais, da minha irmã e da minha amiga-irmã Érika, que vinham me dar um beijo, já que não tinham me visto no meu aniversário.

Esperei tanto, que quase dormi junto com Leti em minha cama, mas, ante uma insistência incomum de Samir, fui tomar um banho para esperar a galera.

E nada dessa galera chegar.

Até que o interfone toca e Carol, uma amiga muito especial que mora no mesmo prédio que eu,  pede, contando um história mirabolante,que eu desça ao seu apartamento, porque seu filho caçula tinha dormido, e ela queria muito me dar um abraço e um bolo que tinha feito para mim. Até aí, nada demais. Nossas casas são quase extensão uma da outra.

Só estranhei porque Lipe e Samir estavam muito arrumados para quem simplesmente ia receber a família em casa. E por um outro pequeno detalhe. Enquanto eu esperava o elevador com Lipe, percebi que Samir me observava do olho mágico (a porta tem uma parte de vidro, que refletiu o corpo de Samir ali parado). Dei um tchauzinho em direção ao olho mágico e ele abriu a porta todo sem graça. Perguntou o que Carol tinha me dito, quando eu disse que ia me dar um bolo, falou que ia junto.

Cheguei à casa de Carol e estava tudo calmo, como de costume.

Quando a porta foi aberta, fui surpreendida por meus queridos amigos, com sorrisos de orelha a orelha, batendo parabéns para mim, e vestidos de azul. Dá para imaginar a emoção?????

Espero que dê, porque não consigo descrever.

Disseram que, acolhendo a sugestão de Brida, estavam organizando a festinha desde fevereiro, quando souberam que eu não estaria aqui no dia 02.

Nossa!!! Foi tudo de bom estar, em plena segunda feira, com meus pais, minha irmã e a maioria dos meus amigos mais queridos, conversando amenidades, comendo minha torta preferida (Brownie com sequilhos da Doces Sonhos), meu pãozinho preferido (da Belle´s), e comemorando, com um pequeno atraso, a passagem do meu aniversário (coisa que adoro fazer).

O melhor de tudo é que nunca tinha tido uma festa surpresa antes. Foi uma sensação maravilhosa! Tanto que custei a dormir quando voltei para casa...

Para completar a surpresa, fizeram um fotolivro para mim, com algumas fotos e mensagens de aniversário, que foi exposto no computador, ao som de uma música que adoro.

Ali algumas pessoas que não estavam presentes, como Lú, Sami, Tuca e Flávia, se fizeram presentes através das mensagens carinhosas que me escreveram (Ivana também mandou uma, mas não chegou a tempo para impressão. Me encaminharam o email depois).

Uma outra coisa que me sensibilizou foi que o porteiro do meu prédio, que normalmente trabalha como garçom nas festinhas que fazem aqui para ganhar uma grana extra, se ofereceu para trabalhar de graça, quando soube que iriam comemorar o meu aniversário.

Essas coisas, definitivamente, me fazem muito feliz.



Olha como eu estava "mulambenta"



Azul, de todos os tons, para alegrar o meu dia.


Voltei para casa para colocar meu vestido azul

Maridos de amigas, que são amigos de verdade.

Vendo o fotolivro idealizado por Minha Dinha...

... na companhia de pessoas queridas

A poesia (para o seu marido, cordel) que Carol me escreveu:

Não sei se consigo falar
Sem me emocionar
Dessa verdadeira amizade
Que tive a sorte de cultivar

Minha amiga querida
Minha irmã do coração
Quem diria que das farras do prédio
Brotaria tão intensa relação

Tudo é tão perfeito
Nos amamos mutamente
Até minha filha, vejam só!
Já arranjou um pretendente!

Neste seu aniversário
Quero te dar o meu melhor presente
Te dizer, minha amiga,
Conte comigo para sempre!

5 comentários:

Renata disse...

E eu me emocionei aqui lendo esse post. Vc tem esse carinho todo porque vc merece! SImples assim.

Achei o máximo a atitude da escola, me comoveu!

Um beijo enorme, Re

MÃE DO GUI disse...

SEMPRE que venho aqui é pra me emocionar...
LINDO:
O Post
O gesto das amigas e amigos
O jeito que vc veste a camisa pela sua causa
lINDA vc!!!

Janaína sou sua fã!!!

Bjo jana

Mariana - viciados em colo disse...

aaahhh, me botou pra chorar!
oh, jana, você merece sim essas alegrias e este carinho! estamos na mesma cidade e espero um dia te conhecer!
beijoca

Luiza Coelho disse...

claro que chorei né? Esse é o verdadeiro sentido da amizade! Que bom que você tem amigos lindos e engajados em te fazer feliz! Você merece pois é uma pessoa linda! Parabéns pelo niver e pelo dia a dia com os seus!
Muitos anos de vida, saúde e amor!
beijos e beijos

Camila Barreto disse...

Jana que bom que você ficou feliz com nossa pequena homenagem!
Eu também estou muito feliz em ter a oportunidade de ter conhecido você e poder contribuir com o desenvolvimento e felicidade da nossa querida Letícia, um presente Divino que nos ensina a cada instante como vivenciar o verdadeiro amor.
Beijos e felicidades..
Sucesso nesta viagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...