sexta-feira, 29 de abril de 2011



Sétimo e Oitavo Ano
De 01/04/08 a 30/04/10


Grandes mudanças aconteceram na vida de Lipe, em seu sétimo ano de vida.

A primeira foi a mudança de residência, que aconteceu no mês seguinte ao seu aniversário. Ele ficou tão empolgado com a casa nova, que não queria sair para nada: ir para a casa da avó era um suplício, festa de aniversário era motivo de bico. Seu programa predileto era convidar amigos para brincar na casa nova, ainda que quase sem móveis (dava para jogar futebol na sala rs).


Amou o quarto de dinossauro que montamos para ele. Fizemos um painel enorme de um vale de dinossauros e colocamos na cabeceira de sua cama; eu, ele, o pai e tio Felipe pintamos quadros de dinossauros que decoraram a parede lateral; pintei três porta lápis de dinossauros para sua escrivaninha e os milhões de dinossauros de brinquedo que ele tinha foram cuidadosamente arrumados em suas prateleiras. O quarto ficou lindo!!!

Um mês após a mudança, Leti nasceu. Lipe deixou de ser o reizinho do pedaço, para dividir a atenção dos pais, dos avós, dos tios e de todos outros com a pequena princesa que acabara de chegar. Compramos um brinquedo e dissemos a ele que ela tinha trazido ao nascer. Apesar da história ser meio inverossímel, ele não questionou e pareceu acreditar.

Embora não tenha demonstrado ciúme, vez por outra, quando alguém estava com Leti, ele, sutilmente, se enfiava no meio, para desviar o foco da irmã. Mas, na maioria das vezes, não economizava elogios para a irmãzinha: diz que é linda, que é a princesa da casa, que é a mais mais do pedaço.

Pati, mãe de João Pedro, seu melhor amigo, foi super importante nessa fase; deu um suporte providencial, preenchendo alguns dos dias em que eu estava cansadíssima para poder lhe dar atenção.

Teve uma professora maravilhosa na alfabetização que, por todo o ano, esteve engajada em ajudá-lo a resolver seus problemas através do diálogo e a amenizar sua timidez. Sua atuação fez a diferença no desempenho de Lipe nesse ano, ele esteve menos inibido, mais falante, até com sua "namorada" estava mais saidinho... Na apresentação do Casamento na Roça, na festa de São João, o personagem que representou foi o que teve mais texto e ele, além de falar o texto todinho, foi super espontâneo e ainda imprimiu um toque de comédia às falas. Me emocionou.

Começou a se interessar por jogos no celular e no computador.

Não assiste mais Discovery Kids, agora curte Jetix e Cartoon (Dinossauro Rei, Padrinhos Mágicos, Yng Yang Yo, Pucca...)

Começou a aprender a jogar xadrez.

Pela primeira vez, se interessou pelo processo eleitoral, e ficou indignado com a Vitória de João Henrique nas eleições municipais.

Começou a acessar o youtube, para procurar videos de Max Steel.

Começaram os preparativos para a mudança de escola. Fomos para a entrevista, ele ficou fazendo uma dinâmica com outras crianças e, no final do ano, fiz um churrasco de despedida em casa. Convidei os colegas de sala e os que já haviam saído, a professora atual e todas as anteriores, a coordenadora pedagógica, as funcionárias... Preparei um video com fotos de todo o período em que estudou na escola antiga e exibi no dia, comprei um monte de bóias para as crianças usarem na piscina... Infelizmente, o final de semana foi chuvoso e muitas crianças faltaram. Mas mesmo assim, valeu à pena. A ideia era promover um evento para fechar um ciclo em sua vida, e acho que o objetivo foi alcançado. No fim do dia, quando assistia ao video, percebi seus olhos marejados de emoção. Eu e Samir também nos emocionamos muito e ficamos com o coração apertado. Foram cinco anos de convívio diário com praticamente as mesmas crianças, parte importante da nossa vida que estava ficando para trás. Mas o ser humano se adapta a tudo.

Fizemos um cruzeiro com a família, que foi até Buenos Aires. Lipe amou! Por conta da viagem, acabou faltando os primeiros dias de aula da escola nova, o que me preocupou sobremaneira. Mas, para minha felicidade, não teve nenhum problema de adaptação à turma. Pelo contrário. Se adaptou super rápido, e logo estava inserido na panelinha da bagunça.

Comemoramos seu sétimo aniversário num buffett infantil, numa festa pequena apenas, praticamente, para os coleguinhas da escola e do prédio e para o núcleo familiar próximo.

Os problemas escolares tomaram uma proporção maior. Andava disperso, brincando muito, desinteressado pelas aulas e pelas atividades, o que, por outro lado, em momento algum, chegou a comprometer suas notas que sempre foram excelentes. Falava-se na escola que ele era muito imaturo.

Descobriu-se um exímio desenhista. Retratava com riqueza de detalhes os brinquedos que curte. E tem demonstrado prazer no exercício dessa arte para a qual tem tanto talento.

Foi pagem do casamento da sua tia-dinda.



Como planejava contar a verdadeira história do papai noel no ano seguinte, fiz com ele uma brincadeira que meus pais tinham feito comigo quando era criança e que tinha me deixado muito feliz: comprei um monte de presentes e disse que papai noel tinha esquecido o saco de presentes e seu quarto. Ele ficou extasiado, amou!

Tem acompanhado nossa maratona de terapias com Leti e, de vez em quando, pergunta o por quê de tudo isso. Respondemos o que lhe pode ser compreensível. Ele fica meio frustrado por Leti não corresponder ao carinho que ele lhe dedica.

Sua festa de 8 anos foi linda! A mais bonita que teve até hoje. O "Feito por Nós" (grupo composto por mim, minha irmã, minha amiga irmã Érika e os respectivos) trabalhou arduamente para preparar o convite, guloseimas personalizadas, montar a exposição de arte dele... Ficou tudo lindo!




guloseimas do Feito por Nós

convite e folder da exposição, entregue aos convidados na chegada

Exposição de arte, no espaço reservado para as brincadeiras


Obs.: editado para incluir algumas fotos.

3 comentários:

Carolina disse...

Amiga, você nem mencionou o trabalho imenso que tive para confeccionar aquele cone com balas!!!! Amo vocês. Parabéns, Lipe!!!

Um beijo de Tia Carol

MÃE DO GUI disse...

LINDO o jeito como vc contou o setimo ano dele, a riqueza de detalhes...Ui, eu não sei se vou conseguir lembrar de tanto detalhe assim, tomara que eu consiga!

ADOREI!!!

Bjo jana

Luiza Coelho disse...

Uau, me emocionei... Lipe está crescendo e mudando seus interesses e é natural que comecem as bagunças na escola, rs
Que bomque sempre se divertem em famíliae são unidos e carinhosos entre si. Tô louca pra ver as fotos do niver... bom, desejo muitos anos de vida, amor e paciência e que Lipe te ajude muito com a irmãzinha e sei que no fundo ele vai descobrir um jeito de sentir o amor dela! :)
Adoro seu blog e fico muito feliz com seus relatos. beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...